Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Atlético-GO – Brasileirão 2022

12ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, amigos alviverdes!

O nosso Palmeiras segue firme na liderança do Campeonato Brasileiro e hoje receberá a equipe do Atlético-GO no Allianz Parque para partida válida pela 12ª rodada da competição, com o objetivo de conquistar mais três pontos e se manter na liderança.

Vindo da vitória por 2×0 sobre o Coritiba no último domingo (12), o Verdão fará a sua última partida em casa neste mês de junho, e deverá contar com casa cheia mais uma vez. Voltaremos a jogar em casa novamente no dia 2 de julho, quando receberemos o Athletico-PR no Allianz Parque.

O Palmeiras ostenta a maior série invicta do Campeonato Brasileiro (dez jogos, ao lado do Internacional), a melhor defesa (cinco gols sofridos) e o melhor ataque (19 gols marcados), além de somar 17 jogos de invencibilidade na temporada. Está ainda há seis rodadas sem sofrer gols pelo torneio nacional, terceira maior sequência da história do clube (ao lado da registrada em 2018 e atrás apenas da de 1978, com sete, e 1973, com dez). Ou seja, se ficar mais um embate intransponível, alcançará a segunda maior série sem ser vazado da história do clube na competição.

Em relação ao Atlético-GO, o Palmeiras é superior no retrospecto geral (18 jogos, dez vitórias, dois empates e seis derrotas) e ostenta uma invencibilidade de oito partidas diante do Dragão, com sete vitórias e um empate. Esta é a maior série invicta da história do confronto.

Preparação

Após o confronto contra o Coritiba no domingo (12), nosso elenco se reapresentou na Academia de Futebol na manhã de terça-feira (14). Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos em Curitiba realizaram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais foram a campo para dois trabalhos técnicos em campo reduzido, de passes e posse de bola – a principal novidade foi o capitão Gustavo Gómez, que se juntou ao restante do elenco após retornar na segunda-feira (13) de amistosos com a Seleção do Paraguai.

O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O nosso elenco prosseguiu com a preparação na Academia de Futebol nesta quarta-feira (15). O Professor Abel Ferreira e sua comissão comandaram atividades técnico-táticas. Inicialmente, os jogadores formaram dois times em campo reduzido e ensaiaram aspectos do jogo como compactação, balanço e marcação, entre outros. Na sequência, os setores ofensivo e defensivo fizeram trabalhos específicos de cada posição em lados separados do gramado.

Em recuperação de mialgia na coxa direita, o lateral-direito Marcos Rocha permaneceu na parte interna do Centro de Excelência – assim como o lateral-esquerdo Jorge, em recuperação de um trauma no joelho direito. Raphael Veiga segue em tratamento de lesão na coxa direita e fez atividades na parte interna e no campo acompanhado de membros do Núcleo de Saúde e Performance.

O jogador Joaquín Piquerez, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Pendurados*: Marcos Rocha, Gabriel Menino, Zé Rafael e Vitor Castanheira (auxiliar técnico)
*o cartão amarelo registrado equivocadamente para o atacante Dudu na súmula do jogo contra o Flamengo, pela quarta rodada, foi retificado pela CBF nesta quarta-feira (15) porque, na verdade, o atleta advertido foi o atacante Rony
Suspenso: não há
Desfalques: Kuscevic (Seleção Chilena), Raphael Veiga (lesão na coxa direita), Marcos Rocha (mialgia na coxa direita), Jorge (trauma no joelho direito) e Jailson (lesão no joelho direito)

Para esta partida, o Palmeiras poderá ir a campo com esta provável escalação, em um possível esquema tático inicial 4-2-3-1: Weverton fechando o nosso gol; Gabriel Garcia na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Luan na zaga; Zé Rafael, Danilo e Gustavo Scarpa no meio-campo; Gabriel Veron, Dudu e Rony na linha de ataque.

*Pré-jogo concluído em 15/06 às 22:30.

16/06/2022 – 17:00: Confirmada a escalação do Palmeiras, diferente daquela que era esperada: Weverton; Piquerez, Murilo, Luan, Gustavo Gómez; Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Danilo; Rony, Dudu e Gabriel Veron. Com a ausência de Marcos Rocha na lateral direita, Luan deve atuar pela direita e a formação tática inicial deve ser a 4-3-3. Muitos especulavam sobre qual seria a escolha do Professor Abel Ferreira em relação à zaga com a volta de Gómez, se a dupla seria Gómez/Luan ou Gómez/Murilo. Estarão os três em campo!

O Jogo

Eu esperava que o palmeiras fosse entrar em campo com aquele ritmo acelerado para definir rapidamente a partida. Mas o ritmo apresentado pelo Verdão no início da partida não foi exatamente o que eu esperava. E eu imaginava que o Dragão fosse entrar em campo retrancado, tentando impedir de todas as maneiras um gol palmeirense. Mas também não foi o que aconteceu, com o Atlético-GO chegando a propor o jogo e a jogar muitas vezes de igual para igual.

Tivemos uma boa oportunidade aos 5 minutos com o Scarpa avançando pela direita e cruzando para o Rony, que desviou para fora! Pouco depois, aos 7 minutos, Piquerez partiu pela esquerda e chutou cruzado com o goleiro Ronaldo defendendo. Em seguida foi a vez do Scarpa levar perigo quando partiu pelo meio e chutou forte a gol.

Aos 10 minutos, Danilo arriscou de fora da área mas mandou a bola por cima do gol. Seguimos tentando construir jogadas de ataque mas esbarrando na defesa adversária e nas tentativas do Dragão de chegar ao nosso gol. Aos 21 minutos, boa oportunidade com o Danilo, que recebeu de Rony mas finalizou por cima da meta!

Seguimos num jogo relativamente equilibrado, parecendo que o Verdão estava com o freio de mão puxado! Aos 26 minutos, Zé Rafael cruzou na área e Gómez desviou de cabeça com o Ronaldo fazendo a defesa!

Aos 28 minutos, numa sequência de erros bizarros Luan acabou abrindo o placar no Allianz Parque com um gol contra. Porco 0x1 Dragão!

O gol contra pareceu acordar o time, que passou a jogar mais, buscando claramente reverter a vantagem adversária. E aos 41 minutos Luan fez um lançamento perfeito para Veron, que cruzou na área para o trem Zé Rafael marcar e igualar o placar no Allianz Parque! Porco 1×1 Dragão!

A partir daí o que aconteceu foi inacreditável! Nem tínhamos terminado de comemorar o gol de empate e aos 43 minutos Gómez marcou o gol da virada! Porco 2×1 Dragão!

No minuto seguinte, 44 minutos, Scarpa ampliou o placar, levando a nossa torcida ao delírio no Allianz Parque! Porco 3×1 Dragão!

E já nos acréscimos, aos 48 minutos, o xerifão Gustavo Gómez ampliou ainda mais o placar no Allianz Parque, fechando uma incrível sequência de 4 gols em apenas 7 minutos! Fim do primeiro tempo: Palmeiras 4×1 Atlético-GO.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Com o placar favorável, reduzimos um pouco o ritmo. Aos 14 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Wesley, Breno Lopes e Atuesta entrando em substituição a Dudu, Veron e Scarpa.

Aos 16 minutos Wesley tocou para Breno Lopes marcar o seu mas o árbitro assinalou impedimento. Já aos 25 minutos, nossas últimas substituições com a entrada de Mayke e Gabriel Menino em substituição a Luan e Danilo.

Aos 33 minutos, o Dragão conseguiu diminuir a diferença: Porco 4×2 Dragão.

Pouco depois, aos 37 minutos, Gabriel Menino arriscou de longe e na sobra do lance Breno Lopes quase marcou! Seguimos buscando ampliar ainda mais o placar e já aos 47 minutos Wesley recebeu na esquerda e chutou colocado, quase ampliando o placar! Após 4 minutos de acréscimos, a partida terminou com mais uma vitória avassaladora do Verdão! Placar final no Allianz Parque: Palmeiras 4×2 Atlético-GO.

Gols de Zé Rafael, Scarpa e Gómez (2).

Tenho que confessar aqui que queimei minha língua legal no jogo de hoje! Eu estava reclamando que o Palmeiras não tinha entrado em campo, perguntando onde estava o meu Palmeiras e a resposta veio do jeito que nós todos vimos! Tooooooma!!

Sobre a partida, o início foi bizarro e realmente parecia que o time estava com o freio de mão puxado, jogando num ritmo muito abaixo do normal. De repente, parece que todo o time se ligou no 220v saiu jogando feito um rolo compressor!

Apesar da inovação de não atuar com um lateral direito de função, deu pra ver que Luan, e muito mais o Gómez, atuaram relativamente bem neste esquema tático. Piquerez fez boa partida novamente, assim como Veron, Scarpa, Dudu e Zé Rafael. Quem jogou abaixo do normal foi o Danilo.

Mas o que importa é que conquistamos mais três pontos e nos consolidamos na liderança do Brasileirão, agora com 25 pontos e com saldo de 16 gols! Temos três pontos de vantagem e saldo de 10 gols de diferença em relação ao segundo colocado! Nós ainda somos os detentores do melhor ataque da melhor defesa da competição e aumentamos a nossa sequência invicta!

Agora é nos preparar para o próximo confronto, que será na segunda-feira (20) contra os Trikas no Morumbi, pela 13ª rodada do Brasileirão!

Até lá e #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments