Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 85: Palmeiras x Red Bull Bragantino – Semifinal – Paulistão 2022

Por Sander Souza                                                                                                        Twitter: @srsjoejp                                                                       Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Red Bull Bragantino – Paulistão 2022

Semifinal

 

Pré Jogo

Quando surge, amigos palmeirenses!

Nosso amado Verdão segue firme na busca por mais um título paulista, e hoje receberá no Allianz Parque a equipe do Red Bull Bragantino, para partida válida pela semifinal do Paulistão. Vindo da vitória por 2×0 sobre o Ituano na partida das quartas de final realizada na última quarta-feira (23), o Verdão segue invicto na competição. Na temporada 2022 o Palmeiras também está invicto, com 11 vitórias e 4 empates.

Em relação ao Massa Bruta, nosso retrospecto é extremamente positivo: nos 50 jogos disputados entre as equipes, foram 29 vitórias do Verdão, dez empates e apenas 11 derrotas, com 83 gols marcados e 44 gols sofridos. Se for vencedor da partida de hoje, o Palmeiras disputará a sua terceira final seguida no Paulistão, feito inédito. E será também a terceira final de competição disputada neste ano, sendo a segunda da temporada 2022!

O maior campeão do Brasil se reapresentou na Academia de Futebol na quinta-feira (24) para iniciar a preparação para o importante jogo de hoje. Como é praxe, os jogadores que atuaram por mais tempo na partida contra o Ituano fizeram atividades regenerativas. Os demais jogadores foram a campo para um treino coletivo em campo reduzido, com a participação de diversas Crias da Academia.

Os jogadores Joaquín Piquerez, Jailson e Danilo (B/C), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

No dia seguinte (sexta-feira, 25/03) o Verdão concluiu o trabalho de preparação na Academia de Futebol com um trabalho técnico e tático. A equipe foi dividida em duas: enquanto uma parte aperfeiçoava movimentações defensivas com o auxiliar Carlos Martinho, outra aprimorou finalizações, construções de jogadas e ensaios específicos ofensivos com o também auxiliar Vitor Castanheira. Na parte final, os atletas treinaram ainda cobranças de faltas e pênaltis.

Os jogadores da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para esta importante partida, o Professor Abel Ferreira poderá contar novamente com o nosso xerifão Gustavo Gómez, que foi dispensado pela Federação Paraguaia após receber o segundo cartão amarelo e ficar impedido de jogar a próxima partida da seleção paraguaia. Deyverson também estará de volta após cumprir suspensão por ter recebido cartão vermelho. Porém, o Professor ainda não poderá com o nosso paredão Weverton, convocado pela seleção brasileira e nem com o zagueiro Kuscevic, convocado pela seleção do Chile. Nem com Danilo, que sentiu dores musculares e será poupado, e Luan, que ainda está se recuperando de lesão.

O nosso português montou um time com o aparente esquema tático 4-3-3 com o Marcelo Lomba fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Jailson e Raphael Veiga no meio campo. Gustavo Scarpa, Dudu e Rony na linha de ataque.

É praticamente o nosso time titular, apenas com as ausências de Weverton e Luan, que ainda se recupera de uma lesão na coxa esquerda. O Verdão tem condições de enfrentar e superar o Massa Bruta, até porque o time de Bragança Paulista estará desfalcado, pois seu principal jogador, Artur, sofreu uma lesão na coxa e estará fora desta partida. O retorno do nosso xerifão também nos dá maior segurança em relação à nossa defesa. Lomba tem feito boas partidas e tem plenas condições de fechar o nosso gol.

Como é um mata-mata, espero que nosso ataque esteja com a sua pontaria bem calibrada e que os erros de finalização sejam menos frequentes que nas partidas anteriores!

O Jogo

Assim a gente fica mal acostumado! Mal o jogo começou e o Verdão já chegou metendo pressão! Em jogada ensaiada de cobrança de escanteio aos dois minutos de jogo, Scarpa cruzou na área, Gómez recebeu e ajeitou para Murilo, que meteu de primeira no fundo do gol de Cleiton! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1×0 Massa Bruta!

Os Braga Boys não se intimidaram com o gol e partiram para o ataque! Já aos 4 minutos, Hyoran recebeu um passe em profundidade de Helinho e finalizou, fazendo Lomba fazer uma bela defesa!

A disputa estava boa! Aos 8 minutos, Dudu cruzou para Veiga na área, que bateu forte mas a bola explodiu na trave! Aos 14, Dudu foi lançado em profundidade no campo de ataque e rolou pra Scarpa, que mandou um foguete pro fundo do gol, mas foi assinalado o impedimento de Dudu! O Massa Bruta seguiu pressionando, num jogo bem equilibrado, e aos 18 minutos eles chegaram ao nosso gol! Placar igual no Allianz Parque: Porco 1×1 Massa Bruta!

O jogo seguiu cá e lá, com ambas as equipes criando jogadas e atacando sempre que possível. Aos 27 minutos mais uma boa oportunidade para o Verdão com Dudu, que recebeu bola longa e invadiu a área pela direita, cruzou para Scarpa que mandou para o gol mas a bola estufou a rede pelo lado de fora!

Aos 33 minutos, Veiga aproveitou abertura da zaga adversária e mandou um tiro pro gol, mas Cleiton conseguiu espalmar e mandar para escanteio! Poucos minutos depois, aos 39 minutos, Veiga avançou pela direita e tocou para a área, a bola encontrou Rony, que mandou de primeira para o fundo do gol! Placar desempatado no Allianz Parque! Porco 2×1 Massa Bruta!

Aos 42 minutos, Scarpa cobrou falta dentro da área e Gómez mandou para o fundo do gol ampliando o placar, mas o árbitro marcou mais um impedimento, desta vez do nosso xerifão! Após 4 minutos de acréscimos, terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Palmeiras 2×1 Red Bull Bragantino.

Fizemos um bom primeiro tempo. Após o segundo gol, os Braga Boys pareceram sentir a pressão e o Verdão passou a dominar mais a partida. Se não fossem os gols anulados, seriam 4 gols só no primeiro tempo. E ainda tem gente que diz que o Palmeiras é retranqueiro! Infelizmente Rony ainda pecou em finalizações, mas vou relevar por causa do seu empenho, velocidade e pelo gol feito.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no elenco. Logo no primeiro minuto, Rony foi parado por Léo Realpe enquanto avançava num contra-ataque, e o jogador adversário levou um cartão amarelo. Aos 3 minutos, boa oportunidade em cobrança de escanteio com Scarpa, que cruzou na área e Murilo desviou de cabeça mas mandou para fora!

Aos 17 minutos, Scarpa ajeitou de cabeça para Rony, que invadiu a área e bateu para fora! Pouco depois, aos 24 minutos, Luan Cândido arriscou de fora da área com um foguete e Lomba foi buscar no ângulo esquerdo, numa baita defesa!

Aos 32 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com a entrada de Wesley em substituição a Scarpa. O Massa Bruta estava demonstrando nervosismo e muitas faltas foram cometidas. O Verdão teve muitas oportunidades para liquidar a partida, mas como sempre pecava nas finalizações, e Rony esteve impedido por duas vezes!

Aos 39 minutos nova substituição, com Gabriel Veron entrando para substituir o Rony. Na sequência, Dudu aproveitou sobra de bola após cobrança de falta e bateu forte da entrada da área mas a bola passou por cima da meta!

Já próximo do fim do tempo regulamentar, em cruzamento para a área Wesley desviou mas mandou a bola na trave! Já nos acréscimos, aos 49 minutos, novas substituições, com Mayke e Atuesta entrando em substituição a Dudu e Raphael Veiga. Após cinco minutos de acréscimos, a partida foi encerrada no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 2×1 Red Bull Bragantino.

 

Estamos na final do Paulistão 2022!! Mais uma final sob o comando do nosso português, Abel Ferreira!

Foi um bom jogo! O primeiro tempo foi melhor, tanto que o resultado foi totalmente construído na primeira etapa. Dudu jogou muito e merecia ter marcado o seu gol. Lomba também fez ótimas defesas, se mostrando um goleiro de confiança. Rony ainda apresentou problemas que precisam ser corrigidos, como as falhas no posicionamento em campo e o afobamento com a bola nos pés, levando a erros grosseiros de finalização. A volta do nosso xerifão fez bem à nossa defesa, mas a falta de Danilo no meio campo foi perceptível.

Mas hoje é sábado, então bora abrir aquela Heineken esperta e comemorar, pois motivos não faltam! Abel Ferreira com contrato renovado até 2024 e vaga garantida em mais uma final, a terceira só neste ano e a nona sob o comando de Abel!

Bora comemorar, torcida que canta e vibra!

Chupa antis!!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja muito bem-vindo ao Vida Destra Esportes! A partir de agora um, novo portal de notícias esportivas, feito especialmente para você. Com notícias, resultados, opiniões e muito mais.