Ministros da corte estão nos EUA para participar de palestras
Por: Sander Souza (@srsjoejp) Editor Geral
As redes sociais estão repletas de vídeos feitos por brasileiros que estão em Nova Iorque, onde pessoas confrontam e hostilizam os ministros do Supremo Tribunal Federal que estão na cidade para participar de um ciclo de palestras organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), realizadas nesta segunda (14) e terça-feira (15).
Indignadas pela censura e pela repressão à liberdade de expressão protagonizadas pelo STF e pelo TSE, vários manifestantes gritaram palavras de ordem e abordaram os ministros, intimando-os com questionamentos duros acerca dos últimos acontecimentos relacionados às liberdades individuais no Brasil.
Diante dos acontecimentos, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, emitiu nota a respeito do episódio:
“Nota do STF sobre atos contra ministros em Nova Iorque
O Supremo Tribunal Federal repudia os ataques sofridos por ministros da Corte, em Nova Iorque. A democracia, fundada no pluralismo de ideias e opiniões, a legitimar o dissenso, mostra-se absolutamente incompatível com atos de intolerância e violência, inclusive moral, contra qualquer cidadão.
Ministra Rosa Weber
Presidente do Supremo Tribunal Federal”
O episódio ganhou repercussão na mídia estrangeira, na esteira de outras notícias envolvendo as eleições brasileiras e as medidas inconstitucionais e arbitrárias adotadas pelos ministros que, no Brasil, não andam nas ruas junto à população pois sabem que a reação seria muito pior que em Nova Iorque.
Os vídeos mostram que os brasileiros indignados em Nova Iorque deram voz a milhões de compatriotas que são censurados e até presos no Brasil pelo simples “crime” de dizer o que pensam.
A nota emitida pelo STF confirma que, segundo o entendimento da corte, a democracia brasileira não suporta questionamentos feitos de forma livre, ainda que de forma exaltada. Nos Estados Unidos, país onde ainda há verdadeira liberdade de expressão, os ministros puderam sentir na pele o que é viver numa verdadeira democracia, onde as leis funcionam e os juízes não extrapolam as suas atribuições constitucionais como ocorre no Brasil.
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!