Isaac Herzog, ex-líder do Partido Trabalhista e dono de uma longa carreira política, foi eleito nesta quarta-feira como novo presidente de Israel, em uma votação no plenário do parlamento (Knesset) na qual derrotou a candidata Miriam Peretz.
Herzog, de 60 anos e que liderou a Agência Judaica nos últimos três anos, será o novo chefe de Estado, substituindo Reuven Rivlin, após receber o voto secreto de 87 deputados em uma câmara de 120 assentos, contra os 26 obtidos por Peretz.
A situação de Netanyahu
O centrista laico Yair Lapid, encarregado de formar um governo em Israel e líder do chamado “bloco de mudança”, pediu nesta segunda-feira (31) a criação de um novo Executivo unitário o mais rápido possível para tirar o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu do poder, enquanto mantém contatos com o ultranacionalista religioso Naftali Bennett e outros partidos.
“Podemos terminar isso na próxima semana. Em uma semana, o Estado de Israel pode estar em uma nova era com um primeiro-ministro diferente”, disse Lapid hoje em entrevista coletiva antes da reunião dos deputados de seu partido, o Yesh Atid, no parlamento.
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento.
Fonte: Agência EFE
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!