Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Internacional – Brasileirão 2022

19ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, galera palestrina!

Ainda focados no Campeonato Brasileiro, chegamos à ultima partida do primeiro turno da competição nacional. Hoje receberemos o Internacional no Allianz Parque para partida válida pela 19ª rodada.

Vindo da vitória por 1×0 sobre o América-MG em partida válida pela 18ª rodada, realizada em Belo Horizonte na última quinta-feira (21), o Verdão já é campeão simbólico do primeiro turno, com 36 pontos, e não pode mais ser alcançado mesmo que sofra uma derrota na partida de hoje. Temos a chance de abrir boa vantagem sobre o segundo colocado e iniciar o segundo turno com tranquilidade, até pensando nos jogos das quartas de final da Libertadores que ocorrem no início do mês que vem.

O Palmeiras jamais perdeu para o Internacional no Allianz Parque. Desde a inauguração da arena em 2014, foram oito jogos, com seis vitórias e dois empates, além de dez gols marcados e quatro gols sofridos. Apenas pelo Brasileiro, são cinco partidas, com três triunfos, dois resultados iguais, cinco gols marcados e dois gols sofridos. Já no retrospecto geral a vantagem é do Colorado: foram 86 jogos no total, com 26 vitórias para o Verdão, 24 empates e 36 vitórias coloradas.

Preparação

Depois de ter enfrentado o América-MG na quinta-feira (21), o elenco alviverde retornou de Belo Horizonte na madrugada e se reapresentou na Academia de Futebol na manhã de sexta-feira (22) para dar início à preparação para esta partida.

Como é praxe na reapresentação, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o Coelho fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. O restante foi a campo e, sob o comando da comissão do Professor Abel Ferreira, participou de atividades técnicas e de aprimoramento de fundamentos.

Desfalque do último duelo por um trauma no joelho direito, o lateral-esquerdo Jorge treinou normalmente com o grupo. O atacante Rafael Navarro começou a transição física e o lateral-esquerdo Piquerez fez movimentações leves com bola em separado. Jailson e Rony cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance.

O goleiro Marcelo Lomba e o jogador Flaco López (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

A preparação foi finalizada na manhã de sábado (23) na Academia de Futebol. O Professor Abel Ferreira e sua comissão comandaram uma atividade de aprimoramento de cruzamentos, jogadas de profundidade e finalizações. Na parte final, os atletas participaram ainda de um trabalho técnico em dimensões reduzidas.

O lateral-esquerdo Jorge treinou normalmente, ao passo que o atacante Rafael Navarro deu sequência ao processo de transição. O lateral-esquerdo Piquerez novamente treinou em separado e Jailson e Rony cumpriram cronograma na parte interna.

Os jogadores Joaquín Piquerez e Rafael Navarro (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para esta partida o Professor Abel Ferreira poderá colocar em campo um time praticamente igual ao que entrou em campo contra o Coelho, com uma provável alteração na lateral esquerda devido ao retorno de Jorge e a possível liberação de Piquerez. E pode haver uma inversão na linha de ataque, com o Flaco López entrando no primeiro tempo e Merentiel na segunda etapa.

Desta forma a provável escalação do Verdão será: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Danilo, Raphael Veiga e Zé Rafael no meio campo. Gustavo Scarpa, Merentiel e Dudu na linha de ataque.

*Pré Jogo concluído em 24/7/2022 às 13:25

*Escalação confirmada às 15:00

Escalação confirmada: Weverton; Marcos Rocha, Vanderlan, Murilo e Gustavo Gómez; Danilo, Raphael Veiga e Zé Rafael; Gustavo Scarpa, Flaco López e Dudu. Esquema tático inicial 4-2-3-1.

Apesar do Colorado ser um adversário difícil, ele vem a campo com desfalques de edevemos aproveitar a vantagem de jogar em casa, com apoio da torcida, e vencer o jogo mas não será uma partida fácil.

O Jogo

O jogo começou com ambos os times em alta rotação, buscando espaços para o ataque. Rapidamente o Porco começou a se sobressair e a ter maior posse de bola, com o jogo rolando predominantemente no campo de ataque do Verdão.

Já aos 3 minutos Scarpa fez lançamento para o Dudu na ponta esquerda, que driblou Mercado, invadiu a área e finalizou com um chute cruzado mas que não acertou a meta. Poucos instantes depois Vanderlan alçou a bola à meia-altura na área obrigando a defesa colorada a mergulhar para afastar o perigo!

Aos 7 minutos, Scarpa recebeu pela direita, limpou para o meio e finalizou com chute cruzado à meia-altura. Porém o chute foi forte demais e ninguém chegou na bola, que ficou com o goleiro Daniel.

Aos 8 minutos, Scarpa recebeu pela direita e foi parado com uma falta. Na cobrança, Scarpa chutou muito forte e a bola foi direto pra fora!

Mantendo a pressão sobre o Colorado, aos 10 minutos Danilo rolou a bola para Scarpa, que cruzou na área fazendo a defesa subir para afastar. Aos 13 minutos nova cobrança de falta batida por Scarpa, com o goleiro Daniel conseguindo fazer o encaixe!

Aos 17 minutos Dudu driblou pela esquerda e tocou para o meio, nosso xerife aproveitou a oportunidade e mandou a bola pro fundo do gol, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1×0 Colorado!

Após o gol, o Verdão não diminuiu o ritmo de jogo e seguiu com maior posse de bola e dominando a criação de jogadas. O Colorado tentava explorar as poucas oportunidades que surgiam, sem êxito.

