Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Deportivo Táchira x Palmeiras – Libertadores

Fase de Grupos

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Após conquistar o Campeonato Paulista de 2022 de forma espetacular, o Palmeiras virou a chave e hoje dá início à luta por mais uma taça da Copa Libertadores. Atual bicampeão e detentor de três títulos continentais, o Verdão busca a sua terceira vitória consecutiva na competição e hoje está na Venezuela, na cidade de San Cristóbal, onde enfrentará o Deportivo Táchira em nossa estreia na Libertadores.

Apenas três dias após a vitória acachapante sobre o São Paulo, o Palmeiras enfrentará o Táchira pela quinta vez na história. Nos quatro confrontos anteriores, o Verdão foi o vencedor e no retrospecto geral contra times venezuelanos, o Verdão tem 100% de aproveitamento: até hoje foram 13 enfrentamentos, todos vencidos pelo Palmeiras.

O maior campeão do Brasil se reapresentou na tarde de segunda-feira (4) na Academia de Futebol para dar início à preparação para esta partida. Como é praxe, os jogadores que atuaram por mais tempo na partida contra os trikas fizeram trabalhos regenerativos. Os demais atletas foram a campo para um treino de enfrentamentos de nove contra nove em campo reduzido comandado pela comissão portuguesa.

O jogador Mayke, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Ontem (5) o Palmeiras treinou na parte da manhã, antes do embarque para a Venezuela. A atividade foi realizada às 7h, já que a delegação embarcaria ainda pela manhã. O Professor Abel Ferreira e sua comissão comandaram treinos técnicos e táticos no gramado. O primeiro trabalho exercitou a troca de passes e a marcação em campo reduzido. Em seguida, o Professor separou dois times no gramado e orientou o posicionamento e a construção de jogo, entre outros aspectos, pensando no duelo com os venezuelanos.

O jogador Jorge, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para nossa partida de estreia na Libertadores, não poderemos contar com o Professor Abel Ferreira no comando do time, por ter sido suspenso no jogo da Recopa Sul Americana. Nosso time será comandado pelo auxiliar técnico João Martins.

O Professor não poderá contar com o Rony, que sofreu um trauma no joelho na partida contra os trikas e Piquerez, que sofreu uma lesão no ombro. Luan continua afastado tratando uma lesão na coxa. E é esperado que muitos titulares sejam poupados.

O Verdão estreia na Libertadores com o seguinte time: Weverton, fechando o nosso gol; Jorge na lateral esquerda e Mayke na lateral direita; Kuscevic e Gustavo Gómez na zaga; Atuesta, Jailson e Raphael Veiga no meio campo; Wesley, Dudu e Gabriel Veron na linha de ataque. Time organizado num aparente esquema tático 4-3-3.

Time com predominância de reservas e Crias da Academia, apenas com Weverton, Gómez, Veiga e Dudu do time principal. Sem querer desmerecer o time venezuelano, mas nossa equipe tem plenas condições de enfrentar e vencer sem sustos.

O Jogo

O Palmeiras aparentemente entrou em campo com a mesma energia da final contra os trikas. Já aos dois minutos, Dudu recebeu na área e bateu de primeira para o gol mas a bola saiu pela linha de fundo! O time venezuelano estava se mostrando bem amador, cometendo faltas duras, como a que sofreu o Jailson aos 6 minutos.

Aos 7 minutos, Dudu aproveitou sobra de bola na área e mandou a bola pro fundo do gol venezuelano! Placar aberto no estádio Pueblo Nuevo e nosso primeiro gol nesta edição da Libertadores! Deportivo Táchira 0x1 Palmeiras!

Após nosso gol de estreia, tivemos uma boa oportunidade aos 21 minutos, com Dudu recebendo lançamento pela direita e tocando para Wesley na pequena área mas a defesa adversária conseguiu cortar e mandar a bola pra escanteio. Na sequência Veron ficou com a sobra e bateu para o gol mas a bola foi para fora!

Pouco depois, aos 25 minutos, boa chance com Dudu cobrando escanteio cruzando pra área e Kuscevic subindo no terceiro andar e cabeceando, mandando a bola no travessão! Aos 36 minutos, Veiga bateu da entrada da área sem chance de defesa para o goleiro Varela! Placar ampliado na Venezuela! Deportivo 0x2 Palmeiras!

Aos 38 minutos, Dudu avançou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro mas o goleiro conseguiu fazer a defesa! No minuto seguinte Jailson ficou com sobra de bola e finalizou mas a bola passou por cima da meta!

Aos 43 minutos quase ampliamos o placar, numa linda troca de passes entre Mayke, Veiga e Veron! Após 3 minutos de acréscimos, o primeiro tempo terminou no Pueblo Nuevo! Deportivo Táchira 0x2 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa e logo no primeiro minuto João Martins fez a nossa primeira substituição, com a entrada de Rafael Navarro no lugar de Gabriel Veron. Mal a substituição tinha sido concluída e já tínhamos uma boa oportunidade com o Wesley, que recebeu a bola na grande área, girou se livrando da marcação e bateu forte mas a bola saiu pela linha de fundo!

Num jogo movimentado, aos 3 minutos Navarro recebeu lançamento próximo da área e finalizou para as redes! Na nossa estreia na Liberta, Navarro fez o seu primeiro gol com o nosso manto! Deportivo Táchira 0x3 Palmeiras!

Aos 8 minutos, novamente ele: bola alçada na área, Navarro desvia de cabeça e guarda mais um no fundo do gol de Varela! Placar ampliado em San Cristóbal: Deportivo Táchira 0x4 Palmeiras!

Com a folga no placar, João Martins fez novas substituições, com Gabriel Menino, Giovani e Breno Lopes entrando em substituição a Raphael Veiga, Dudu e Wesley. Aos 21 minutos, Giovani rabiscou bonito, deixou os adversários tontos enquanto avançava pela direita e bateu cruzado mas a bola não entrou!

O jogo estava seguindo leve e sob pleno controle alviverde, e aos 26 minutos Jailson, que já estava amarelado, teve uma atitude infantil ao parar um contra-ataque com uma falta e acabou expulso ao receber o segundo cartão amarelo. Foi desnecessário e lamentável, Jailson!

Aos 36 minutos, nova substituição, com o trem Zé Rafael entrando no lugar de Atuesta. Aos 41 minutos o trem Zé Rafael sofreu falta e na cobrança Gabriel Menino bateu direto pro gol mas o goleiro fez a defesa! Após 4 minutos de acréscimos, jogo encerrado na Venezuela! Deportivo Táchira 0x4 Palmeiras.

Que estreia, meus amigos! Digna de um bicampeão e com direito a dois gols de Navarro, que desencantou e marcou seus primeiros tentos com nosso manto! Jogando com Dudu e Veiga, Navarro foi bem servido e assim pôde mostrar serviço! Começamos nossa trajetória rumo à glória eterna com o pé direito!!

Gostei da atuação dos nossos reservas e será interessante aproveitar essas partidas mais tranquilas para dar oportunidades para nossos reservas e para as Crias! Foi um jogo leve, praticamente com ritmo de treino, e eu tinha apostado num placar de 2×0, pois acreditava que os venezuelanos fossem nos dar mais trabalho. O Verdão me surpreendeu, e nosso elenco trabalhou bem!

Destaques para o Navarro, Dudu, Veron e Veiga. E deixando claro que os demais também tiveram boas atuações!

Hoje não tem Heineken, mas com certeza vou dormir leve, satisfeito com mais uma vitória do nosso amado Verdão!!

Sábado (9) estrearemos no Brasileirão contra o Ceará jogando em casa!

Até a próxima!!!

 

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments