Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Ceará x Palmeiras – Brasileirão

19ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O maior campeão do Brasil volta a campo hoje (20), para enfrentar o time do Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta partida deveria ter ocorrido em 5 de setembro, porém foi cancelada pela CBF pelo fato do Palmeiras ter jogadores convocados para atuar pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar.

Adversários desde 1938, quando se enfrentaram pela primeira vez, as equipes já se enfrentaram 31 vezes durante toda a história, sendo que o Verdão venceu a maioria dos confrontos: foram 17 vitórias, 10 empates e 4 derrotas. No último confronto, em 24/01/2021, porém, o alvinegro saiu vencedor, superando o Verdão pelo placar de 2×1.

O Palmeiras treinou nos dias 18 e 19/10 na Academia de Futebol, e os treinos tiveram a presença de muitas Crias da Academia, o que mostra que o Professor Abel Ferreira poderá poupar titulares e montar um time bem mesclado, com titulares, reservas e crias.

Os jogadores Thiago e Caique durante treino na Academia de Futebol em 18/10/2021.
Os jogadores Gustavo Gómez e Danilo Barbosa, durante treino na Academia de Futebol em 19/10/2021.

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira montou um time com o aparente esquema tático 4-3-3 com o Weverton fechando o nosso gol; Piquerez, na lateral esquerda e Marcos Rocha, na lateral direita; Luan e Gustavo Gómez, na zaga; Zé Rafael, Raphael Veiga e Felipe Melo, no meio campo;  no ataque, Dudu, Rony e Luiz Adriano. É um bom time, o Professor manteve praticamente o mesmo time que entrou em campo no último sábado contra o Inter, e que tem plenas condições de vencer o oponente de hoje.

O Jogo

O jogo começou bem acirrado, com ambos os times brigando pela posse de bola, e com o Vozão não dando moleza para o Verdão. Logo aos dois minutos, tivemos uma boa oportunidade, com o Dudu, que cruzou rasteiro a partir da linha de fundo, mas a zaga adversária conseguiu cortar a jogada! Apesar do Verdão tentar pressionar, o Vozão estava pressionando mais, chegando com uma frequência preocupante ao nosso campo defensivo! Se continuasse assim, o time cearense acabaria por abrir o placar no Castelão!

A situação seguiu desta forma, com o Verdão tendo uma boa chance aos 19 minutos, com o Rony partindo pela direita e finalizando, mas a bola explodiu na zaga! Aos 23 minutos, Zé Rafael avançou pela esquerda e rolou para Felipe Melo, que bateu de fora da área, mas a bola subiu demais! Já aos 30 minutos, o Verdão estava com maior posse de bola, mas isto não significava maiores chances de chegar ao campo defensivo adversário.

Aos 39 minutos, Rony ajeitou para o Veiga, que arriscou e bateu de longe, mas mandou para fora! Weverton se destacou, fazendo grandes defesas, aos 36 e aos 40 minutos! Não é à toa que é o goleiro da nossa seleção!

Já nos acréscimos, Zé Rafael cobrou falta e abriu o placar no Castelão! Fim do primeiro tempo: Vozão 0x1 Porco!

O Verdão voltou para o segundo tempo sem alterações. A segunda etapa começou muito parecida com a primeira, com o Vozão muito presente no campo defensivo alviverde! Aos 12 minutos, Rony partiu pela direita e rolou para Luiz Adriano, que bateu forte e mandou pro fundo do gol, mas o juiz marcou impedimento!

O Vozão seguiu pressionando, fazendo o nosso sistema defensivo trabalhar! Aos 21 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com a entrada de Deyverson e Breno Lopes, no lugar de Luiz Adriano e Rony. Como foi uma substituição de atacantes por outros atacantes, aparentemente manteve-se o mesmo esquema tático.

Aos 25 minutos, nova substituição, desta vez no nosso meio de campo, com a entrada de Gustavo Scarpa, no lugar de Raphael Veiga. E na sua primeira intervenção na partida, Scarpa cruzou para o Deyverson, que guardou no fundo do gol do Vozão! Placar: Vozão 0x2 Porco!

Aos 31 minutos, Scarpa rolou para o Breno, que finalizou e obrigou o goleiro Richard a fazer a defesa! As substituições deram um outro ritmo ao Verdão, que se tornou muito mais ofensivo, quando comparado ao que jogou no primeiro tempo! Apesar da pressão do Vozão, nosso sistema defensivo estava afiado, fazendo uma boa partida, e com o nosso Weverton fazendo excelentes defesas!

Aos 39 minutos, Breno Lopes recebeu pela direita e chutou para o gol, com a boa defesa do goleiro Richard! Aos 40 minutos, as nossas últimas substituições, com a entrada de Gabriel Veron e Danilo Barbosa, no lugar de Dudu e Zé Rafael. Aos 44 minutos, o Vozão conseguiu chegar ao nosso gol! Placar: Vozão 1×2 Porco!

Aos 48 minutos, Veron recebe na área e mandou para o fundo da rede, mas o árbitro marcou um impedimento absurdo! Claramente foi um gol legal, mas mais uma vez a arbitragem deixou a desejar! Fim de jogo no Castelão: Ceará 1×2 Palmeiras.

Embora tivesse ocorrido erros individuais, foi uma boa partida! O que mais me chamou a atenção, foram a manutenção do mesmo time base, e a forma como o Abel Ferreira fez as nossas substituições. Ao contrário de trocar “de baciada” como é seu costume, hoje o Professor fez substituições pontuais, sem mudar o esquema tático, permitindo que o time reagisse melhor às substituições. A meu ver, as substituições, de forma simples, servem para corrigir erros e mudar o ritmo da equipe, melhorando o desempenho e foi isso o que foi feito hoje, o Verdão ganhou com as substituições, como deve ser!

Voltaremos de Fortaleza com mais uma vitória na bagagem, com três pontos ganhos e na terceira posição na tabela do Brasileirão!

E tabu quebrado! Vitória no Castelão, depois de 24 anos!

Bora aproveitar o friozinho e dormir feliz!!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments