Nesta série de artigos, sempre publicados às quintas-feiras, analisaremos a obra: Como ser um conservador, do filósofo e escritor inglês Roger Vernon Scruton, que faleceu em 12 de Janeiro de 2020. Acesse o sumário neste link, não se esqueça de colocar o mesmo nos seus favoritos. Lembrando que os títulos e subtítulos podem não ser iguais aos existentes no livro. Sem mais delongas, aproveitem!
A sociedade e a justiça social
Pare e pense como funciona a nossa sociedade atual. Criminosos e corruptos não têm o mesmo tratamento que os cidadãos de bem e cumpridores da lei. Pessoas idosas, frágeis e com deficiências não são tradadas da mesma maneira que pessoas com corpo sadio.
Neste momento, o leitor deve se perguntar, por qual motivo o artigo começou dessa forma. Simples, os socialistas acreditam que o conceito de igualdade deve ser aplicado à sociedade, e quando as pessoas obtém os benefícios concedidos, essa igualdade deveria mostrar-se no modo como as pessoas são tratadas. Esse tratamento igualitário é controverso, e quando os socialistas e suas ramificações estão no poder, mostram na prática a hipocrisia.
Os defensores do socialismo acreditam que conseguem assegurar para os cidadãos oportunidades iguais e vida plena, existindo ou não uma chance disso ser realizado.
Quando as pessoas decidem arruinar as suas chances, cometendo crimes, praticando corrupção ou de alguma forma arruinando a vida de outras pessoas, em tese, deveriam sofrer as consequências. Em todos os países os socialistas estão aplicando e se infiltrando em todos os setores e aplicando de forma errônea o conceito ou doutrina de “justiça social”.
Mesmo não sendo coerente, mas como se dirige aos sentimentos que compartilhamentos, a ideia de justiça social não se refere a algo danoso ou prejudicial, mas sim, de uma injustiça quando pessoas honestas e corretas começam a vida de uma forma desfavorável e não conseguem atingir os resultados e benefícios de pertencer à sociedade, por causa das limitações dos seus próprios esforços. Então perceba que os socialistas até nessa questão, se apoderaram e transformaram em algo danoso.
É importante saber, que o processo político herdado nas democracias ocidentais, defende a cidadania, que depende de uma primeira pessoa do plural viável. Nenhuma primeira pessoa do plural pode surgir de uma sociedade dividida entre si.
Os antagonismos locais e as lutas de classes ofuscam a compreensão acerca de um destino comum.
Compre: Como ser conservador, clicando abaixo e ajude a Revista Vida Destra.
Nunes, para Vida Destra, 06/05/2021
Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra
Gratidão por esse trabalho maravilhoso.
Agradeço a leitura e participação.