• Home
  • Notícias
  • Esportes
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Vida Destra
  • Home
  • Sobre
  • Editorial
  • Colunas
    • Espaço Aberto
    • Conexão Japão
    • Pensando Alto
    • Desnudando o Mercado
    • Ex Positis
    • Últimos Artigos
  • Notícias
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Copa do Brasil
    • Libertadores
    • Opinião de Um Palmeirense!
    • Um Flamenguista até Morrer!
    • Coração Colorado
    • Leste Inferior
    • Notícias de Esportes
    • Editoriais e Artigos
    • Copa do Mundo 2022
  • Boletim
  • Podcast
  • Contato
No Result
View All Result
  • Home
  • Sobre
  • Editorial
  • Colunas
    • Espaço Aberto
    • Conexão Japão
    • Pensando Alto
    • Desnudando o Mercado
    • Ex Positis
    • Últimos Artigos
  • Notícias
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Copa do Brasil
    • Libertadores
    • Opinião de Um Palmeirense!
    • Um Flamenguista até Morrer!
    • Coração Colorado
    • Leste Inferior
    • Notícias de Esportes
    • Editoriais e Artigos
    • Copa do Mundo 2022
  • Boletim
  • Podcast
  • Contato
No Result
View All Result
Vida Destra
No Result
View All Result
Home Editorial Vida Destra

Imprensa que mente, manipula e desinforma não pode ser chamada de imprensa

Vida Destra by Vida Destra
17 de outubro de 2021
in Editorial Vida Destra
0
Governo Bolsonaro, esforços e resultados
Share on FacebookShare on Twitter
6

A escancarada militância promovida por diversos jornalistas e órgãos da velha imprensa, que tentam a todo custo fazer com que as pessoas acreditem em suas narrativas, ganhou mais um capítulo na última sexta-feira, 15 de outubro de 2021. Nesta data, a revista IstoÉ publicou a sua edição de número 2700, que traz na capa uma montagem com a foto do presidente Jair Bolsonaro, caracterizado como o ditador nazista Adolf Hitler, sobre a frase “As práticas abomináveis do Mercador da Morte”.

A reportagem de capa da revista se esforça para trazer informações que corroborem o relatório final da CPI da Pandemia, já vazado para a Rede Globo, no qual o relator senador Renan Calheiros, tentará imputar 11 crimes ao Presidente da República, incluindo o de genocídio. A associação da imagem do Presidente Bolsonaro ao ditador nazista não se limita à revista, já que a própria CPI já se comparou ao Tribunal de Nuremberg, que foi o órgão responsável pelo julgamento dos criminosos de guerra nazistas. Na ocasião, tal comparação gerou inúmeros protestos, inclusive por parte de entidades israelitas.

Comparar o Presidente Bolsonaro com os criminosos de guerra nazistas é um absurdo por vários motivos. Primeiro, porque há um evidente exagero quando da divulgação de falas do Presidente, bem como uma evidente manipulação na maneira como certas informações são veiculadas. Acusar o Presidente de ser um genocida, é diminuir um crime tão grave, já que o Presidente Bolsonaro jamais decretou e implantou, ou mesmo incentivou, políticas públicas que levassem ao extermínio deliberado de um grupo social ou étnico. Por outro lado, será que podemos dizer o mesmo de governadores e prefeitos, que receberam do STF os poderes para adotar as medidas que julgassem cabíveis para enfrentar a pandemia, e que não impediram as mais de 600 mil mortes? E qual a responsabilidade do ministro da saúde que recomendou que as pessoas ficassem em casa até sentir falta de ar? Quantas vidas foram perdidas devido a esta recomendação? Isto ninguém se pergunta?

Da mesma forma, acusar o Presidente da prática de charlatanismo beira o ridículo, já que o presidente se referiu ao uso de medicamentos como alternativas para o tratamento precoce da covid-19, que ajudou muitas pessoas, conforme atestam muitos médicos que conduzem estudos sérios a respeito da eficácia destas drogas.

Porém, o Presidente jamais tornou obrigatório o uso destes medicamentos, e o Ministério da Saúde não os incluiu nos seus protocolos de combate à covid-19. O que o Presidente defendeu foi a liberdade para que os médicos que considerassem adequado o uso de tais fármacos, pudessem usá-los sem serem vítimas da patrulha ideológica que passou a perseguir os profissionais da medicina que não seguissem a cartilha imposta por políticos e jornalistas, que nada entendem de medicina.

Ninguém deve ter atentado ao fato que o Presidente não sairia falando a respeito destes medicamentos sem que algum médico que conhecesse as suas propriedades os tivesse indicado. E não há questão fechada sobre este assunto, na comunidade médica. Afirmar que há consenso médico ou científico, contra ou a favor do uso de qualquer medicamento no combate à covid-19, é uma mentira.

As tentativas da CPI da Pandemia e de revistas como a IstoÉ de imputar ao Presidente crimes cujas existências não podem ser efetivamente comprovadas, nada mais são que cortinas de fumaça que tem o objetivo de desviar as atenções das inúmeras denúncias de corrupção, de irregularidades, de abuso de autoridade e de descaso com a saúde pública que teriam sido cometidas, não pelo Presidente, mas por governadores e prefeitos, cujas ações não foram investigadas, as responsabilidades não foram apuradas e os culpados não foram punidos. A impunidade é um dos grandes objetivos desta narrativa política e midiática. O outro objetivo claro, é tirar o Presidente do cargo e, caso não seja possível, torná-lo inelegível para as eleições do ano que vem.

Por fim, estas frequentes comparações do Presidente da República com o ditador nazista são verdadeiros insultos à memória de todas as vítimas daquele regime nefasto. Os crimes cometidos durante o período nazista não possuem similares no Brasil atual. Comparar a CPI da Pandemia, apelidada de CPI do Circo dada a quantidade de trapalhadas e a falta de seriedade com o trato da verdade durante os trabalhos, com o Tribunal de Nuremberg, é uma afronta à seriedade e à importância histórica do trabalho realizado pelos integrantes daquele tribunal, que julgaram crimes reais, graves, fartamente documentados. Os integrantes do Tribunal de Nuremberg fizeram justiça a milhões de vítimas do regime nazista e trabalharam em nome da verdade, responsabilizando verdadeiros criminosos, e não construindo narrativas com o claro objetivo de obter vantagens políticas em um esquema de reconquista de poder.

Diante de mais este descalabro promovido pela imprensa, manifestamos o nosso mais profundo repúdio àqueles que se intitulam jornalistas, mas estão a serviço de um projeto de poder, que se aproveita de um momento difícil vivido por toda a sociedade, para obter vantagens. É um insulto à memória de cada vítima, e um tapa na cara de cada brasileiro que perdeu um ente querido para a covid-19.

Queremos que todos os crimes cometidos sejam devidamente investigados e os culpados julgados e punidos de acordo com o processo legal. Mas jamais concordaremos com práticas como as da revista mencionada ou dos integrantes da CPI da Pandemia, práticas estas que não ajudaram em nada na busca pela verdade e justiça, mas só serviram para desmoralizar ainda mais a imprensa e a classe política. Estas atitudes sim devem ser consideradas ataques à democracia e às instituições. O resto é apenas narrativa. E narrativas passam, tem o prazo de validade curto.

Já a verdade, esta sempre prevalece,  para sempre.

 

 

Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra 

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

  • Sobre
  • Últimos Posts
Vida Destra
Vida Destra
Vida Destra
Últimos posts por Vida Destra (exibir todos)
  • J.R. Guzzo: O jornalismo como resistência - 3 de agosto de 2025
  • Vida Destra Cinco Anos: a luta continua! - 3 de dezembro de 2023
  • Cem dias de desgoverno - 26 de março de 2023
Subscribe
Notify of
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Vida Destra Esportes

Enquetes Vida Destra

Leitores On Line

PIX

Pix Pix
Vida Destra

© 2018-2025 Vida Destra Todos os direitos reservados!

[email protected]

  • Home
  • Notícias
  • Esportes

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Advertise
  • Boletim
  • Conexão Japão
  • Contact Us
  • Contato
  • Desnudando o Mercado
  • Editorial Vida Destra
  • Espaço Aberto
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo 2022
    • Coração Colorado
    • Editoriais e Artigos
    • Leste Inferior
    • Libertadores
    • Notícias de Esportes
    • Opinião de Um Palmeirense!
    • Um Flamenguista até Morrer!
  • Ex Positis
  • Home
  • Home
  • LunesPay
  • Newsletter
  • Notícias
  • Pensando Alto
  • Podcast
  • Política de Privacidade
  • Seja Apoiador
  • Sobre
  • Últimos Artigos
  • Vida Destra

© 2018-2025 Vida Destra Todos os direitos reservados!

wpDiscuz