Opinião de um Palmeirense! 155: Palmeiras x São Bernardo – Paulistão 2023
Por Sander Souza
Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s
Palmeiras x São Bernardo – Paulistão 2023
Quartas de Final
Pré-Jogo
Quando surge, galera palestrina!
A quatro partidas do título do Campeonato Paulista de 2023, o Palmeiras segue firme na busca por mais um caneco do estadual mais importante do país e hoje entrará em campo no Allianz Parque para enfrentar a equipe do São Bernardo, na partida das quartas de final da competição.
Vindo do empate em 0x0 com o Guarani na partida realizada no Brinco de Ouro no último domingo (5), válida pela 12ª e última rodada da fase de grupos, o Verdão chegou invicto as quartas de final, fez a melhor campanha e conseguiu garantir a primeira colocação geral, e também a primeira colocação do Grupo D, com 28 pontos. Também foi o time com a defesa menos vazada (5 gols), maior número de vitórias (8) e melhor saldo de gols (13) da fase de grupos.
Já a equipe do ABC terminou a fase de grupos com 26 pontos, sendo a equipe com a segunda melhor campanha.
Histórico do Confronto
Com apenas um gol sofrido em sete jogos, o Palmeiras nunca perdeu para o São Bernardo. Dos sete confrontos, só um teve caráter eliminatório: em 2016, justamente pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o Verdão venceu por 2 a 0, no Allianz Parque.
– Retrospecto geral contra o São Bernardo: 7 jogos, 6 vitórias, 1 empate, 13 gols marcados e um gol sofrido.
> Primeiro jogo: 12/03/2011 – Palmeiras 2×0 São Bernardo (gols de Danilo e Patrik) – Canindé (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;
> Último jogo: 29/01/2022 – São Bernardo 1×1 Palmeiras (gol de Wesley) – Estádio Primeiro de Maio (São Bernardo do Campo-SP) – Campeonato Paulista;
Na ocasião, o Professor Abel Ferreira mandou a campo: Marcelo Lomba; Mayke, Murilo Cerqueira, Renan (Deyverson, aos 15’/2ºT) e Jorge (Piquerez, aos 33’/2ºT); Jailson Siqueira, Gabriel Menino (Patrick de Paula, intervalo) e Atuesta; Gabriel Veron (Breno Lopes, aos 24’/2ºT), Wesley (Gustavo Scarpa, aos 33’/2ºT) e Rafael Navarro.
> Última vitória: 16/02/2017 – Palmeiras 2×0 São Bernardo (gols de Dudu e Jean) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;
*Todos os jogos contra o São Bernardo foram válidos pelo Campeonato Paulista
– Retrospecto contra o São Bernardo como mandante: 5 jogos, 5 vitórias, 11 gols marcados e nenhum gol sofrido;
– Retrospecto contra o São Bernardo no Allianz Parque: 2 jogos, 2 vitórias, 4 gols marcado e nenhum gol sofrido.
> Primeiro jogo: 18/04/2016 – Palmeiras 2×0 São Bernardo (gols de Alecsandro e Gabriel Jesus) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista.
Preparação
Após fechar a fase de grupos empatando sem gols com o Guarani na tarde do domingo (5), o Verdão descansou na segunda-feira (6) e se reapresentou na tarde de terça-feira (7) na Academia de Futebol.
Como sempre, os titulares contra o Bugre fizeram trabalhos regenerativos na parte interna do Centro de Excelência. Os demais, incluindo Endrick (que atuou por 45 minutos no interior paulista), foram a campo e fizeram duas atividades técnicas – na primeira, sem goleiros, com seis contra seis em dimensões reduzidas, e a segunda com cinco contra cinco com arqueiros e poucos toques na bola por atleta.
O elenco alviverde deu sequência à preparação na manhã de quarta-feira (8) na Academia de Futebol. No campo, a comissão técnica do Professor Abel Ferreira comandou, a princípio, um treino coletivo de 11 contra 11, com algumas paralisações pontuais para instruções e correções de marcações ou movimentos. Na sequência, os titulares no empate sem gols com o Guarani, no domingo (05), fizeram um complemento físico e foram liberados, ao passo que o restante participou ainda de mais uma atividade técnica, só que em dimensões reduzidas.
Já na manhã da quinta-feira (9) a comissão técnica realizou um trabalho técnico e tático com ênfases em posicionamentos, movimentações específicas e transições. Na sequência uma parte dos jogadores, sobretudo atletas ofensivos, aprimorou criação de jogadas e finalizações partindo da entrada da área e das zonas laterais, enquanto outra parte, contando majoritariamente com jogadores defensivos, aperfeiçoaram saídas de bola, inversões e conclusões.
Os treinos prosseguiram na sexta-feira (10) e o Professor Abel Ferreira comandou ensaios táticos e de jogadas específicas. Na parte final, os jogadores alviverdes participaram do tradicional rachão, com a participação do Professor, que chegou a marcar um belo gol. Alguns ainda aprimoraram cobranças de faltas e pênaltis.
Nossos jogadores devem fazer um último treino leve na manhã do sábado (11), dia do jogo, para fechar a sua preparação.
Escalação
Pendurados: não há
Suspensos: não há
Desfalque: Atuesta (lesão no joelho direito)
O Professor Abel Ferreira tem quase todo o elenco à sua disposição, o único desfalque do elenco é o meio-campista Atuesta, que passou por uma cirurgia na terça-feira (7) para corrigir um rompimento do ligamento cruzado do joelho direito e deve permanecer afastado para recuperação pelos próximos oito meses.
O goleiro reserva Marcelo Lomba já está recuperado de uma fratura em um dos dedos da mão direita e deve integrar o elenco normalmente.
Para esta importante partida é esperado que o Professor Abel Ferreira mande a campo o nosso time titular: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Endrick e Dudu.
*Pré-jogo concluído em 10/03/2023 às 22:30
*Escalação confirmada em 11/03/2023 às 18:00
O Palmeiras vai a campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Dudu, Rony e Bruno Tabata na linha de frente. A formação tática inicial deve ser a 4-3-3.
Surpreendeu-me a escalação de Tabata para uma partida decisiva como essa. Com ele escalado como titular, não posso afirmar que entraremos em campo com força total e tampouco sou capaz de avaliar qual o impacto que isso terá no nosso jogo.
Espero que possamos vencer por 1×0 para não precisar ir para os pênaltis.
O Jogo
Como esperado, o time do São Bernardo entrou em campo disposto a propor o jogo e dar trabalho para o Verdão. Mesmo assim a nossa primeira boa oportunidade veio logo no primeiro minuto, com o Veiga ficando com a sobra de bola na entrada da área e finalizando de primeira, com a defesa do São Bernardo travando o chute! O jogo esteve bastante pegado e aos 7 minutos nova descida no ataque, com o Tabata tocando pro Rony na área, a defesa cortando a jogada e mandando a bola pra escanteio. Na sequência Gabriel Menino arriscou e finalizou de primeira, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Realmente o Bernô estava cumprindo a sua palavra e estava dando trabalho pro Porco. Sou obrigado a reconhecer que Tabata estava fazendo uma boa partida, ajudando inclusive a recompor a nossa defesa e flutuando bastante no campo.
O jogo seguiu lá e cá, com ambas as equipes brigando pela posse de bola e tentando construir jogadas no ataque. Porém a pressão adversária prejudicava bastante, e em muitos momentos o Bernô esteve superior em campo.
Aos 36 minutos tivemos uma boa oportunidade numa jogada com o Tabata, que recebeu de Menino na intermediária, dominou e arriscou a finalização com um foguete que foi defendido pelo goleiro Alex Alves.
Apenas dois minutos depois, Dudu rabiscou e se livrou da marcação de Rodrigo Souza, que deu um puxão no Baixola e ganhou um cartão amarelo de presente!
Aos 42 minutos, Gabriel Menino cruzou na área e Rony subiu entre os grandalhões do Bernô e desviou de cabeça pro fundo do gol de Alex Alves, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1×0 Bernô!
1ºT | ⏱ 42 min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! RÚSTICO! RÚSTICO! RÚSTICO! RONY ABRE O PLACAR NO ALLIANZ PARQUE!#PALxSBD | 1×0#AvantiPalestra pic.twitter.com/UPi9w4ok7Q
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 11, 2023
Com o Verdão na frente, o Bernô manteve a pressão e as faltas correram soltas. Já nos acréscimos, Zé Rafael cometeu falta em Helder no nosso campo defensivo e ganhou um cartão amarelo.
Após 3 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Palmeiras 1×0 São Bernardo.
Foi um primeiro tempo com poucos momentos de tranqüilidade para o Verdão. O São Bernardo pressionou bastante e criou boas oportunidades, chegando muitas vezes no nosso campo defensivo e fazendo várias finalizações a gol. O Verdão também teve as suas oportunidades e também criou boas jogadas e destaco aqui o desempenho de Bruno Tabata que, em minha opinião, fez a sua melhor partida desde que chegou ao Palmeiras.
Rony se mantém como nosso artilheiro, jogou como sempre. Achei que o Dudu e o Veiga estiveram um pouco apagados em campo, não significando que estivessem com atuações ruins. O rendimento do Piquerez também ficou bem abaixo do normal.
Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Abel Ferreira deve ter corrigido as falhas posicionais, pois no início da segunda etapa deu pra perceber que a nossa defesa ficou menos exposta quando comparado ao primeiro tempo. Nossa primeira grande oportunidade na segunda etapa veio aos 8 minutos, com o Tabata recebendo pela direita, driblando dois marcadores e tocando para o Veiga, que finalizou mas a bola saiu pela linha de fundo.
Apenas três minutos depois Rony disparou pelo campo de ataque deixando todo mundo pra trás e chutou rasteiro no canto do gol, obrigando o goleiro Alex a se esticar todo para fazer a defesa!
O jogo seguiu disputado e aos 16 minutos o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com o Breno Lopes entrando no lugar do Dudu. Nosso Baixola saiu de campo de cabeça baixa, claramente contrariado. No minuto seguinte Raphael Veiga fez falta em Helder no nosso campo defensivo e recebeu um cartão amarelo.
Aos 30 minutos o Professor fez novas substituições, com Fabinho e Giovani entrando nos lugares de Gabriel Menino e Bruno Tabata, que saiu de campo aplaudido pela torcida.
O Bernô seguiu pressionando, buscando igualar o placar para levar a decisão para os pênaltis e a defesa alviverde estava mais eficiente, não permitindo que os adversários chegassem próximo ao nosso gol com a mesma facilidade com que chegavam no primeiro tempo.
Aos 40 minutos, o Professor fez as nossas últimas substituições com o Navarro e o Jailson entrando nos lugares de Rony e Raphael Veiga. Confesso que fiquei preocupado com a entrada desses jogadores e fiquei apreensivo enquanto transcorriam os últimos minutos da partida, temendo que o Verdão levasse um gol.
Após 6 minutos de acréscimos felizmente terminou a partida no Allianz Parque, com o Palmeiras classificado pelo décimo ano consecutivo para a semifinal do Campeonato Paulista! Placar final: Palmeiras 1×0 São Bernardo.
Foi uma partida bem disputada e como previsto o São Bernardo nos deu muito trabalho, chegando a exigir que o nosso paredão Weverton fizesse belas defesas. Essa partida evidenciou mais uma vez que o nosso meio-campo precisa urgente de reforços, pois os jogadores atuais, embora se esforcem e apresentem bom resultado, estão jogando improvisados em posições que não são as de origem, fazendo com que os jogadores tenham menos segurança nas jogadas e sejam menos efetivos do que em suas posições originais. Um exemplo é o Zé Rafael, que vem se esforçando para atuar como um camisa cinco.
Nosso meio-campo tem dificuldade em fazer a ligação entre a defesa e o ataque, e com isso nossos laterais acabam sendo mais acionados para trabalhar como ligação com os pontas e os atacantes, o que a meu ver deixou a nossa defesa mais aberta, já que nem sempre nossos laterais conseguiam voltar a tempo de recompor a nossa defesa. Por isso no primeiro tempo o Bernô chegou com tanta facilidade no nosso campo defensivo e chutou tantas vezes ao nosso gol.
O destaque da partida fica para Bruno Tabata, que a meu ver fez a sua melhor partida desde que estreou no Palmeiras. Espero que continue assim, e que ganhe sequência para que possa se desenvolver ainda mais. Rony também fez boa partida e soube aproveitar bem o cruzamento perfeito do Gabriel Menino para desviar de cabeça e abrir o placar, mesmo com a desvantagem da sua baixa estatura em relação aos grandalhões da zaga adversária! Weverton também fez boa partida, trabalhando bem quando exigido, garantindo a nossa baliza a zero e impedindo que os adversários abrissem ou alterassem o placar.
Dudu se esforçou bastante e fez o que pôde, mas jogou isolado, o que dificultou que contribuísse mais com o ataque. Não entendo o porquê dessa insistência de Abel em colocá-lo do lado do campo no qual ele rende menos.
Os destaques negativos ficam para Marcos Rocha, que claramente apresenta dificuldades físicas para acompanhar o ritmo dos adversários, que o vencem com muita facilidade. Além disso, errou muitos passes. Veiga também esteve bem apagado e só não tivemos problemas maiores com o meio de campo porque Tabata estava num dia inspirado. Piquerez também jogou bem abaixo do seu normal.
O importante é que conquistamos mais três pontos e agora poderemos decidir a semifinal, e uma possível partida de volta da final, em casa, no Allianz Parque. Estamos a apenas três partidas de mais um título paulista!
MAIS UM DO ARTILHEIRO DO ANO EM 2023. 🫶#PALxSBD | 1×0#AvantiPalestra pic.twitter.com/MycT7cpbFs
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 11, 2023
Temos que aguardar os resultados das partidas entre Corinthians x Ituano e Red Bull Bragantino x Botafogo-SP, que serão neste domingo (12), para sabermos quem será o nosso adversário na semifinal, cuja partida ainda terá o dia e horário divulgados.
Bora secar os adversários!
Até a próxima resenha e #AvantiPalestra!
*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!