Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 87: Palmeiras x São Paulo (Choque-Rei) – Final – Paulistão 2022

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x São Paulo – Paulistão 2022

Final – Jogo 2

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Depois da derrota para o São Paulo no primeiro jogo da final do Paulistão, o Palmeiras entrará em campo hoje, no Allianz Parque, para tentar reverter a vantagem tricolor e conquistar a taça do Campeonato Paulista. Se alcançar a vitória, será a 24ª conquista de título do estadual mais antigo do país.

Até então invicto no Paulista e na temporada 2022, o Verdão perdeu a sua invencibilidade ao ser derrotado pelos trikas por 3×1 no Morumbi, na última quarta (30), numa partida marcada por um pênalti polêmico e por uma atuação pífia da equipe alviverde. Hoje, o Palmeiras precisará vencer por dois gols de diferença para que a decisão vá para os pênaltis.

O Verdão se reapresentou na manhã da quinta-feira (31) para dar início à sua preparação para este Choque-Rei decisivo. Como é de praxe, os jogadores que atuaram por mais tempo contra os trikas fizeram atividades regenerativas. Os demais fizeram atividades técnicas, acompanhados de Danilo e Kuscevic, que voltaram a integrar o elenco. Foram realizados treinos técnicos de posse de bola em campo reduzido e os goleiros fizeram treinos específicos com os preparadores de goleiros. Por último foi realizado um treino coletivo incluindo os goleiros.

Os jogadores Vanderlan e Mayke (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Nosso elenco voltou à Academia de Futebol na tarde de sexta-feira (1) para a realização de novo treino técnico. Em campo reduzido, os jogadores foram divididos em dois grupos e treinaram passes e marcação. Em seguida, ainda em campo reduzido, fizeram simulações de jogo.

Os jogadores Danilo, Renan e Gabriel Veron e o fisiologista Rudy Pracidelli (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Verdão encerrou a sua preparação na manhã de ontem (sábado, 02/04). Os jogadores assistiram a um vídeo preparado pela comissão técnica e depois foram a campo para treinos táticos. Divididos em duas equipes, os jogadores ensaiaram posicionamento e movimentações, entre outros aspectos. Na sequência, os jogadores ensaiaram bolas paradas e cobranças de pênaltis.

O jogador Gabriel Menino, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para o Choque-Rei decisivo, o Professor Abel Ferreira poderá contar novamente com Danilo, que se recuperou de um trauma na coxa esquerda, e Kuscevic, que foi escalado pela seleção chilena para partidas pelas eliminatórias da Copa do Catar. Luan é o único titular que ainda está afastado, se recuperando de lesão.

Desta forma, com praticamente todo o plantel à sua disposição, o Professor montou um time no aparente esquema tático 4-3-3, com o Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga no meio-campo; Gustavo Scarpa, Dudu e Rony na linha de ataque. Este time já provou o seu valor e é perfeitamente capaz de entrar em campo e fazer os três gols necessários para a nossa vitória no tempo normal, ao mesmo tempo que segura os trikas e impede que o adversário chegue ao nosso gol. Eu só achava que Kuscevic entraria como titular no lugar de Murilo! Mas vamos lá!

O Jogo

Nossa torcida compareceu em peso no Allianz Parque, para incentivar nosso Verdão e mesmo com o palco armado no gol norte a torcida ocupou em peso aquele setor e acompanhou o jogo pelos telões disponibilizados pelo Palmeiras.

O Verdão foi pra cima e nossa primeira boa oportunidade veio aos 2 minutos, Scarpa cobrou escanteio e alçou na área para Rony, que dividiu com o goleiro mas não conseguiu finalizar.

Aos 7 minutos, em uma sobra de bola Danilo arriscou para o gol e a bola desviou no adversário e o VAR chamou o árbitro Raphael Claus para revisar o lance. Foi muito parecido com o pênalti marcado no primeiro jogo no lance envolvendo o Marcos Rocha. Após revisar pelo VAR, Klaus deu apenas escanteio.

O Verdão até estava criando boas jogadas, mas a qualquer pretexto os trikas enrolavam e ganhavam tempo. Aos 18 minutos, o Verdão meteu um ataque fulminante contra a defesa tricolor com Scarpa e Danilo, três vezes a bola bateu na zaga antes que o Jandrei conseguisse fazer a defesa e a zaga afastasse o perigo!

Aos 20 minutos, Zé Rafael avançava bonito no setor defensivo quando foi parado por uma falta duríssima. Na cobrança da falta a bola desviou na barreira e foi para escanteio. E na cobrança do escanteio a bola encontrou Danilo, que empurrou com perfeição para o gol, abrindo placar no Allianz Parque!! Porco 1×0 Trikas!!

Aos 27 minutos, Zé Rafael bateu forte do meio da área, a bola bateu na trave e entrou, ampliando o placar no Allianz Parque! Porco 2×0 Trikas!

Com este resultado, acabou a vantagem dos trikas. No placar agregado, as equipes estão empatadas, e se o resultado permanecer a partida será decidida nos pênaltis.

Aos 34 minutos, Rony sentiu um desconforto na coxa e precisou ser substituído pelo Gabriel Veron. O Verdão estava pressionando bastante os trikas, mostrando que queria evitar que a partida fosse para os pênaltis.

Aos 46 minutos, nos acréscimos, em cobrança de escanteio Scarpa quase fez um gol olímpico! Após 5 minutos de acréscimos, Raphael Claus pediu a bola e encerrou o primeiro tempo no Allianz Parque. Palmeiras 2×0 São Paulo.

O Verdão apresentou um grande volume de jogo no primeiro tempo e soube aproveitar o fato das linhas são paulinas estarem adiantadas, dando espaço para o ataque alviverde. Ficou claro que os trikas estavam acomodados pelo fato de iniciarem o jogo em vantagem e o empate alviverde abalou psicologicamente os jogadores tricolores no primeiro tempo. O Palmeiras soube aproveitar a vantagem psicológica de jogar em casa e se impôs. Este é o Palmeiras que eu gosto de ver atuando em campo!

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time, além da substituição de Rony.

Voltamos com a mesma intensidade, metendo pressão sobre os trikas e já aos dois minutos Dudu e Veiga fizeram linda tabela e Dudu tocou de calcanhar para Veiga, que finalizou de carrinho para o fundo do gol de Jandrei, que nada pôde fazer, a não ser assistir a bola entrar e ampliando o placar no Allianz Parque! Porco 3×0 Trikas!!

Aos 11 minutos, um baita susto, com uma trombada entre Gómez e Calleri, que disputavam uma bola e bateram cabeça com cabeça quando subiram pra tentar cabecear. Gómez se recuperou, graças a Deus! Pouco depois, o Professor fez nova substituição, com Jorge entrando em substituição a Piquerez.

Mesmo com os três gols, o Verdão permaneceu pressionando o tricolor, que seguia desarticulado em campo! A marcação alviverde conseguiu anular os jogadores do trikas, que não conseguiam construir jogadas e tiveram poucas chances para chegar ao nosso gol.

Aos 36 minutos, Zé Rafael roubou a bola e encontrou Veiga no lado esquerdo da área, que recebeu e finalizou mandando a bola no lado direito do gol tricolor! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 4×0 Trikas!

Após o gol, Claus deu cartão amarelo para Veiga, por “comemoração excessiva” É mole isso?

Aos 41 minutos, o Professor fez novas substituições, com Wesley e Mayke entrando em substituição a Scarpa e Dudu. Após 4 minutos de acréscimos, a partida foi encerrada no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 4×0 São Paulo! E o Palmeiras sagrou-se campeão paulista de 2022, com o placar agregado de 5×3!!

Que jogo, meus amigos! Foi um verdadeiro massacre! O São Paulo não entrou em campo! Falando francamente, eu apostei num resultado de 3×0, que eu achava difícil de ser atingido, e o Verdão me mostrou que quando entra em campo inspirado e com sangue nos olhos pode atropelar qualquer adversário! Copinha, vice-mundial, Recopa e Paulistão, o ano de 2022 promete!

Destaques foram Dudu, Scarpa, Danilo e Veiga! E realmente o time funciona de outra forma com o Danilo presente!! Veron também fez uma ótima partida e até Zé Rafael jogou bem hoje! Espero que Rony não tenha sofrido nada grave, até este momento não sei a gravidade do que aconteceu!

Bora abrir muitas Heineken e comemorar mais um título conquistado neste 2022! E daqui a pouco, na quarta-feira (6), já estreamos na Copa Libertadores, contra o Deportivo Tachira! Vida de time copeiro é assim mesmo!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja muito bem-vindo ao Vida Destra Esportes! A partir de agora um, novo portal de notícias esportivas, feito especialmente para você. Com notícias, resultados, opiniões e muito mais.