Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Palmeiras x Atlético-GO – Brasileirão

31ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Nosso Verdão segue firme, buscando se manter no G4 do Campeonato Brasileiro, e hoje recebe o Atlético-GO no Allianz Parque, em partida válida pela 31ª rodada da competição. Vindo embalado pelas cinco vitórias consecutivas, o Alviverde entrará em campo preparado para manter o bom momento que o time vem atravessando, e conta com o retrospecto de sete partidas de invencibilidade, desde a última derrota para o time goiano em 2012.

Esta será a nossa primeira partida no Allianz Parque depois da liberação da capacidade total de público da arena!

O elenco do Verdão treinou nos dias 8 e 9/11 na Academia de Futebol. O treino do dia 8 (segunda) mostrou a presença de reservas e Crias da Academia, mostrando que o Professor Abel Ferreira poupou os jogadores que atuaram contra o Santos no domingo (7), com exceção de Weverton. No treino de terça-feira (9), todo o elenco se apresentou.

Os jogadores Gabriel Menino e Willian, durante treinamento na Academia de Futebol em 08/11/2021.
Danilo Barboza e Raphael Veiga, durante treino na Academia de Futebol em 09/11/2021.

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira montou um time com um aparente esquema tático 4-4-2, com o Weverton, fechando o nosso gol; Victor Luís, na lateral esquerda e Marcos Rocha, na lateral direita; Benjamin Kuscevic e Luan, na zaga; Zé Rafael, Danilo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, no meio campo; Rony e Dudu no ataque. O Professor manteve a mesma formação que entrou em campo contra o Santos, com alterações na lateral esquerda e na zaga, com as ausências de Piquerez e Gustavo Gómez, ausentes para defender as seleções do Uruguai e do Paraguai. Podemos passar pelos goianos sem grandes problemas!

O Jogo

O Verdão já iniciou o jogo partindo pra cima e botando pressão no Dragão. Logo no primeiro minuto, Dudu recebeu de Rony e lançou para Veiga, mas a bola bateu na zaga adversária, rebateu em Veiga e saiu pela linha de fundo. Aos 8 minutos, Kuscevic cruzou na área para Rony, mas o goleiro Fernando Miguel se antecipou e conseguiu cortar a jogada. Pouco depois, Dudu recebeu passe de Scarpa na entrada da área e finalizou chutando ao gol, mas o goleiro fez a defesa!

Novamente da entrada da área Dudu bateu para o gol mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo! Aos 14 minutos, Scarpa recebeu lançamento de Weverton, avançou até a área e rolou para Veiga, que estava na meia lua, ajeitar e bater rasteiro no canto esquerdo do gol de Fernando Miguel, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1×0 Dragão!

O Verdão seguiu embalado, mantendo maior posse de bola e criando mais oportunidades. Aos 22 minutos, Victor Luís aproveitou uma sobra de bola após cobrança de escanteio e de fora da área bateu forte para o gol, mas a bola passou por cima da meta! Logo em seguida, aos 23 minutos, Rony fez um passe perfeito para Scarpa, que invadiu a área e finalizou, mas o goleiro fez a defesa!

Aos 32 minutos, o líder de assistências Scarpa cobrou falta na área, a bola encontrou Rony, que desviou de cabeça, Fernando Miguel ainda conseguiu tocar a bola mas não impediu que ela fosse para o fundo do gol, ampliando o placar no Allianz Parque! Porco 2×0 Dragão!

Aos 37 minutos, numa magnífica troca de passes entre os jogadores alviverdes, a bola chegou até Scarpa, que dominou e bateu de fora da área, mas a bola passou por cima da meta! Aos 42 minutos, quase ampliamos, com o Scarpa servindo Dudu, que cabeceou com perigo para o gol! Fim de primeiro tempo no Allianz Parque: Palmeiras 2×0 Atlético-GO.

Após o show do primeiro tempo, voltamos para a segunda etapa sem alterações na equipe. Aos 3 minutos, Dudu tocou para Scarpa, que estava no canto esquerdo da área, e que finalizou mas mandou a bola muito longe da meta! Com a vantagem no placar e mantendo maior posse de bola, o Verdão diminuiu um pouco o ritmo e passou a trocar passes, buscando construir jogadas.

Aos 15 minutos, Marcos Rocha cruzou para a área, a bola bateu no braço do zagueiro adversário e foi para fora. Após análise do VAR, o juiz marcou pênalti a favor do Palmeiras. Scarpa cobrou o pênalti e ampliou para o Verdão! Porco 3×0 Dragão!

Logo após o gol, que praticamente nos garantiu a vitória, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Breno Lopes e Patrick de Paula entrando em substituição a Raphael Veiga e Gustavo Scarpa. Ficou claro que o Professor passaria a poupar os nossos jogadores. Aos 24 minutos, mais substituições, com Luiz Adriano e Mayke entrando em substituição a Rony e Marcos Rocha.

Seguimos mantendo controle sobre o jogo e aos 31 minutos o Professor fez a nossa última substituição, com Renan entrando no lugar de Luan. A partir daqui, toda a nossa zaga e as laterais passaram a ser ocupadas por reservas! Aos 44 minutos, mesmo ainda dentro do tempo regulamentar, o rei dos acréscimos Breno Lopes aproveitou um rebote e marcou o seu gol na partida, ampliando o placar e sacramentando a goleada!

E assim terminou o jogo no Allianz Parque! Diante de quase vinte mil torcedores, o Verdão goleou o Atlético-GO, vencendo pelo placar de 4×0! Sexta vitória consecutiva!!

Foi uma linda partida! o Verdão mostrou que evoluiu muito na troca de passes e na construção de jogadas. Mostrou também que não é totalmente dependente de contra-ataques, podendo criar jogadas de outras formas. Vale destacar que mesmo com quase toda a nossa defesa ocupada por reservas, isto não significou aumento da pressão por parte dos goianos.

O quarteto de frente (Dudu, Rony, Veiga e Scarpa) está entrosadíssimo, e provavelmente esta formação será a que entrará em campo contra o Flamengo no dia 27. Mayke já voltou a atuar na lateral direita, que é a nossa grande preocupação para a partida da final da Libertadores, mas creio haver tempo para que ele possa recuperar o ritmo de jogo. Gabriel Menino que me perdoe, mas prefiro o Mayke atuando na lateral direita, que é função dele, mesmo retornando de lesão, do que o Menino improvisado! Não que Gabriel Menino seja um jogador ruim, apenas acho que não serve para esta posição!

Quero aproveitar e fazer um mea culpa em relação ao Luan. Sempre fui muito crítico dele, mas vejo que ele tem se esforçado e apresentado melhores resultados. Além disso, respeito a humildade dele, pois mesmo diante da avalanche de críticas que recebeu da torcida, muitas até exageradas e ofensivas, nunca se indispôs com a torcida ou fez qualquer queixa. Espero que continue se esforçando, e que eu não me arrependa deste pedido público de desculpas!

De resto, bora comemorar e dormir feliz, com a alma leve!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments