Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

América-MG x Palmeiras – Brasileirão

24ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O maior campeão do Brasil segue na luta para se manter no G4 do Campeonato Brasileiro, e hoje enfrenta o América-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Vindo do empate com a equipe do Juventude, pelo placar de 1×1 no último domingo, o Verdão tentará mostrar um futebol melhor, digno do atual campeão continental.

O retrospecto é favorável ao Verdão, sendo que o último confronto perdido pelo Verdão para o América-MG, como visitante, ocorreu em 1966. Como mandante, a ultima derrota alviverde ocorreu em 2013. Desde 1966, as duas equipes se encontraram em campo 22 vezes, sendo 12 vitórias do Verdão, 9 empates e 1 derrota.

O Verdão treinou nos dias 04 e 05/10 na Academia de Futebol, com a presença de muitas Crias da Academia!

Os jogadores Dudu e Matheus Fernandes, durante treinamento na Academia de Futebol, em 04/10.
Os jogadores Gabriel Menino e Wesley, durante treinamento na Academia de Futebol, em 05/10.

Para esta partida o Professor Abel Ferreira montou um time com o aparente esquema tático 5-3-2, com o Jailson, fechando o nosso gol; Jorge, na lateral esquerda e Gabriel Menino, na lateral direita; Renan, Luan e Kuscevic na zaga; Patrick de Paula, Felipe Melo e Raphael Veiga no meio campo; Dudu e Rony, no ataque. Teoricamente é um bom time, capaz de passar pelo América-MG sem grandes dificuldades, mas ultimamente o Verdão tem apresentado um futebol volátil, com altos e baixos que tornam impossível fazer qualquer prognóstico.

O jogo

A partida começou bem movimentada, com ambos os times jogando com vontade, com o Coelhão tendo as primeiras chances de gol. Nos primeiros 10 minutos de jogo, a posse de bola esteve equilibrada, com leva vantagem para o time mineiro, embora o Coelhão chegasse mais ao nosso campo defensivo e criasse mais.

Aos 7 minutos, Dudu tentou uma tabela dentro da área com Rony, mas a defesa do Coelhão conseguiu fazer o desarme. Pouco depois, Rony avançou em ataque e chegou até a entrada da área, mas a defesa novamente atuou e impediu a finalização. Aos 11 minutos, Patrick de Paula tentou um passe em profundidade, mas a bola acabou com a defesa do Coelhão!

O Coelho passou a pressionar mais, com um chute de Ademir do meio de campo, que por sorte acabou no travessão alviverde! Aos 19 minutos, numa das raras oportunidades criadas pelo Verdão, Veiga arriscou de fora da área, mas a bola vai torta para fora!  Aos 25 minutos, nova oportunidade, Dudu recuperou a bola, partiu no ataque e chutou colocado, mas o goleiro fez a defesa! Pouco depois, aos 28 minutos, Rony arrancou no ataque, deixou Ricardo Silva para trás e chutou rasteiro, mandando para dentro do gol americano! Placar aberto em Belo Horizonte! Coelho 0x1 Porco!

O Coelho seguiu pressionando, com maior posse de bola, criando mais e tendo mais finalizações. Aos 42 minutos, Rony tentou lançar para Dudu, mas a zaga americana conseguiu cortar a jogada, recuando a bola para o goleiro Cavichioli! Aos 47 minutos, Rony emendou um chute cruzado para Dudu, mas mais uma vez a defesa americana chegou antes, afastando a bola e dando escanteio para o Verdão, que foi cobrado pelo Veiga, que mandou a bola no segundo pau, com a bola ficando com Cavichioli. Fim de primeiro tempo no Independência: Coelho 0x1 Porco!

Todas as estatísticas estavam a favor do América-MG, que teve maior posse de bola, vendeu disputas, inclusive com bolas altas.

O Verdão voltou para o segundo tempo com a mesma formação e parecia bem melhor em desempenho, comparado ao primeiro tempo. Aos 4 minutos, Rony arrancou em velocidade e foi puxado pelo Bauermann, que resultou em falta para o Verdão. Na cobrança, Veiga rolou a bola para Gabriel Menino, que mandou um foguete que foi defendido por Cavichioli e no rebote, Dudu ,mandou pra dentro do gol no rebote, mas foi marcado o impedimento e o gol anulado!

O Palmeiras voltou muito mais ofensivo, e embora o América-MG estivesse tentando criar jogadas, esbarrava na defesa alviverde. O Coelho teve uma excelente oportunidade de empatar o jogo aos 15 minutos, com o pênalti marcado no toque de Jorge. Felipe Azevedo cobrou a penalidade e mandou a bola na trave!

Aos 20 minutos, Dudu levou perigo, cortando pela direita e chutando colocado! Ambos os times seguiram pressionando e tentando explorar ao máximo os erros do adversário. Foi assim que, aos 28 minutos, o Coelho chegou ao nosso gol, numa cobrança de escanteioempatando a partida em Belo Horizonte! Coleho 1×1 Porco!

Aos 36 minutos, o Professor Abel fez uma mega substituição, com a entrada de Wesley, Gabriel Veron, Scarpa e Deyverson, no lugar de Dudu, Veiga, Jorge e Rony. E um minuto depois, nossa última substituição, com a entrada de Danilo Barbosa no lugar de Patrick de Paula.

Aos 38 minutos, Jailson fez uma defesaça, diante do ataque de Rodolfo! Aos 41 minutos, Deyverson serviu Gabriel Veron, que estava de frente para o gol americano, ele dominou mal e a marcação mandou a bola para escanteio. Em seguida, aos 42 minutos Scarpa recebeu de Deyverson, cortou para o meio e bateu no canto direito, com defesa de Cavichioli.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, o América-MG virou o jogo, com um pênalti marcado em um suposto toque de Felipe Melo. Fim de jogo em Belo Horizonte: América-MG 2×1 Palmeiras.

Foi uma derrota lamentável. Apesar de jogar um primeiro tempo com o freio de mão puxado, o Verdão melhorou no segundo tempo. Os dois gols de pênaltis, um eu creio que tenha sido justo, o do Jorge, mas o do Felipe Melo realmente me pareceu injusto. Mas fazer o que né?

Sinceramente, não sei mais o que pensar, é difícil saber o que esperar desse time. Os jogadores jogam cada partida de uma maneira diferente, salvam o time um dia e jogam pessimamente no outro! Não há constância!

Quero registrar aqui também que a demora do Professor em fazer as substituições é um fator complicador, pois sabemos que o jogador que entra precisa de um tempinho pra entrar no ritmo do jogo. Por isso creio que isto deveria ser repensado pelo Professor.

Mas vamos em frente! #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

                                                                                               

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments