A Bridgestone anuncia a demissão de 600 de seus 3.400 funcionários da fábrica em Santo André (SP) e o fim da produção de pneus para carros de passeio. A partir do final do ano, o complexo irá concentrar apenas a produção de pneus para caminhões, tratores e veículos off-road.
Com o corte, a fábrica de Santo André vai operar com 2,8 mil funcionários. A produção da linha Bridgestone para carros de passeio será transferida para Camaçari (BA), onde a marca fabrica pneus para caminhonetes e SUVs.
ABC em declínio
O ABC Paulista é reconhecido desde os anos de 1950 por sua indústria automobilística, mas enfrenta um período difícil desde 2019. Naquele ano, a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo, onde eram produzidos caminhões e o hatch Fiesta.
Em abril de 2022, a Toyota encerrou as operações de sua fábrica em São Bernardo, a primeira da marca fora do Japão. Nenhum carro era produzido na instalação, que mantinha apenas ocupações administrativas que foram incorporadas por outras fábricas da marca no interior de São Paulo.
Meses depois, em setembro de 2022, a Mercedes-Benz implementou um programa de demissão voluntária na fábrica de caminhões em São Bernardo. Cerca de 1,5 mil funcionários aderiram.
Além dessas unidades, o ABC Paulista também tem fábricas da Volkswagen e da Scania em São Bernardo do Campo e da Chevrolet em São Caetano do Sul – sem contar os inúmeros fornecedores, como a Bridgestone e a Pirelli, que instalaram unidades na região.
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento
*Com informações do Auto Esporte
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!