A Copa São Paulo de Futebol Júnior ou Olimpíada Nacional de Clubes, também conhecida como Copinha, é uma competição de futebol masculino no Brasil. É organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e inclui clubes de todo o Brasil e, até 2013, também clubes de outros países.

A competição foi originalmente chamada de Copa São Paulo Juvenil, categoria cujo nome e limite de idade foram alterados para Juniores e 20 anos em 1981, e organizado pela Prefeitura de São Paulo não pela FPF. Em 1987 o então prefeito Jânio Quadros decidiu não pagar a Copa São Paulo, que não aconteceu naquele ano.

Jogado desde 1969, o torneio sempre acontece no início do ano e por isso a final é disputada no dia 25 de janeiro (aniversário da cidade de São Paulo). Até 1970 a competição só aceitava clubes do estado de São Paulo, mas a partir de 1971 a competição passou a aceitar clubes de todo o Brasil. Desde então a Copinha, como foi apelidada a competição, tem sido vista com grande interesse pela imprensa, torcedores, empresários e clubes, pois é vista como a principal oportunidade de descobrir o futuro craque do futebol brasileiro.

De 1993 a 1997, a FPF convidou equipes estrangeiras para participar da competição: Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai), Cerro Porteño (Paraguai), Nagoya Grampus Eight e Yomiuri Verdy (ambos do Japão), além também das seleções do Japão e da China. Os primeiros clubes estrangeiros a entrar na competição foram Providencia (México) em 1980, Vélez Sársfield (Argentina) em 1981 e 1982 e Bayern de Munique (Alemanha) em 1985. Como todos falharam nos estágios iniciais a organização da Copinha abandonou a ideia, mas em 2010 uma nova equipe estrangeira foi convidada a participar do conflito: o Al Hilal da Arábia Saudita e em 2013 o Kashiwa Reysol do Japão, graças ao patrocínio, entrou na competição e foi o primeiro time estrangeiro a passar da fase inicial.

A partir da edição de 2010, a Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora do evento, regulamenta a competição admitindo equipes formadas por atletas do sub-18 e ela foi rebatizada Copa São Paulo de Futebol Sub-18. Embora o nome da competição no site da FPF não tenha sido mudado, ele foi posteriormente publicado sob a nova nomenclatura, sendo assim, amplamente divulgado pela mídia, inclusive pelos programas de televisão aberto e fechado e na edição de 2013 a competição volta a ser Sub-20.

 

 

Lucas Barboza, para Vida Destra, 19/01/2022.                                                                Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Acompanhe me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments