Vivemos na era da informação. Nas últimas décadas, o desenvolvimento humano e tecnológico proporcionou o aumento exponencial da quantidade de informações que estão disponíveis às pessoas. E o avanço das tecnologias de comunicação leva as informações a um número cada vez maior de pessoas, numa velocidade inimaginável há apenas alguns anos atrás. Muitos fatos podem ser testemunhados ao vivo, graças à tecnologia que permite que qualquer pessoa possa fazer uma transmissão de vídeo. Hoje só fica desinformado quem quer. Mas a abundância de informações disponíveis provocou a queda da qualidade destas informações, além do problema que enfrentamos hoje com pessoas e empresas que criam e divulgam informações falsas de forma proposital.
Nosso povo precisa de conhecimento. Mas a abundância de informações disponíveis vêm causando dois sérios problemas àqueles que buscam conhecimento! O primeiro problema, é que muitas pessoas confundem informação com conhecimento e consomem informação de forma ávida, acreditando estarem, desta forma, adquirindo conhecimento, o que não é verdade!
Embora o conhecimento surja da análise e do devido processamento de informações adquiridas, seja através da vivência e experiências diárias, seja através de livros e estudos, o simples acúmulo de informações, por si só, não nos traz conhecimento. Atualmente as redes sociais nos oferecem diversos perfis e canais de pessoas que nos fornecem informação, mas são poucos os que de fato nos trazem conhecimento. O processo da aquisição do conhecimento requer tratar as informações que recebemos com análises, questionamentos, comparações, etc, necessitando de raciocínio lógico e de uso da massa encefálica para que possamos chegar ao conhecimento desejado. Portanto, assistir a vídeos de jornalistas em canais do YouTube, por exemplo, pode nos fornecer informação, mas não necessariamente fornecer conhecimento, pois alguém terá feito o trabalho intelectual por nós! Muitos destes jornalistas nos brindam com suas opiniões acerca de fatos, que são fruto do seu próprio trabalho intelectual e estas informações podem nos ser muito úteis! Porém, estas informações só gerarão conhecimento se forem expostas ao nosso processo de análise intelectual individual! Infelizmente muitas pessoas tomam estas opiniões como verdades, e sequer as questionam!
Se o trabalho intelectual de análise de informações é essencial para que possamos adquirir conhecimento, a qualidade das informações que recebemos também interferirá no conhecimento que poderemos adquirir a partir deles! E aqui está o segundo problema que enfrentamos hoje! Somos bombardeados por uma quantidade absurda de informações, muitas delas sem valor nenhum, e algumas até falsas, o que prejudica enormemente nosso processo intelectual. Não adianta usarmos a nossa inteligência para analisar informações rasas, que não agregarão nada ao nosso conhecimento! Será apenas perda de tempo! E já que nossa experiência e conhecimento acumulados são usados na análise de novas informações, para aquisição de novos conhecimentos, quanto mais rasos forem os nossos conhecimentos acumulados, mais rasas serão as nossas análises acerca das informações que nos cercam, formando um círculo vicioso! Logo, informações pobres levam a um conhecimento raso, que por sua vez gerará uma análise medíocre das novas informações, gerando um novo conhecimento pífio! Este círculo vicioso intelectual é o que mantém muitas pessoas presas a narrativas equivocadas e que permite que muitas sejam enganadas por ideologias falidas! Notem que me refiro a pessoas que têm acesso à informação! Creio ser este o motivo de muitas pessoas, embora informadas, ainda consigam acreditar nas mais mirabolantes teorias, e também o motivo de muitos governos se preocuparem tanto com a informação que as pessoas recebem! É por isso que as ditaduras se preocupam tanto em censurar os meios de informação, permitindo circular apenas as informações que irão alimentar a narrativa oficial e manter as pessoas neste círculo vicioso intelectual, numa verdadeira prisão mental!
Portanto, precisamos buscar conhecimento, pois é o conhecimento que nos permitirá analisar de forma eficaz as informações que nos chegam diariamente, permitindo-nos reconhecer as mentiras, as meias verdades e toda sorte de manipulações a que somos submetidos! O conhecimento liberta e protege a nossa liberdade! Precisamos buscar conhecimento, para reconhecer as estratégias dos adversários e para que possamos traçar o nosso próprio plano de ação, enquanto militantes de direita! E a melhor maneira de fazermos isso é através dos livros! Através deles somos intelectualmente estimulados, com muitos autores sendo pródigos em nos fornecer questionamentos que, devidamente analisados, nos levarão a um grande conhecimento! Aqui também a qualidade do material a ser lido é importantíssimo! E para ficarmos num livro de fácil acesso a todos, sempre recomendo a leitura da Bíblia! Ela nos agrega intelectualmente e espiritualmente! Nós, conservadores, precisamos mais que nunca adquirir conhecimentos na Bíblia, colocando-os em prática e defendendo-os dos ataques diários vindos dos esquerdistas e globalistas!
Amigos leitores, vamos buscar conhecimento! Mas que o busquemos com sabedoria! Não sejamos apenas um monte de informações ambulantes, mas que possamos nos tornar fontes de conhecimento! Nosso crescimento intelectual influenciará nos rumos das nossas vidas e também influenciará nos rumos do nosso país. Um país bem sucedido e próspero é formado por pessoas bem sucedidas e prósperas, e isto só é possível através da aquisição de conhecimento por parte de todas as pessoas! O conhecimento adquirido e colocado em prática definirá o futuro do Brasil!
Sander (ConexãoJapão), para Vida Destra, 24/7/2020.
Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o que acontece no Brasil! @srsjoejp
Excelente e oportuno artigo. Sempre digo que conhecimento é informação decodificada que, quando aplicada, se torna saber. Parabéns!
Excelente artigo. Informação deve ser bem filtrada e transformada em conhecimento aplicável.