Vida Destra

Informação é Poder!

Noticias

Após adiamento, satélite brasileiro NanoSatC-Br2 é colocado em órbita

Lançamento bem-sucedido ocorreu na madrugada de segunda-feira (22) no Cazaquistão com transmissão ao vivo pelas redes sociais do MCTI e pela TV Brasil

 

Após um adiamento por questões técnicas de segurança, o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br2 foi lançado com sucesso na madrugada da segunda-feira (22), a bordo do foguete russo Soyuz-2. O equipamento, de 1,72 quilograma, foi colocado em sua órbita nominal após a decolagem a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O equipamento brasileiro agora se encontra em órbita baixa terrestre (LEO) para, entre outros objetivos, estudar e monitorar em tempo real os distúrbios observados na magnetosfera terrestre, a intensidade do campo geomagnético e a precipitação de partículas energéticas sobre o território brasileiro.

O lançamento estava previsto para o sábado (20), mas uma anomalia foi detectada no módulo “Fregat”, um dos estágios superiores do veículo Soyuz responsável pela inserção da carga útil em órbita, nos minutos finais antes do lançamento, quando são feitas as últimas checagens de equipamento. Decidiu-se, portanto, pelo adiamento para que os sistemas passassem por uma nova revisão.

 

*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento.

Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *