Os momentos de crise servem para revelar muitas facetas do ser humano. Servem tanto para revelar o bom caráter e o altruísmo de algumas pessoas, enquanto revela o mau caratismo, o oportunismo e o egoísmo de outras. Esta pandemia de Covid-19 está servindo para arrancar as máscaras de muitos hipócritas, principalmente entre os jornalistas e políticos. Na classe política vou além, pois mais que desmascarar hipócritas, revelando seu mau caratismo e oportunismo, também revela a total falta de aptidão para o exercício de cargos públicos. Dentro do quadro atual de crise que o país atravessa, não é difícil identificar políticos que se encaixam nesses quesitos. E um desses políticos inaptos, oportunistas e de mau caráter é Wilson Witzel, governador do estado do Rio de Janeiro,

Witzel já vinha demonstrando a sua incompetência há tempos, praticamente desde o momento que tomou posse. Totalmente desconhecido, angariou votos entre a população ao anunciar apoio ao então candidato Jair Bolsonaro, aproveitando a popularidade deste para ganhar a confiança dos eleitores, que nunca tinham ouvido falar nele, já que nunca havia se candidatado a nada antes. Sua primeira experiência política foi justamente se candidatar ao cargo de governador de um estado problemático, corroído por anos de corrupção, e altamente aparelhado, em todas as esferas. Comandar tal estado, é tarefa para um verdadeiro estadista e, desde o primeiro dia, Witzel deixou claro que não tem ideia de como funciona a estrutura do estado, e que não tem condições de gerenciar um estado com problemas desta magnitude!

Desde o início de seu mandato, Witzel deu sinais de uma megalomania incompatível com o perfil desejado de alguém que exerce um cargo no Poder Executivo. Iniciou com a ideia de confeccionar uma faixa governamental, para ser transmitida a ele pelo então governador em exercício, Francisco Dorneles, para na sequência aparecer em fotos em grupos em redes sociais usando uma réplica da faixa presidencial. Nem bem começou a exercer o cargo de governador e, mesmo sem nenhuma experiência, já começou a sonhar com a presidência da república, ao ponto de romper publicamente com o presidente Jair Bolsonaro, e passando a ser tratado como traidor por seus eleitores.

Witzel não conseguiu sequer garantir que a capital fluminense tivesse água potável nas torneiras! Não conseguiu diminuir o sucateamento da rede estadual de saúde, e só houve diminuição nos índices de violência por causa da intervenção federal ocorrida na área da segurança pública e devido às medidas adotadas pelo Ministério da Justiça, que tiveram efeitos positivos em todo o país!

Mas esta crise mostrou quem é Wilson Witzel, de fato! É um megalômano desequilibrado, que, a despeito de sua formação em Direito, desconhece os limites legais impostos às atribuições de governador de Estado. Suas atitudes e decisões nos mostram claramente que ele se imagina como alguém acima da lei, como se nós estivéssemos na Idade Média, com os estados sendo feudos e ele sendo o senhor absoluto!

Em nome de uma suposta resposta à pandemia, atropelou as medidas do governo federal, e impôs medidas restritivas, que desrespeitam atribuições federais, como por exemplo, a suspensão de voos e o fechamento e interrupção de transportes intermunicipais, o que só poderia ser feito pela Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) respectivamente. Passou por cima dos direitos básicos das pessoas, garantidos na Constituição Federal, impedindo a circulação de pessoas e as atividades produtivas. Colocou a polícia na rua, e temos visto através das redes sociais vários vídeos denunciando a truculência com que os cidadãos estão sendo tratados, em nome da saúde pública! O próprio Witzel chegou a dizer que estava dando uma ordem para que as pessoas ficassem em casa! Quem esse imbecil metido a estadista pensa que é para dar este tipo de ordem? Mandou diminuir o número de trens e ônibus em circulação, o que causou um abarrotamento, quando o ideal é diminuir a aglomeração de pessoas!

Os direitos de ir e vir, de associação e reunião, estão garantidos na Constituição Federal, e restrições devido a pandemia até podem ser adotadas, guardados os requisitos legais presentes na Lei 13.979/20, que foi aprovada para que medidas EXCEPCIONAIS fossem adotadas para combate à pandemia. Porém, tal lei não aboliu de forma alguma os direitos fundamentais do cidadão. Portanto os governos, neste momento, não podem impedir ninguém de sair de casa ou de circular pelas cidades. Neste momento tudo o que os governadores podem fazer é RECOMENDAR às pessoas que permaneçam em casa. Não podem ordenar isto!

Como não sou advogado, não quero entrar nos detalhes legais das medidas autoritárias adotadas por Witzel. Como um cidadão comum, sou perfeitamente capaz de enxergar os absurdos das medidas ditatoriais adotadas por este governador, bem como por outros! Nunca tínhamos testemunhado o fechamento das famosas praias cariocas com grades! As coisas chegaram a este ponto!

O que mais me causa indignação contra estas medidas autoritárias, que tanto sofrimento tem causado ao povo, principalmente aos mais humildes, é o fato de tudo isso ser feito e ninguém fazer nada para impedir! Até eu que sou um cidadão comum sei que tenho direitos que não podem ser solapados assim! Onde estão todos? Ministério Público? Políticos? Juristas e Advogados? Será que todos vamos continuar sentados e de braços cruzados, assistindo a esta escalada autoritária? Onde estão aqueles que temiam que Bolsonaro implantasse uma ditadura no Brasil? Vale lembrar aqui que a mídia histérica está do lado deste ditadorzinho, endossando todas estas medidas inconstitucionais, em nome da segurança das pessoas!

Witzel tem que cair! Assim como todos os governadores, prefeitos e outros políticos que não respeitam a Constituição e não pensam duas vezes antes de passar por cima do povo. E não vamos nos iludir, achando que tudo isto está sendo feito em benefício do povo, por que não está! Já ficou mais que claro que o objetivo por trás de tudo o que está sendo feito é político, com muitos visando as urnas agora em 2020 e outros em 2022!

Chega de aventureiros, oportunistas, e outros incompetentes que só enxergam na política um meio para o aproveitamento pessoal! Precisamos de gente séria para conduzir os estados e municípios, de forma que nós, cidadãos e eleitores, possamos finalmente ver as nossas vidas melhorarem! Pessoas como Wilson Witzel não tem a menor capacidade para nos garantir dias melhores! Melhor que seja afastado, antes que sua megalomania solape ainda mais a liberdade dos fluminenses!

Sander Souza, para Vida Destra, 7/4/2.020.

Sigam-me no Twitter! Vamos debater o assunto! @srsjoejp

Sander Souza
Acompanhe me
Últimos posts por Sander Souza (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Wilmont Jaber
Wilmont Jaber
1 mês atrás

Maravilhosa matéria! Como morador do Rio, endosso todas as suas palavras. Sou do grupo de risco, portanto só saio qdo absolutamente necessário, mas o povo precisa viver, trabalhar, produzir. E este governador tem que enxergar o seu lugar e descer do trono imaginário que só ele vê.

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Wilmont Jaber
1 mês atrás

Obrigado por ler e comentar!
Isso porque deixei vários episódios fora do texto!
Esses políticos precisam aprender que existem regras para se exercer a política! Existem leis! Eles não são todo-poderosos!

ELIANA MARA DIAS NAPOLI
ELIANA MARA DIAS NAPOLI
1 mês atrás

As vesperas de meus 70 anos (que era para ser uma festa muito legal), trancada em casa, tenho ficado muito irritada, nao com o isolamento, mas com o roubo de nossa Liberdade. Só falta eles roubarem tambem a nossa Alma, pois o resto ja foi, e o governo que eu Amo e tudo fiz para eleger parece que “morreu”…..

Gogol
Reply to  ELIANA MARA DIAS NAPOLI
1 mês atrás

Olá, Eliana, o nosso presidente está mais vivo do que nunca, mas precisamos esperar esta pandemia passar. Todo cuidado é pouco. Depois que esta tempestade passar, os pecadores terão que pagar pelos seus erros. E nós não podemos esquecer. Até lá, vida longa ao nosso presidente!

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  ELIANA MARA DIAS NAPOLI
1 mês atrás

Muito obrigado por ler e comentar!
Como cristão, creio que as almas que foram entregues a Cristo não poderão ser roubadas, felizmente! Graças a Deus!
Precisamos deixar claro aos políticos que existem Leis que regem a forma como eles devem trabalhar! O Estado não é terra sem lei!
Espero que ainda haja tempo para que as coisas melhorem e você possa comemorar seu aniversário em melhores condições! Deus te abençoe!

Gogol
1 mês atrás

Olá, amigo Sander, o que vejo nesse cenário é que psicopatas alcançaram o poder em várias esferas e estão cada mais insanos. Vamos ver até onde vai toda essa loucura. Abraço!

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Gogol
1 mês atrás

Obrigado, meu amigo!
Espero que essa loucura toda seja punida com todo o rigor da Lei!
Chega de absurdos!
Abraço e que Deus te abençoe!