Nesta série de artigos, sempre publicados às quintas-feiras, analisaremos a obra: Como ser um conservador, do filósofo e escritor inglês Roger Vernon Scruton, que faleceu em 12 de Janeiro de 2020. Acesse o sumário neste link, não se esqueça de colocar o mesmo nos seus favoritos. Lembrando que os títulos e subtítulos podem não ser iguais aos existentes no livro. Sem mais delongas, aproveitem!

 

 

Tradições e Conhecimentos

Vimos anteriormente, que uma sociedade governada por um governo centralizado, está fadada ao caos. Uma sociedade consegue se desenvolver cada vez mais quando suas tradições são mantidas e desenvolvidas a partir da necessidade natural de nos relacionarmos. As tradições sociais são importantes formas de conhecimento, que contêm o histórico e vestígios de muitas tentativas de erros e acertos, conforme as pessoas tentam ajustar suas próprias condutas à das demais. São elas as soluções descobertas dos problemas de coordenação que surgem ao longo do tempo. As tradições caso sejam destruídas de forma negligente, eliminaremos as garantidas oferecidas de uma geração para uma posterior, ou seja, sua perpetuação.

Debater uma tradição, significa debater respostas que foram descobertas a partir de questões perpétuas. Essas respostas estão incorporadas, implícitas e compartilhadas nas práticas sociais, aqueles que as adotam não conseguem justificá-las. Algumas requerem sacrifício, como: a honra militar, o sentimento de presença à família, as formas de o currículo de ensino, as instituições de caridade e as regras de boas maneiras.
Convém lembrar que a tradição não é um conhecimento teórico acerca dos fatos e verdades; tampouco um conhecimento técnico comum.

Alguns conhecimentos exigem o domínio de situações e são adquiridos por imersão na sociedade e são aprendidas por osmose, como saber o que fazer na vida social, o que dizer, o que sentir, cumprir uma tarefa; a pessoa que não as adquiriu é corretamente qualificada como ignorante.

Os períodos do dia, a atribuição de tarefas na família, as rotinas de uma escola, de uma equipe ou tribunal, uma celebração religiosa, os pesos e as medidas utilizadas diariamente em uma empresa, as roupas que são utilizadas para algum compromisso social: tudo isso incorpora o conhecimento social tático, base esta, importante, sem a mesma, as nossas sociedades se desagregariam.

 

 

Compre: Como ser conservador, clicando abaixo e ajude a Revista Vida Destra.

 

Nunes, para Vida Destra, 24/12/2020
Vamos discutir o Tema. Sigam os perfis do Vida Destra no Twitter @vidadestra e o reserva @VidaDestra_Sup

Nunes
Acompanhe me
Últimos posts por Nunes (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments