Opinião de um Palmeirense 16: Palmeiras x Corinthians (Semifinal Paulistão)
Por Sander Souza @srsjoejp
DIA DE DERBY!!!
Avanti Palestra!!
Depois de passarmos pelo “energético”, chegou o tão esperado confronto com os nossos arquirrivais gambás, em partida válida pela semifinal do Campeonato Paulista. Para isso fomos até a Neo Química Arena, para enfrentar os donos da casa (?), que vinham de uma derrota acachapante para o uruguaio Penãrol, pela Copa Sul Americana.
Como a partida pelas quartas de final ocorreu na última sexta-feira, o calendário maluco da competição só permitiu um dia de treino, que ocorreu ontem (15/05), e mostrou que o Professor Abel Ferreira poderia voltar a usar a mescla de reservas e Crias da Academia neste confronto. Creio que, se tomada, essa decisão de Abel teria o objetivo de poupar o time principal para a próxima partida pela Libertadores, na próxima terça 18, quando o Verdão enfrentará novamente o Defensa y Justicia. Acho que seria uma decisão acertada, visto que nossos reservas e nossas Crias tem condições de enfrentar o curíntia sem nenhum problema! Mas, como sempre, confio na decisão do Professor, afinal ele é quem está lá no dia a dia com a equipe, e conhece bem o potencial de cada jogador!
Como sempre, eu comecei a escrever esta resenha várias horas antes da partida, e por isso muitas informações são adicionadas à medida que vão sendo liberadas pelo Verdão!
Para essa partida, o Professor montou um time no já tradicional esquema 3-5-2, com nosso paredão Weverton, fechando o nosso gol; Renan, Gustavo Gómez e Luan, na zaga; Victor Luís, na lateral esquerda e Mayke, na lateral direita; Raphael Veiga, Felipe Melo e Patrick de Paula, no meio campo; e a super dupla Luiz Adriano e Rony, no ataque. Um time bem montado e com certeza à altura do desafio do dia!
E vamos encarar a gambazada!! Entramos em campo com muita garra, botando pressão e dominando o início do primeiro tempo. Já no primeiro minuto, Rony rouba a bola e rola para a área, mas a zaga afastou. Seguindo na pressão, aos 5 minutos Veiga ganhou pela direita e cruzou rasteiro para Rony, que bateu para o gol com a defesa do goleiro, que espalmou e no rebote Victor Luís mandou pro fundo da rede! Porco 1, Gambás 0!.
O Verdão segue com maior posse de bola, e botando pressão nos gambás, e aos 17 minutos, Luiz Adriano recebe na entrada da área, dribla o adversário, bate colocada mas a zaga fez o bloqueio, mandando para escanteio! Ainda na pressão, pouco depois Luiz Adriano rola com perfeição para Victor Luís bater para o gol, com a bola explodindo na trave!
O curíntia estava realmente jogando muito mal! O Verdão manteve ótima posse de bola, e aos 32 minutos, Renan roubou a bola do gambá e arrancou em rápido contra-ataque pela esquerda, mas foi parado pelo adversário, que tomou um amarelo! Que pressão, palestrinos! Já nos acréscimos, Raphael Veiga rouba a saída de bola e toca para Rony, que bate para o gol mas balança a rede pelo lado de fora! Ainda nos acréscimos, um gol nosso foi anulado por impedimento!
Voltamos para o segundo tempo com a mesma equipe, e já metendo pressão na gambazada, que estava perdida em campo! Mas o Verdão perdeu várias oportunidades de finalizar a partida, que em caso de empate, seguiria direto para os pênaltis.
Aos 4 minutos, Felipe Melo sofre forte falta, resultando num amarelo pro gambá! Na sequência, Victor Luís bateu forte na barreira e a bola saiu pela linha de fundo, nos dando um escanteio, e numa cobrança com jogada ensaiada, a bola sobra para Veiga, que manda a bola pra rede pelo lado de fora! Seguimos na pressão, e aos 13 minutos Veiga bate direto pro gol, mas o goleiro defendeu! Aos 17 minutos, Patrick de Paula faz um drible fabuloso em dois rivais, mas é derrubado, com o gambá tomando um amarelo.
O curíntia mostrava nervosismo, cometendo erros absurdos, nos dando a chance de ampliar o placar, mas nós também pecamos nas finalizações. Aos 22 minutos, o Professor fez a nossa primeira substituição, com Matias Viña entrando em substituição a Victor Luís. Nosso sistema defensivo estava trabalhando com perfeição, com destaque para a nossa Cria Renan!
Nova substituição aos 29 minutos, com a entrada de Zé Rafael, em substituição a Raphael Veiga! Logo em seguida, numa linda troca de passes com Rony, Luiz Adriano recebe e bate pro gol, balançando a rede e ampliando o placar! Porco 2, Gambá 0!
Com o jogo garantido, o Professor fez mais duas substituições aos 35 minutos, com a entrada de Danilo e Danilo Barbosa, em substituição a Felipe Melo e Luiz Adriano. A melhor oportunidade dos gambás se deu numa cobrança de pênalti, aos 41 minutos, mas desperdiçaram!
Jogo encerrado, placar de 2 a 0! Vencemos e eliminamos os gambás na sua própria toca! Jogamos muito, a nossa superioridade em campo é incontestável! Estamos na final do Paulistão!!!
Chupa Gambás!!!!!!!
Dia de festa no chiqueiro!!! Dá-lhe Porco!!!
Bora pra Heineken!! Bora festejar!!! E até o próximo desafio!
*Sander Souza é diretor de jornalismo do Vida Destra.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org