Aos 28 minutos, Scarpa cobrou escanteio na área e Flaco López disputou com o goleiro e quase marcou o seu! Ainda na mesma pegada, aos 35 minutos Zé Rafael desarmou Edenilson e lançou para Dudu em profundidade pela esquerda,  que finalizou com um chute cruzado que foi pra fora!

Aos 41 minutos Scarpa cobrou falta fora da área, a bola foi com efeito e quicou, obrigando o goleiro Daniel a fazer a defesa espalmando para o meio, onde Murilo aproveitou o rebote e mandou a bola pro fundo da rede. O árbitro de campo deu o gol mas após ser chamado pelo VAR o gol foi anulado por impedimento. Um impedimento questionável, por sinal.

Após 2 minutos de acréscimos, terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 1×0 Internacional.

Foi um primeiro tempo intenso, com o Palmeiras dominando o jogo (60% de posse de bola), desarmando e dando poucas oportunidades para o Colorado. O ataque do time gaúcho ficou isolado, não conseguindo construir jogadas nem explorando contra-ataques, tendo apenas 2 finalizações a gol (contra 6 do Verdão). O Verdão sobrou em campo nos primeiros 45 minutos. Destaque para as atuações de Scarpa (pela direita), Dudu (pela esquerda) e Vanderlan.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Iniciamos com o mesmo ritmo do primeiro tempo. Aos 8 minutos Scarpa tentou um drible em Thauan e a jogada terminou em escanteio para o Verdão. Na cobrança a defesa colorada conseguiu afastar a bola.

Pouco depois, aos 11 minutos, Zé Rafael recebeu de Dudu pela esquerda e cruzou na área, com a defesa adversária conseguindo afastar. Aos 14 minutos o Colorado chegou no ataque com o Alemão, pela esquerda, tocando no meio para Fabrício, que frente a frente com Weverton finalizou com um chute cruzado, com uma defesa espetacular do nosso paredão!

Aos 21 minutos o Verdão levou perigo em jogada de Flaco López para Dudu, que finalizou chutando colocado. Dois minutos depois, escanteio para o Verdão, com o Scarpa cobrando e o Zé Rafael desviando e mandando no travessão!

Aos 24 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com o Wesley e o Gabriel Menino entrando em substituição ao Dudu e ao Raphael Veiga. Achei correta a substituição de Veiga, que ainda não está 100% recuperado da lesão e da covid-19, apresentando um desempenho bem abaixo do que costumava apresentar. Já no caso de Dudu, eu teria deixado ele mais tempo em campo, pois ele estava atuando muito bem, como há muito tempo não atuava.

Dez minutos depois, nova substituição, com o Merentiel entrando em substituição a Flaco López.

O Colorado conseguiu chegar ao empate aos 36 minutos: Alemão recebeu de Edenilson na meia-lua, ajeitou e finalizou no ângulo direito de Weverton. Porco 1×1 Colorado.

Seis minutos depois, aos 42, Wesley rolou a bola na esquerda para Vanderlan, que cruzou no meio da área onde Gabriel Menino estava livre para finalizar de primeira e colocar o Porco novamente na frente! Placar ampliado no Allianz Parque: Porco 2×1 Colorado!

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas últimas substituições, com o Luan e o Breno Lopes entrando em substituição a Danilo e Gustavo Scarpa.

Após 4 minutos de acréscimos, terminou o jogo no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 2×1 Internacional.

Mais três pontos garantidos e chegamos ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro com a nossa liderança consolidada!

Foi um bom jogo, melhor do que eu esperava. Fizemos um primeiro tempo impecável, onde dominamos o jogo, ditamos o ritmo e criamos a maioria das jogadas de ataque. Já no segundo tempo, embora o time tenha iniciado com o mesmo ritmo, aos poucos os sinais de cansaço de alguns jogadores começaram a aparecer, como no caso do Veiga. Isto influenciou no desempenho geral da equipe. Como já mencionei, eu preferia que Dudu tivesse permanecido em campo por mais tempo, para aproveitar o bom desempenho dele. Porém, há a questão das lesões rondando o nosso elenco e talvez o Professor tenha preferido tirar ele mais cedo para não correr riscos. O jogo contra o Galo está próximo.

Após as substituições o ritmo do Verdão diminuiu e o Colorado cresceu no jogo, mas sem ameaçar o Verdão. Infelizmente vários dos nossos jogadores reservas não conseguem entrar em campo e manter o mesmo ritmo dos titulares. Falta físico e falta técnica para eles. Felizmente dessa vez conseguimos desempatar e vencer o jogo.

Destaco as atuações do Scarpa, que vem fazendo uma boa sequência de jogos; do Dudu, que jogou muito bem hoje, talvez por conta da presença de Flaco López, que mesmo sem ter muitas chances de finalização, soube se impor e se posicionar em campo, atraindo a marcação e dando opções para o ataque, fazendo com que o Dudu atuasse com mais liberdade; e Vanderlan, que na sua segunda partida como titular certamente garantiu seu lugar como segundo na lateral esquerda, desbancando Jorge. Ele teve boa atuação e participou das jogadas que resultaram nos dois gols alviverdes, recebendo merecidamente o prêmio de Craque do Jogo!

Teremos a semana toda pela frente para que o nosso elenco possa descansar e treinar sem a pressão do calendário. Nosso próximo compromisso será no sábado (30), quando iremos a Fortaleza para enfrentar a equipe do Ceará no Castelão, em partida válida pela 20ª rodada, a primeira do segundo turno do Brasileirão!

Até lá e #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments