Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Athletico-PR – Libertadores 2022

Semifinal – Jogo de Volta

 

Pré-Jogo

 

Dia de decisão!!!

Quando surge, amigos palmeirenses!

Como está o coração de vocês? A ansiedade deve estar a mil, não é mesmo?

Viramos a chave e hoje voltamos todas as nossas atenções para a partida de volta da semifinal da Libertadores. Para esta decisão receberemos no Allianz Parque a equipe do Athletico-PR.

O jogo de ida, realizado na Arena da Baixada na última terça-feira (30), terminou com vitória do Furacão por 1×0, o que dá ao time paranaense a vantagem do empate na partida de hoje, obrigando o Verdão a buscar uma vitória com no mínimo um gol de diferença. Se o Porco vencer por um gol de diferença, a vaga na final será definida nos pênaltis. Espero que não cheguemos a isso, pois acho que o meu coração (e o de muitos palmeirenses) não aguenta essa tensão!

Vindo do empate em 2×2 com o Red Bull Bragantino no último sábado (3) em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde a maioria dos jogadores titulares foram poupados, o Verdão entrará em campo sob forte pressão por conta dos resultados abaixo do esperado obtidos nas últimas partidas, além da própria desvantagem no placar agregado.

Campeão da Recopa 2022 em cima do Athletico-PR, nesta semifinal o Palmeiras enfrenta o rival paranaense pela primeira vez em Libertadores. Antes disso, os clubes já mediram forças cinco vezes em torneios eliminatórios, com quatro triunfos do Verdão. Desde a inauguração do Allianz Parque, em 2014, o Palmeiras jamais perdeu ou sofreu gols de times brasileiros atuando na arena pela Libertadores. No total, foram três jogos, com uma vitória, dois empates e três gols marcados.

Preparação

Após o empate com o Massa Bruta no sábado (3), o elenco alviverde se reapresentou na manhã de domingo (4) na Academia de Futebol para dar início à preparação para o duelo de hoje. Como sempre é feito, os titulares no jogo contra o Red Bull Bragantino fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência.

Os demais atletas fizeram um trabalho técnico-tático sob comando do Professor Abel Ferreira e com ênfase em marcação e transições, entre outros aspectos. Alguns jovens do grupo de apoio do Sub-20 também participaram do treino.

Os atletas da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

A preparação prosseguiu na manha de segunda-feira (5) na Academia de Futebol. Assim como no domingo (04), os trabalhos técnicos e táticos em campo reduzido tiveram ênfase em marcação e transições, entre outros aspectos, e alguns jovens do grupo de apoio do Sub-20 participaram das movimentações. Na parte final, os jogadores disputaram uma atividade recreativa.

Os atletas da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

Escalação

Pendurados: não há
Suspenso: Danilo (cartão vermelho)
Retorno de suspensão: Gustavo Scarpa (cartão vermelho)
Outros desfalques: Jailson (lesão no joelho direito) e Raphael Veiga (entorse no tornozelo direito)

Pensando nesta partida, o Professor Abel Ferreira poupou vários titulares no jogo contra o Red Bull Bragantino no último sábado pelo Brasileirão. Danilo ainda será um desfalque, pois estará cumprindo o segundo jogo de suspensão por conta de um cartão vermelho que recebeu no jogo contra o Atlético-MG pelas oitavas de final. Gustavo Scarpa, que esteve suspenso na partida de ida pelo mesmo motivo, já poderá ser relacionado para esta partida.

A grande dúvida em relação à escalação é em relação a Raphael Veiga, que sofreu uma entorse no tornozelo no jogo de ida e passou por intenso trabalho de recuperação com o pessoal do Núcleo de Saúde e Performance mas ainda não é certo que estará em condições de jogo.

Dessa forma, na minha opinião o time que poderá entrar em campo com o objetivo de reverter o resultado e garantir a nossa vaga na final da Libertadores seria: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Zé Rafael; Dudu, López e Rony.

*Pré-jogo concluído em 06/09/2022 às 18:00.

*Escalação confirmada às 20:30.

O Palmeiras entrará em campo contra o Athletico-PR com o seguinte time: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Gabriel Menino, Bruno Tabata e Zé Rafael no meio-campo; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu na linha de ataque. Esquema tático inicial 4-2-3-1.

Não é exatamente o que eu esperava mas se o time entrar em campo com vontade, raça e não cometer os erros grosseiros que cometeu em partidas recentes, tem plenas condições de fazer o placar necessário para que possamos passar paraa final.

Meu palpite é que venceremos por 2×0!

O Jogo

O jogo começou da maneira como se esperava, com o Furacão mais fechado dando oportunidades de jogo para o Verdão. E o Porco começou a primeira etapa em alta rotação, aproveitando os espaços dados pelo time paranaense para criar jogadas no ataque. Já aos dois minutos a pressão alviverde deu resultado! Zé Rafael carregou pela esquerda e tocou para o meio da área, onde Pedro Henrique desviou e acabando colocando a bola nos pés de Scarpa, que estava livre na frente do gol e finalizou abrindo o placar no Allianz Parque e acabando com a vantagem do Furacão! Porco 1×0 Furacão!

Com a vantagem adversária anulada, o jogo ficou aberto para ambas as equipes. O Verdão seguiu pressionando e aos 7 minutos tivemos uma boa oportunidade de ampliar o placar em uma cobrança de falta, com o Scarpa arriscando um chute direto mas mandando a bola por cima da meta!

Pouco depois, aos 16 minutos, Dudu partiu pela direita em velocidade, cortou para a esquerda e bateu colocado obrigando o goleiro Bento a fazer a defesa! O Verdão seguia pressionando o Furacão, buscando definir a partida ainda no primeiro tempo. Aos 25 minutos Bruno Tabata recebeu pela esquerda, curtou para o meio e finalizou obrigando Bento a fazer mais uma defesa!

Aos 36 minutos Marcos Rocha ganhou do adversário no ataque e tocou para o Rony finalizar obrigando o goleiro Bento a fazer nova defesa! A pressão alviverde obrigava Bento a fazer várias defesas!

Aos 40 minutos Dudu recebeu em velocidade, deixou para Tabata que avançou e finalizou levando muito perigo ao gol adversário! Apenas dois minutos depois Piquerez tentou sair em velocidade mas foi parado por Canobbio, que levou um cartão amarelo. No minuto seguinte Zé Rafael arriscou de longe tentando surpreender Bento mas o goleiro fez a defesa!

Aos 44 minutos Murilo levou um cartão amarelo por uma entrada violenta em Vítor Roque, que ficou no chão, paralisando a partida. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, o árbitro Estebán Ostojich foi chamado pelo VAR para analisar o lance envolvendo Murilo e Vítor por possível lance passível de expulsão direta. Após revisar o lance o árbitro retirou o cartão amarelo dado anteriormente e expulsou Murilo. Com isso terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 1×0 Athletico-PR.

Foi um primeiro tempo muito bom, com intensidade, deu gosto ver a superioridade palestrina em campo! O Verdão deu cinco chutes a gol contra zero do Furacão! Tudo parecia estar sob controle até o infeliz lance de Murilo em Vítor Roque. A meu ver um lance juvenil, absolutamente desnecessário.

Voltamos para a segunda etapa com um jogador a menos. O Professor Abel Ferreira fez  uma substituição ainda no intervalo de forma a reorganizar o time para atuar apenas com 10 homens. Bruno Tabata foi substituído por Luan, mostrando que o Professor buscou focar na nossa defesa esperando que o Furacão se tornasse mais ofensivo na segunda etapa.

Aos 9 minutos Marcos Rocha cobrou lateral para o Verdão com cucabol na área, dando a chance ao xerifão Gustavo Gómez desviar de cabeça e ampliar o placar no Allianz Parque! Porco 2×0 Furacão!

Com este placar, parecia que a nossa vaga na final da Libertadores estava assegurada! Parecia, mas não estava! Dez minutos depois, aos 19 minutos, Pablo diminuiu para o Furacão. Porco 2×1 Furacão.

Com este resultado a vaga na final seria decidida nos pênaltis. Mesmo com um a menos o Verdão seguiu buscando o resultado e aos 27 minutos tivemos uma boa oportunidade de ampliar o placar com o Dudu tocando para Gabriel Menino, que finalizou com um foguete, obrigando Bento a fazer grande defesa!

Aos 33 minutos o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Wesley e Mayke entrando em substituição a Rony e Marcos Rocha. Tudo caminhava para uma decisão nos pênaltis mas aos 40 minutos o Furacão chegou novamente ao nosso gol empatando a partida em 2×2.

Aos 44 minutos o Professor fez as nossas últimas substituições, com Atuesta e Merentiel entrando em substituição a Gabriel Menino e Piquerez. O Verdão se lançou no ataque de forma desesperada nos minutos finais da partida, buscando fazer um gol que levasse a decisão para os pênaltis e mantivesse a decisão em aberto. Porém, após 5 minutos de acréscimos, a partida terminou empatada em 2×2 dando assim a primeira vaga na final da Libertadores 2022 ao time do Furacão. Placar final agregado: Palmeiras 2×3 Athletico-PR.

Foi um fim triste para uma temporada recheada de números expressivos e vários recordes na Libertadores. Infelizmente, por causa do erro infantil de Murilo todo o trabalho realizado na temporada foi perdido. O Verdão fazia um excelente jogo na primeira etapa, o time mostrou um bom desempenho dentro de campo e mostrou também uma obediência tática que já se tornou uma das características do Palmeiras. Gostaria de destacar a boa atuação de Bruno Tabata nessa partida.

Com este revés o Palmeiras agora foca apenas no Campeonato Brasileiro, onde é líder isolado, com 51 pontos. Nosso próximo compromisso será no próximo sábado (10) quando receberemos no Allianz Parque a equipe do Juventude para partida válida pela 26ª rodada do Brasileirão.

Agora é enxugar as lágrimas, erguer a cabeça e seguir em frente rumo a novas conquistas!

#AvantiPalestra 

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]

 

Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments