Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Coritiba x Palmeiras – Brasileirão 2022

11ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, galera palestrina!

Seguimos firmes no Campeonato Brasileiro e iniciamos a 11ª rodada como líderes da competição e donos do melhor ataque e da melhor defesa! E hoje estamos em Curitiba, capital do Paraná, para enfrentar a equipe do Coritiba em partida que será realizada no estádio Couto Pereira. Há um tabu de 25 anos para ser quebrado hoje!

Vindo da vitória acachapante por 4xo sobre o Botafogo, o Verdão vem embalado por uma sequência de 16 jogos de invencibilidade em três competições diferentes: Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. Palmeiras e Coritiba já se enfrentaram 61 vezes e o Verdão leva vantagem no retrospecto geral: são 23 vitórias contra 21 do rival, além de 17 empates, 85 gols marcados e 77 gols sofridos.

O Maior Campeão do Brasil precisa de apenas mais uma vitória para igualar o retrospecto contra o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, as equipes mediram forças em 45 oportunidades, com 16 vitórias do Verdão, 17 do rival paranaense e 12 empates. Além disso, se marcar mais uma vez, o Palmeiras chegará ao seu 50° gol diante do Coritiba em duelos pelo Brasileiro.

Um dos confrontos entre as equipes marcou a conquista do título da Copa do Brasil de 2012. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0 (gols de Valdivia e Thiago Heleno), na Arena Barueri, o Verdão garantiu o troféu ao empatar por 1 a 1 (gol de Betinho) no Estádio Couto Pereira.

Preparação

O Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol na manhã de sexta-feira (10) para dar início à preparação para esta partida. Como é praxe os titulares da última partida permaneceram na parte interna do Centro de Excelência para atividades regenerativas, enquanto os demais foram a campo para trabalhos técnicos com a presença de jovens da categoria Sub-20.

Em recuperação de tendinopatia de calcâneo na perna direita, o lateral-direito Mayke iniciou o processo de transição física e atuou como “curinga” em parte do trabalho com o grupo no campo. Já o meio-campista Gabriel Menino segue afastado e em acompanhamento médico em recuperação de uma virose.

O jogador Vanderlan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras encerrou a sua preparação na manhã de ontem (sábado, 11/6) na Academia de Futebol, antes do embarque para Curitiba. No campo, após assistirem a um vídeo feito pela comissão técnica, os jogadores colocaram em prática uma atividade técnica em dimensões reduzidas e com poucos toques na bola por atleta. Assim como na sexta (10), o lateral-direito Mayke treinou com o grupo, mas foi submetido a uma carga menos intensa. Os jogadores mais desgastados pela sequência de partidas foram liberados mais cedo.

O jogador Marcos Rocha, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Pendurados: Marcos Rocha, Gabriel Menino, Zé Rafael e Vitor Castanheira (auxiliar técnico)
Suspenso: não há
Desfalques: Kuscevic (Seleção Chilena), Gustavo Gómez (Seleção Paraguaia), Mayke (transição física), Raphael Veiga (lesão na coxa direita), Gabriel Menino (virose) e Jailson (lesão no joelho direito)

Para esta partida é provável que seja escalada a mesma equipe que entrou em campo contra o Botafogo. Assim, deveremos ir a campo com o Weverton, fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Luan e Murilo na zaga; Zé Rafael, Danilo e Gustavo Scarpa no meio-campo; Gabriel Veron, Rony e Dudu na linha de ataque. O time deve ser organizado num provável esquema tático inicial 4-2-3-1 e Marcos Rocha deverá ser o nosso capitão.

*Pré Jogo concluído em 11/06 às 15:00.

**Escalação confirmada em 12/06 às 17:05.

Como previsto, o Professor Abel Ferreira repetiu a mesma escalação que atuou contra o Botafogo. É um time perfeitamente capaz de enfrentar e superar o Coritiba, colocando por terra o tabu que envolve os jogos dos dois times no Couto Pereira!

O Jogo

O Verdão não se intimidou com o frio de 12° que fazia na capital paranaense e iniciou a partida em ritmo acelerado. Já no primeiro minuto uma ótima oportunidade para o Verdão, com o Zé Rafael aproveitando sobra de bola na entrada da área e finalizando, com o zagueiro adversário travando a jogada e nos dando escanteio. Na sequência, bola cruzada na área e a defesa afastou, com o Veron ficando com a sobra de bola e finalizando mas com a bola passando por cima da meta!

Aos 6 minutos, Scarpa tentou ligação com Dudu na direita mas a defesa conseguiu cortar a jogada! No minuto seguinte, Scarpa dominou na intermediária e arriscou no canto mas o goleiro Rafael William foi buscar e conseguiu espalmar!

Logo em seguida, nosso ataque desceu novamente numa linda troca de passes com Marcos Rocha abrindo espaço pelo meio, e terminando com Dudu finalizando com um foguete defendido pelo goleiro do Coxa!

Seguimos pressionando o Coxa, que até chegou algumas vezes no nosso campo defensivo. Aos 22 minutos, escanteio cobrado com jogada ensaiada: chute curto de Scarpa para Marcos Rocha, que tentou uma tabela com Scarpa. O garoto do cubo mágico deixou a bola para Dudu que chegava livre e finalizou de fora da área no canto direito do gol do William! Placar aberto no Couto Pereira! Coxa 0x1 Porco!

Seguimos pressionando, jogando forte e com bom volume de jogo. Aos 28 minutos, nosso capitão Marcos Rocha pediu para ser substituído e o Gustavo Garcia entrou em seu lugar. Aos 32 minutos, Rony deu um inacreditável e perfeito passe de calcanhar para Dudu, que encheu o pé e quase ampliou o placar!

Com maior posse de bola, o Verdão seguia pressionando e querendo ampliar o placar e matar o jogo no primeiro tempo. Aos 37 minutos, Scarpa cobrou falta mas a bola ficou com o goleiro do Coxa!

Apenas dois minutos depois, nova chegada do nosso ataque ao campo defensivo do Coxa, com o Rony arriscando de fora da área mas mandando a bola longe do gol! O Verdão seguiu controlando a partida e após dois minutos de acréscimos, o primeiro tempo terminou no Couto Pereira! Coxa 0x1 Porco!

O Verdão voltou para a segunda etapa sem novas alterações no time. Ainda nos minutos iniciais do segundo tempo, uma confusão na torcida do Coxa levou à ação da polícia militar, que usou spray de pimenta nos torcedores. Tal ação da polícia afetou os jogadores em campo, e por isso o juiz Leandro Vuaden paralisou a partida por aproximadamente 6 minutos.

Após o reinício da partida, o Verdão seguiu no mesmo ritmo, pressionando o Coxa, que chegou com perigo ao nosso gol e com o Weverton fechando o nosso gol!. Logo em seguida, o Verdão partiu em contra-ataque com o Zé Rafael tocando para Veron pela esquerda. Veron cruzou rasteiro na área e Rony livre dá um tapa na bola e a manda para o canto esquerdo do gol de Rafael William! Placar ampliado no Couto Pereira! Coxa 0x2 Porco!

Aos 26 minutos, após entrada violenta em Rony, Thonny Anderson tomou cartão vermelho. O Verdão ficou com um homem a mais em campo. Com o bom resultado no placar o Verdão diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado e aos 35 minutos o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com o Navarro, Wesley e Fabinho entrando em substituição a Rony, Veron e Danilo.

No minuto seguinte, nossa última substituição com o Jorge entrando em substituição a Piquerez. O Palmeiras jogou apenas para passar o tempo, pois o Coxa com um homem a menos não oferecia grande perigo ao nosso gol. Aos 41 minutos, Dudu finalizou para o gol mas estava impedido no lance. Já nos acréscimos, aos 51 minutos, Scarpa recebeu e finalizou para o gol mas a arbitragem assinalou impedimento.

Após 10 minutos de acréscimos a partida terminou na gelada Curitiba! Tabu quebrado  após 25 anos sem vencermos no Couto Pereira! Placar final: Coritiba 0x2 Palmeiras.

Foi mais uma partida tranquila para o Verdão, que controlou a partida, teve bom volume de jogo e construiu muitas jogadas no ataque. Nossa defesa não teve dificuldade para repelir as poucas tentativas do ataque do Coxa. Apesar das poucas chances do ataque adversário, Weverton fez duas grandes defesas ao longo da partida.

Com este resultado, além de ter quebrado um tabu de 25 anos sem vencermos no Couto Pereira, também nos mantém na liderança do Brasileirão, agora com 22 pontos. Seguimos com o melhor ataque e com a melhor defesa da competição e ampliamos a nossa série invicta!

Viu, Rony? Quando você deixa de firula e faz o básico, você acerta o gol!! A dupla Dudu e Scarpa também trabalhou muito bem! Zé Rafael e Piquerez também tiveram boas atuações. Nossa zaga e nosso meio-campo atuaram bem e nem nos lembramos da ausência de Gómez e Veiga.

Bora aproveitar o restinho do domingo e comemorar mais uma boa vitória do Verdão!

Nosso próximo compromisso será na quinta-feira  (16/06) quando receberemos o Atlético-GO no Allianz Parque, em partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão.

Até lá e #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments