Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 161: Palmeiras x Cuiabá – Brasileirão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Cuiabá – Brasileirão 2023

1º Turno – 1ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, palestrinos!

Virando a chave mais uma vez, o Palmeiras dará início à sua caminhada em busca do seu décimo segundo título brasileiro e hoje receberá o Cuiabá no Allianz Parque para a partida da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Vindo da vitória por 4×2 sobre o Tombense na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Verdão entra em campo não apenas como o atual campeão brasileiro, mas também como o detentor do maior número de títulos da competição, com onze títulos conquistados.

Há 24 jogos invicto no Allianz Parque (18 vitórias e seis empates), o Palmeiras ostenta a segunda maior sequência sem derrotas na história da arena. O recorde é de 28 jogos, alcançado entre agosto de 2016 e junho de 2017 (21 vitórias e sete empates).

Neste ano, o Maior Campeão do Brasil está invicto em seu estádio com 85,1% de aproveitamento (sete vitórias e dois empates em nove jogos), média de 1,7 gol marcado por jogo (16 no total) e média de 0,33 gol sofrido (apenas três no total). No último jogo realizado na quarta-feira (12) contra o Tombense, pela Copa do Brasil, chegou a 500 gols na arena.

Em 2022, o Verdão registrou a melhor temporada do clube no Allianz Parque com 82,8% de aproveitamento e apenas 6% de derrotas, além do melhor ataque (2,22 gols por jogo) e da segunda melhor defesa (0,54, atrás apenas de 2019, com 0,46).

O Palmeiras é o time da Série A do Brasileiro com o segundo maior índice de jogos sem sofrer gols como mandante em 2023: 70% (sete de dez jogos), atrás apenas do Goiás, com 84,62%.

Dos últimos 98 jogos, independentemente do adversário ou do campeonato, o Palmeiras só perdeu nove, somando 64 vitórias e 25 empates. Foram apenas três derrotas nas 34 partidas mais recentes (Internacional, na última rodada do Brasileiro 2022, com o título já garantido; Água Santa, no jogo de ida da final do Paulista 2023; e Bolívar, pela Libertadores 2023).

 

Histórico do Confronto

 

PALMEIRAS VENCEU METADE DOS DUELOS DISPUTADOS COM O CUIABÁ

O Palmeiras venceu dois dos quatro confrontos disputados com o Cuiabá na história. Os primeiros encontros aconteceram pelo Campeonato Brasileiro de 2021, com vitória por 2 a 0 do time cuiabano no Allianz Parque e triunfo do Verdão por 3 a 1 na Arena Pantanal. Já pelo Brasileiro de 2022, o Palmeiras venceu o embate do primeiro turno por 1 a 0 no Allianz Parque e empatou o duelo do segundo turno por 1 a 1 na Arena Pantanal.

FUNDADOR DO CUIABÁ TEVE PASSAGEM HISTÓRICA PELO PALMEIRAS

O Cuiabá Esporte Clube foi fundado no dia 12 de dezembro de 2001 pelo ex-atacante Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho, que atuou pelo Verdão entre 1988 e 1989. Com 79 jogos e 31 gols marcados, Gaúcho colecionou fatos memoráveis pelo clube, como, por exemplo, quando marcou quatro vezes na goleada por 6 a 1 sobre o Operário-PR, e também no dia em que precisou atuar como goleiro contra o Flamengo, no Brasileiro de 1988, após a lesão de Zetti – depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o atacante brilhou na decisão por pênaltis e pegou duas cobranças do time carioca, garantindo o ponto extra ao Palmeiras. Gaúcho faleceu em 17 de março de 2016, aos 52 anos, vítima de câncer de próstata.

– Retrospecto contra o Cuiabá: 4 jogos, 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 5 gols marcados e 4 gols sofridos;

> Primeiro jogo: 22/08/2021 – Palmeiras 0x2 Cuiabá – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;

> Último jogo: 06/11/2022 – Cuiabá 1×1 Palmeiras (gol de José López) – Arena Pantanal (Cuiabá-MT) – Campeonato Brasileiro;

Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Vanderlan (Jorge, 19’/2ºT), Danilo (Gabriel Menino, 19’/2ºT), Eduard Atuesta, Dudu (Rafael Navarro, 19’/2ºT), Rony (Breno Lopes, 42’/2ºT), Bruno Tabata (Miguel Merentiel, 30’/2ºT), Manuel López.

> Última vitória: 18/07/2022 – Palmeiras 1×0 Cuiabá (gol de Gabriel Veron) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;

– Retrospecto contra o Cuiabá como mandante: 2 jogos, 1 vitória, 1 derrota, 1 gol marcado e 2 gols sofridos;

> Último jogo: 18/07/2022 – Palmeiras 1×0 Cuiabá (gol de Gabriel Veron) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;

*Todos os jogos foram válidos pelo Campeonato Brasileiro

 

Preparação

 

Após estrear na Copa do Brasil com vitória sobre o Tombense no jogo de ida da terceira fase realizado no Allianz Parque na noite da quarta-feira (12), o elenco alviverde se reapresentou na manhã da quinta-feira (13) na Academia de Futebol para dar início à sua preparação para esta partida.

A principal novidade foi a presença do lateral-esquerdo Piquerez, que iniciou o processo de transição física após recuperar-se de entorse no joelho direito.

Como sempre é feito os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na vitória sobre o Tombense realizaram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais, com a participação de diversos jovens do grupo de apoio da base, fizeram atividades técnicas no gramado.

O primeiro trabalho foi de troca de passes e posse de bola – Piquerez e Bruno Tabata, ambos em transição física, participaram dessa primeira atividade e depois fizeram trabalhos à parte com o Núcleo de Saúde e Performance (NSP). O elenco, em seguida, foi dividido em dois times para enfrentamentos de oito contra oito em campo reduzido e, para fechar, praticaram cruzamentos e finalizações.

O jogador Joaquín Piquerez, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na sexta-feira (14) na Academia de Futebol. Após a apresentação oficial dos reforços Artur e Richard Ríos, a comissão técnica do Verdão comandou atividades táticas de olho no confronto.

O Professor Abel Ferreira separou dois times no gramado e orientou o posicionamento e as movimentações, entre outros aspectos. Depois da disputa de um treino recreativo, o elenco ainda fez um ensaio de bolas paradas enquanto parte dos jogadores praticou as finalizações.

Os jogadores Murilo e Zé Rafael (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

 

Escalação

 

Pendurados:   Não há;
Suspensos:     Não há;
Desfalques:    Atuesta (lesão no joelho direito); Raphael Veiga (lesão muscular na coxa direita); Bruno Tabata (transição física); Rony (braço quebrado); Piquerez (transição física); Mayke (entorse no tornozelo direito).

O Palmeiras já vem jogando com o time parcialmente mesclado por conta das lesões de alguns dos nossos jogadores titulares. Sendo assim, é esperado que o professor Abel Ferreira não faça grandes alterações no time, para que possamos entrar em campo com força total.

A meu ver não há motivos para poupar o Weverton. Também não podemos poupar Marcos Rocha já que Mayke, o seu reserva imediato, também esta lesionado e o Garcia ainda não tem condições de entrar como titular. Na lateral esquerda Vanderlan já está substituindo o lesionado Piquerez.

Na zaga, Murilo não poderá jogar o próximo jogo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores, para cumprir o segundo jogo de suspensão como punição pela expulsão na partida contra o Athletico-PR pela edição passada da Libertadores e por isso não há razões para poupá-lo. Não acredito que Gómez seja poupado num jogo de estreia.

Na linha de ataque é provável que se mantenha a formação com Endrick, Flaco López e Dudu, lembrando que no último embate com o Cuiabá o único gol alviverde foi marcado pelo Flaco. Por isso creio que se houverem alterações no time, estas poderão ocorrer no meio de campo, com a possibilidade de Artur entrar adaptado.

Sendo assim é esperado que o Verdão entre em campo com o seguinte time: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e Artur; Endrick, Flaco López e Dudu.

*Pré-Jogo concluído em 15/04/2023 às 14h45min;

*Escalação confirmada em 15/04/2023 às 15h00min;

O Palmeiras entra em campo com a escalação prevista: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Vanderlan na lateral-esquerda; Zé Rafael, Gabriel Menino e Artur no meio de campo; Endrick, Flaco López e Dudu na linha de ataque. A formação tática inicial deve ser a 4-3-3.

É time mais que suficiente para encarar o Cuiabá sem sustos. Creio numa vitória do Verdão por um placar de 2×0.

O Jogo

Como eu imaginava o Palmeiras veio embalado pelos bons resultados das partidas anteriores e entrou em campo com a mesma rotação das duas partidas anteriores.

Apesar disso a primeira chegada no ataque foi do Dourado, no primeiro minuto, com o Pablo Ceppelini finalizando para defesa tranqüila do Weverton. No minuto seguinte Endrick disputou a bola com o Marllon e acabou levando a pior, ficando estendido no chão. O árbitro sequer marcou falta no lance!

Pouco depois, aos 5 minutos, Dudu recebeu do Flaco López pela esquerda e deu um toque para o Endrick, que só escorou para o fundo das redes, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1×0 Dourado!

Este gol do Endrick foi o primeiro desta edição do Campeonato Brasileiro!

O Verdão seguiu na pressão e aos 13 minutos Dudu fez linda jogada individual, deixou os marcadores para trás e partiu em busca de Flaco López, mas a defesa chegou para afastar o perigo!

Apenas três minutos depois Flaco recebeu na área, dominou e finalizou, mas a bola balançou as redes pelo lado de fora e enganou muita gente, inclusive eu!

Aos 22 minutos Artur recebeu na área e tentou três finalizações, com a terceira quase entrando no gol do Walter! Aos 26 minutos Artur fez uma bagunça na direita e cruzou pra trás. A bola sobrou para Gabriel Menino que finalizou, mas mandou a bola por cima da meta!

Aos 34 minutos Zé Rafael fez um lançamento longo para o Dudu, que se atrapalhou na condução da bola e acabou desarmado pela marcação.

Aos 36 minutos Flaco López recebeu cartão amarelo por reclamação.

O jogo passou a ter um ritmo mais lento por parte do Palmeiras, com pouca movimentação na saída de bola, o que dificultou o trabalho da linha de ataque.

A arbitragem acabou sendo um capítulo à parte nessa partida, com o árbitro sendo muito tendencioso na hora de marcar faltas, por exemplo. Aos 41 minutos o Professor Abel Ferreira e o auxiliar técnico João Martins receberam cartões amarelos por reclamação. Não contente, aos 46 minutos o árbitro deu outro cartão amarelo para o Professor, que acabou expulso de campo.

Aos 51 minutos o Dourado chegou ao nosso gol em jogada de Jonathan Cafu pela direita, que cruzou no segundo pau onde Raniele estava para subir e desviar para o fundo do gol alviverde! Placar igual no Allianz Parque! Porco 1×1 Dourado!

Após 7 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Palmeiras 1×1 Cuiabá.

Foi um primeiro tempo bem movimentado. O início teve maior predomínio alviverde, que diminuiu a ritmo a partir da metade da primeira etapa. Houve momentos onde clima esquentou entre os jogadores, e a atuação confusa da arbitragem contribuiu muito para o clima quente dentro de campo.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. O Verdão voltou a campo com um ritmo melhor que o do final do primeiro tempo, mas a pressão inicial mais uma vez foi do Dourado.

Aos 12 minutos Filipe Augusto, que já tinha recebido cartão amarelo aos sete minutos por reclamação, recebeu seu segundo cartão amarelo após cometer falta em Gabriel Menino e foi expulso de campo. O Verdão passou a jogar com um homem a mais em campo!

Aos 15 minutos o Professor fez a nossa primeira substituição com o Navarro entrando em substituição ao Endrick.

Aos 18 minutos tivemos uma excelente oportunidade, com o Navarro recebendo passe de Dudu na área e finalizando, mas com o goleiro Walter conseguindo fazer a defesa!

Dois minutos depois Vanderlan cruzou da esquerda na direção da área e Flaco López dominou e finalizou, guardando o seu nas redes do Dourado! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2×1 Dourado!

Aos 30 minutos o Professor fez novas substituições com Breno Lopes e Richard Ríos entrando em substituição a Artur e Gabriel Menino. A partida seguiu bem disputada e o Verdão seguiu buscando o terceiro gol para sacramentar o placar.

Aos 36 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas últimas substituições, com o Fabinho e o Luís Guilherme entrando em substituição a Zé Rafael e Flaco López.

Dois minutos depois quase fizemos o terceiro: Dudu recebeu e arrancou pela direita, se livrou dos marcadores e finalizou com um chutaço que ficou na trave!

Já nos acréscimos, aos 52 minutos, Breno Lopes marcou o terceiro, porém foi assinalado impedimento por Navarro ter participado do lance e estar em posição irregular, com o gol sendo anulado.

Nesse ponto preciso registrar mais uma vez a confusão feita pelo árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva, já que após ser marcado o impedimento ele deveria ter aguardado o goleiro Walter repor a bola para então encerrar a partida. Porém, o árbitro apitou o encerramento antes que isso fosse feito, o que mostra um amadorismo inaceitável para uma partida da principal competição do futebol brasileiro.

Após 7 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 2×1 Cuiabá!

Iniciamos nossa trajetória no Brasileirão com o pé direito! A partida foi bastante disputada, principalmente na segunda etapa e nós tivemos dificuldades para conter o Dourado mesmo com eles jogando com um homem a menos.

Achei que Ríos e Luís Guilherme entraram bem. Artur fez uma boa partida, mesmo jogando pelo meio e fora da sua posição de origem. Já jogadores como Zé Rafael e Menino fizeram uma partida regular, estiveram mais apagados que de costume.

Gostaria de destacar as atuações do nosso trio de ataque, que trabalhou bem e só não produziram mais porque houve momentos nos quais a bola simplesmente não chegava até eles. Fiquei contente com o mais um gol marcado pelo Endrick, o que certamente tirou a pressão que estava sobre ele no início da temporada. Também gostei de ver a atuação do Flaco López, que fez o quarto gol na sua quarta partida consecutiva. Isso mostra que os jogadores que têm bom desempenho precisam ter sequência para que possam se desenvolver ainda mais.

Marcos Rocha jogou bem abaixo do seu normal e a nossa zaga falhou no lance que gerou o gol do Dourado, pois não havia nenhum defensor na nossa área para marcar o adversário na hora do cruzamento.

Foi um bom início de temporada e registramos os nossos primeiros três pontos no Brasileiro!

Nosso próximo compromisso será na quinta-feira (20) quando receberemos o Cerro Porteño no Morumbi para partida válida pela 2ª rodada da Fase de Grupos da Libertadores.

Até lá e #AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes