Opinião de um Palmeirense! 82: Palmeiras x Corinthians (Derby) – Paulistão 2022
Por Sander Souza @srsjoejp
Palmeiras x Corinthians – Derby – Paulistão 2022
6ª Rodada
Pré Jogo
Quando surge, galera palestrina!
O Palmeiras segue na luta por mais um título, e hoje joga o seu terceiro clássico em sequência, desta vez contra o Corinthians, no Derby válido pela 6ª rodada do Paulistão. A partida será realizada no Allianz Parque, e a torcida promete lotar a nossa casa e cantar e vibrar como só ela sabe!
Vindo das vitórias sobre o São Paulo (Choque-Rei) e sobre o Santos (Clássico da Saudade), ambas pelo placar de 1×0, o Verdão segue invicto no Campeonato Paulista e também na temporada 2022, com nove vitórias e três empates, e possui o melhor desempenho na competição estadual. Em relação ao Derby, o Verdão perdeu apenas um dos últimos oito que foram disputados, com quatro empates e três vitórias. Se vencer hoje, será a primeira vez que o Verdão superará seus três principais rivais estaduais em sequência, pelo Paulistão!
O Verdão se reapresentou na Academia de Futebol na terça-feira (15) e a novidade foi a presença de Gabriel Menino e Patrick de Paula, ambos em processo de transição física após sofrerem lesões. Foram realizados treinos técnicos envolvendo posicionamento nos passes e apoio nas triangulações, além de treinos de marcação, construção de jogadas e finalizações.
Na quarta-feira (16) o Verdão encerrou os treinos preparatórios na Academia de Futebol. Os jogadores assistiram a um vídeo tático sobre o Derby preparado pela comissão técnica e foram realizados treinos táticos, com ensaios de posicionamento e movimentação. Houve ainda treinos específicos para os setores de ataque e defesa e atividades recreativas.
Escalação
Para este clássico, o Professor Abel Ferreira não poderá contar com o Luan, que ainda se recupera de uma lesão na coxa e nem com o Mayke, que sofreu uma entorse no tornozelo no clássico contra o Santos. O Professor montou um time com o aparente esquema tático 4-3-3 com o Weverton fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Raphael Veiga e Danilo, no meio campo; Dudu, Rony e Gustavo Scarpa na linha de ataque. É a escalação esperada pela maioria dos comentaristas, e eu também esperava este time, sem surpresas. Até mesmo o Scarpa pela direita já era esperado. Temos plenas condições de enfrentar e vencer nossos arquirrivais, manter a nossa invencibilidade na temporada e alcançar a terceira vitória em três clássicos seguidos pelo Paulistão, feito inédito!
O Jogo
Com a nossa arena cheia, o clássico teve início com o Verdão se mostrando à vontade em casa! Os times foram pra cima um do outro, mas os gambás se mostraram bastante nervosos, cometendo muitos erros. Nossa primeira boa oportunidade veio aos 5 minutos com o Dudu, que avançou em velocidade após recuperar a bola no meio campo e na grande área cruzou mas a defesa corintiana cortou a jogada.
Aos 9 minutos, Weverton lançou Rony no campo de ataque, Dudu recebeu inversão de jogo e fez novo cruzamento rasteiro mas a zaga novamente cortou e mandou a bola para escanteio!
Aos 15 minutos, Dudu (de novo ele) tentou lançamento para a área e quase encobriu o Cássio! Zé Rafael pegou a sobra mas não conseguiu abrir o placar! Aos 25 minutos, após consulta ao VAR, o árbitro marcou pênalti confirmando falta de Gil em Danilo e deu o amarelo para o corintiano. Veiga foi para a cobrança e o resultado só podia ser mais um gol! 100% de aproveitamento!! Placar aberto no Allianz Parque!! Porco 1×0 Gambás!!
1ºT | ⏱ 28 min: A GENTE JÁ SABIA, ELE SÓ BATEU PORQUE A REGRA MANDA: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! VEIGA TIRA O ZERO DO PLACAR!#PALxCOR | 1×0#AvantiPalestra pic.twitter.com/n1tLTj0ury
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 18, 2022
O Verdão seguiu na pressão, e o Timão seguiu com um nervosismo extremo. Aos 35 minutos, Zé Rafael roubou a bola no campo de ataque e tocou para Rony, que perdeu a finalização e a chance de ampliar o placar! Após 4 minutos de acréscimos, o intenso e lindo primeiro tempo terminou no Allianz Parque! Palmeiras 1×0 Corinthians!
E o chororô da gambazada estava correndo solta! Ei Fabio Oliveira (@fabio_oliveira – Coluna Leste Inferior) chora menos, mano! Fomos superiores em campo!
Voltamos para a segunda etapa com o mesmo time. No início do segundo tempo não houve muitas mudanças em relação ao primeiro tempo, o Verdão seguiu na pressão e só não ampliou o placar porque Rony seguiu pecando nas finalizações e perdendo gols feitos. O Corinthians tentava reagir, mas o nervosismo atrapalhava.
Aos 13 minutos, Murilo cometeu falta em Roger Guedes na grande área, e o árbitro marcou pênalti para o Timão. O próprio Guedes cobrou e igualou o placar no Allianz Parque! Porco 1×1 Gambás!
A alegria dos adversários durou pouco. Aos 26 minutos, em cobrança de escanteio Scarpa cruzou na área e Rony subiu e desviou de cabeça com o Cássio espalmando e na sobra Danilo meteu um foguete e a bola foi para o fundo do gol corintiano! Jogo desempatado no Allianz Parque: Porco 2×1 Timão!
2ºT | ⏱ 26 min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É DA MINHA CRIA, TÁ? DANILO RECOLOCA O VERDÃO NA FRENTE DO PLACAR!#PALxCOR | 2×1#AvantiPalestra pic.twitter.com/4e0pZVlPSG
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 18, 2022
Após e desempate, o Timão seguiu buscando uma reação, mas o Verdão seguiu conseguindo se impor, anulando muitas das tentativas de ataque do alvinegro. Aos 35 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com a entrada de Breno Lopes e Gabriel Veron, em substituição a Gustavo Scarpa e Dudu. Aos 41 minutos novas substituições, com a entrada de Wesley e Jailson em substituição a Rony e Raphael Veiga.
Após 4 minutos de acréscimos, a partida chegou ao fim no Allianz Parque! Palmeiras 2×1 Corinthians.
Foi uma bela partida do Verdão! Bambis, Sardinhas e Gambás, três clássicos em sequência, três vitórias em sequência! O Palmeiras propôs o jogo e foi pra cima, não teve nada de retranca. Mais uma vez Abel Ferreira montou um time que conseguiu anular os adversários. Nosso português é melhor que o português dos outros!
A arbitragem deixou a desejar, com muitas falhas nas marcações de faltas. Lamentável!
O destaque da partida sem dúvida foi o Danilo! Que partida fez este garoto! Scarpa também esteve presente em várias jogadas e Dudu praticamente deu um baile em campo! Apesar de ser muito esforçado, e quanto a isto não há o que dizer, meu destaque negativo vai para o Rony, que falhou demais nas finalizações, perdendo gols que não deveria perder. Já escrevi isto em resenhas anteriores. Gosto do Rony, mas ele precisa melhorar muito nas finalizações!
Seguimos invictos na temporada! Bora abrir aquela Heineken esperta e comemorar esta vitória! Afinal, sobre os gambás a vitória é mais saborosa!
Antes que eu me esqueça: Chupa, Fabio!!
Até a próxima resenha e #AvantiPalestra
*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org