Opinião de um Palmeirense! 35: Palmeiras x Universidad Católica – Libertadores
Por Sander Souza @srsjoejp
Palmeiras x Universidad Católica
Pré-Jogo
Quando surge, amigos palestrinos!
Depois de um intervalo, o atual campeão da Libertadores volta a campo, dessa vez para enfrentar o Universidad Católica, em Santiago (Chile), em partida de ida pelas oitavas de final da competição. Dono da maior invencibilidade fora de casa, com doze partidas consecutivas sem derrota, o Verdão entrou em campo disposto a manter a invencibilidade sobre o rival chileno. Foram cinco confrontos com o Universidad Católica em toda a história, com o Verdão vencendo quatro jogos e empatando um.
O Verdão treinou dos dias 11, 12 e 13/07 na Academia de Futebol. Na terça 13/07 pela manhã, o elenco fez quase uma hora de trabalhos táticos, antes de embarcar para Santiago, após o almoço. Foram aperfeiçoados transições, balanços, passes verticais, etc. Na parte final, foram aprimorados ainda jogadas de bola parada, jogadas ensaiadas e posicionamentos específicos, além do treino de cobranças de faltas e pênaltis.
Estamos prontos! ??
Com treino tático, encerramos a preparação para o duelo de amanhã! ➤ https://t.co/ygYggCLahT#AvantiPalestra pic.twitter.com/bYadKMdYYD— SE Palmeiras (@Palmeiras) July 13, 2021
Para enfrentar o Universidad Católica, o Professor Abel Ferreira montou um time num provável esquema 4-4-2, com a volta de Weverton, para fechar o nosso gol; Benjamin Kuscevic e Gustavo Gómez, na zaga; Matías Viña na lateral esquerda, e Marcos Rocha, na lateral direita; Gustavo Scarpa, Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga, no meio campo; e Deyverson e Breno Lopes no ataque. É um bom time, capaz de enfrentar os chilenos sem medo! Como sempre a minha única ressalva é em relação ao Marcos Rocha.
O Jogo
O Verdão iniciou o jogo botando menos pressão do que eu gostaria. O primeiro tempo transcorreu com o time atuando com o freio de mão puxado. Tínhamos um elenco capaz de pressionar e jogar muito mais. Houve momentos nos quais o Universidad criou melhores oportunidades e chegou mais ao nosso campo defensivo, finalizando mais jogadas a gol. Nosso gol veio aos 41 minutos, com um pênalti marcado a nosso favor, com o Veiga batendo a abrindo o placar no Chile! Palmeiras 1 x 0 Universidad!
No primeiro tempo, tivemos 55% de posse de bola, contra 45% do Universidad. Apesar dessa nossa leve vantagem, o Universidad teve mais passes (53 deles contra 43 nossos) e mais finalizações (duas deles e uma nossa). Eu realmente esperava que o Professor Abel fizesse mudanças, e chamasse os jogadores à responsabilidade, para que o Verdão entrasse em campo de verdade!
Voltamos para o segundo tempo com o mesmo time. Esperava que tivesse ocorrido aquela “conversa” nos vestiários! Pelo menos no início do segundo tempo o Verdão não mudou muito o seu desempenho. Aos 8 minutos, a primeira boa oportunidade, com o Scarpa chutando cruzado e levando perigo aos chilenos.
Aos 19 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Dudu e Wesley substituindo a Scarpa e Breno Lopes. Aos 25 minutos, numa boa oportunidade, Wesley partiu para o ataque e bateu cruzado, obrigando o goleiro a fazer a defesa. O jogo seguiu morno, e aos 37 minutos novas substituições foram feitas, com Patrick de Paula e Victor Luís entrando no lugar de Raphael Veiga e Matías Viña.
Pouco depois, aos 42 minutos, nossa última substituição, com a entrada de Willian em substituição a Deyverson. Fim de jogo no Chile: Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica.
Obviamente, estou muito contente com a nossa vitória. Porém, não posso deixar de destacar que a nossa vitória ocorreu mais por sorte, do que por mérito da nossa equipe. Não que os nossos jogadores não tivessem qualidade, eles simplesmente esqueceram de colocar o futebol na bagagem! O desempenho do time ficou muito abaixo daquilo que tem condições de oferecer! É difícil entender a diferença absurda de desempenho entre o Verdão que jogou sábado passado contra o Peixe e o que entrou em campo hoje.
Como mencionei, o importante é que vencemos. Mas não podemos continuar jogando dessa maneira nos próximos jogos da Libertadores. Se, por exemplo, estivéssemos enfrentando o Defensa y Justicia, provavelmente teríamos perdido feio!
Mas o que vale é a vitória! E ver o Verdão mais perto de permanecer como campeão continental!!
#AvantiPalestra
*Sander Souza é diretor de jornalismo do Vida Destra.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org