Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Juazeirense x Palmeiras – Copa do Brasil 2022

3ª Fase – Jogo de Volta

 

Pré Jogo

 

Quando surge, galera palestrina!

Com a chave virada mais uma vez, o Verdão volta a sua atenção para a Copa do Brasil e hoje está em Londrina (PR), onde enfrentará a equipe da Juazeirense no Estádio do Café, no jogo de volta válido pela 3ª fase da competição.

Vindo do empate em 1×1 com o Fluminense, pelo Brasileirão, no último domingo (8), o Verdão busca garantir hoje a sua classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. O Maior Campeão do Brasil jamais perdeu um jogo no Estádio do Café – no total, foram dez partidas, com nove vitórias e um empate (justamente o duelo mais recente, por 1 a 1, contra o Paraná Clube, pelo Brasileiro de 2018). Em 1984, inclusive, conquistou um título no local: o ‘Torneio Cinquentenário de Londrina’.

O Palmeiras enfrentou a Juazeirense-BA apenas uma vez na história, justamente no jogo de ida, vencido por 2 a 1, na Arena Barueri. E contra times baianos no geral, o retrospecto é amplamente favorável: 109 jogos, 58 vitórias, 32 empates e 19 derrotas, 190 gols marcados e 116 gols sofridos. Além disso, está invicto há 13 jogos contra equipes da Bahia – sete vitórias e seis empates, sendo a última derrota em 2017.

Preparação

Após o empate com o Fluminense no domingo (8), o Verdão se reapresentou na Academia de Futebol na manhã de segunda-feira (9). Como é praxe no processo de recuperação dos nossos atletas, os jogadores que atuaram por mais tempo contra o Tricolor Carioca fizeram trabalhos regenerativos. Os demais foram ao gramado para atividades técnicas em campo reduzido. O Professor Abel Ferreira e sua comissão trabalharam posse de bola, marcação e finalizações, entre outros aspectos do jogo.

O atacante Gabriel Veron e o zagueiro Luan foram as principais novidades no campo e participaram de parte das atividades integrados ao elenco. Ambos seguem cronograma especial de recondicionamento físico após recuperarem-se de um edema na coxa esquerda e de uma lesão na coxa esquerda, respectivamente.

O jogador Luan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Verdão encerrou a sua preparação na manhã de terça-feira (10) na Academia de Futebol. Assim como nesta segunda (09), o atacante Gabriel Veron e o zagueiro Luan participaram de parte das atividades integrados ao elenco.

O Professor Abel Ferreira comandou atividades táticas em preparação à partida de hoje. Com dois times em campo, o grupo ensaiou saídas de bola, construção de jogadas e transições, entre outros aspectos. Em seguida, em atividade técnica, parte do elenco trabalhou finalizações.

Os jogadores da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

O Professor Abel Ferreira não pode contar com os seguintes jogadores para esta partida: Luan (transição física), Gabriel Veron (transição física), Jailson (lesão no joelho direito), Piquerez (lesão na coxa direita), Wesley (Covid-19) e Giovani (entorse no tornozelo direito).

O Verdão entrará em campo com praticamente todo o nosso time titular, com o Weverton fechando o nosso gol; Jorge na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga no meio campo; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu na linha de ataque. Time organizado num aparente esquema tático inicial 4-2-3-1. Creio que após o aprendizado na partida de ida, o Professor conseguirá armar taticamente nosso Verdão para que passe com tranquilidade pela Juazeirense, sem as dificuldades vistas no primeiro jogo.

O Jogo

Num Estádio do Café lotado pelos palmeirenses da região de Londrina, o Verdão iniciou a partida já indo pra cima da Juazeirense, naquela já tradicional pressão inicial feita pelo Palmeiras para garantir o placar o quanto antes. Lembrando que pelo placar agregado, se empatasse o Verdão garantiria a vaga nas oitavas.

Já aos dois minutos, nossa primeira chance de gol, com o Dudu chutando colocado mas com a bola batendo na trave! Seguimos com boa posse de bola e buscando construir jogadas no ataque e aos 13 minutos Danilo tocou com perfeição para o Rony na área, que desviou de cabeça e mandou por cima da meta!

Seguindo buscando pressionar o time baiano, aos 18 minutos Scarpa conseguiu recuperar a bola no campo de ataque, finalizou mas mandou para fora! Aos 29 minutos, o xerifão Gómez cruzou na área e Rony desviou de cabeça e mais uma vez mandou a bola pra fora!

Aos 32 minutos, Dudu rolou para Danilo, que arriscou de longe levando perigo ao gol adversário. Aos 41 minutos, Scarpa cruzou na área, o goleiro Rodrigo Calaça defendeu mas no rebote Danilo bateu direto para o fundo do gol! Placar aberto no Estádio do Café! Juazeirense 0x1 Palmeiras!

Após apenas um minuto de acréscimo, o juiz Bruno Arleu de Araujo encerrou o primeiro tempo. Juazeirense 0x1 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no nosso time. O Verdão, porém, voltou mais apático! Com o nosso gol e a vantagem no placar agregado, era esperado que a Juazeirense voltasse mais ofensiva. E foi o que aconteceu: aos 5 minutos a equipe baiana chegou ao nosso gol e diminuiu a nossa vantagem! Juazeirense 1×1 Palmeiras.

Aos 8 minutos, o Rony recebeu e tentou uma bicicleta mas não marcou! Essa mania do Rony ficar fazendo firulas na finalização e perdendo gols fáceis está irritante! Seguimos tentando pressionar mas a Juazeirense foi mostrando cada vez mais confiança no jogo. Aos 12 minutos quase ampliamos o placar numa cobrança de falta, com o Scarpa chutando e obrigando Calaça a fazer a defesa!

No início do segundo tempo praticamente não vi Dudu atuando em campo! Veiga se mostrava abatido e embora estivesse se esforçando, não estava jogando com a leveza e tranquilidade costumeiras.

Aos 31 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com a entrada de Rafael Navarro e Atuesta em substituição a Rony e Zé Rafael. Aos 34 minutos, o juiz assinalou pênalti a favor do Verdão e adivinhem quem foi para a cobrança? Ele, é claro! O terror dos goleiros, Raphael Veiga! E o resultado não poderia ser outro: placar ampliado no Estádio do Café! Juazeirense 1×2 Palmeiras!

Após o gol alviverde, o Professor fez mais duas substituições, com o Breno Lopes e o Gabriel Menino entrando em substituição a Dudu e Raphael Veiga. Administramos o resultado nos minutos finais e após 4 minutos de acréscimos, a partida terminou no Estádio do Café, em Londrina! Verdão classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil! Placar final: Juazeirense 1×2 Palmeiras. Placar agregado: Juazeirense 2×4 Palmeiras.

Foi mais um jogo truncado por causa da retranca da Juazeirense, o que de certa forma já era esperado. Jogar com times pequenos tem disso. A equipe baiana surpreendeu ao conseguir anular muitas das nossas jogadas e deu muito trabalho, se considerarmos que se trata de um time da quarta divisão jogando contra o nosso time principal. Eu esperava certa dificuldade, devido ao jogo de ida, mas não tanta, e quase acertei o placar no bolão, pois cravei 2×0.

Já está ficando irritante os gols perdidos pelo Rony. E me irrito muito porque são perdidos, na maioria das vezes, por conta das suas firulas. Todo jogo agora ele tem que tentar um gol de bicicleta! Pra que essa obsessão? E o que dizer de Jorge e Navarro?

Vou focar na nossa classificação para as oitavas e nem vou me concentrar em cornetar certos jogadores!

Por ser ainda quarta-feira, nem pensar em Heineken hoje!

Amanhã, quinta-feira (12), às 20:00, estarei participando de mais uma Live dos Parceiros, no canal do Visão Alviverde no YouTube, não percam!

Nosso próximo compromisso é no sábado (14) contra o Red Bull Bragantino, pela 6ª rodada do Brasileirão.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments