Hoje eu recebi de uma amiga a seguinte mensagem: “Para você que dizia, aos quatro ventos, que a Lavajato era patrimônio do Brasil, veja essas notícias. Elas são do ano passado, mas dão uma dica de como funciona a vaidade de alguns dentro dos órgãos públicos, em especial, dentro dessa operação”.
Abri a notícia, a contragosto, pois não aprecio jornais e revistas da mídia podre, e o assunto era a contratação por um procurador da Lavajato de Curitiba de uma empresa, para fazer um outdoor com a imagem em que os membros dessa operação aparecem enfileirados, realmente enaltecendo as criaturas.
Somente até esse ponto já dá para ficar bem com a pulga atrás da orelha, porque parece que rolou um ciúme dos outdoors espalhados no Brasil a favor do projeto anticrime, que geralmente traziam a imagem do ex-juiz Moro. Mas o problema parece que não foi somente inveja. A notícia traz também que o referido procurador usou o nome e os dados pessoais de um músico gospel, sem o conhecimento deste, para fazer essa engenhosa contratação.
Os advogados que me respondam: pode isso? Será que a vaidade desse povo subiu tanto à cabeça que explodiu seus cérebros? Deve haver nas leis algum nome para essa atitude, falsidade não sei o quê, fraude não sei das quantas, mas o que sei é que não é uma ação corriqueira de membros do Ministério Público brasileiro. Pelo menos, dos que não são “heróis”.
Juntamente com a notícia veio uma suposta conversa entre os membros desse grupo da Lavajato de Curitiba. O santo de alguns por aí, Dallagnol, explica aos outros que esse caso será abafado, que o procurador assumiu que contratou a empresa, mas que tirou uma licença para tratar da saúde (os doentes que me perdoem, mas nessas horas esse povo adoece quase que imediatamente; é só ser pego no pulo, que a doença ataca), que é para todos terem cuidado de não comentar, não bater com a língua nos dentes.
Os outros concordam, é claro, falaram que deveria haver sigilo total: não contem nem para os mais íntimos, etc. Mas o que me chamou a atenção foi a observação de uma mulher do grupo que diz para todos terem cuidado com os servidores, com o que falam na frente deles, pois alguns estão curiosos, fazendo perguntas. É engraçado como esses insanos se acham superiores. Os servidores, o povo, essa gente que não está no mesmo pedestal que nós não merecem saber. Erramos, ou melhor, descobriram nosso pecado, mas vamos guardar em segredo absoluto, afinal, estamos acima do bem e do mal e não podemos ser expostos. Os seres comuns, quando erram, devem pagar; nós, não.
Agradeci à minha amiga e lhe disse: eu errei, eu não deveria ter confiado tanto e ter exaltado tanto uma operação que envolve milhares de seres humanos. Deveria ter desconfiado que só havia “heróis” na Lavajato de Curitiba, mesmo sabendo que milhares de outros membros e servidores do Ministério Público, da Justiça, da Receita Federal, da Polícia Federal e de outros órgãos também trabalharam dia e noite para esclarecer o que afligia a Nação brasileira. Mas, há algum tempo, venho juntando os pedacinhos: como pode, por exemplo, procuradores e juízes que ficaram famosos com essa operação usar essa visibilidade para vender cursos, palestras, livros de esposas e Deus sabe o que mais?
Na época, ávidos por justiça contra o PT, ficamos cegos para o fato gritante de não haver envolvimento sério de outros partidos também tão culpados quanto os vermelhos. Fizemos vista grossa para a declaração que Moro deu nos Estados Unidos, por ocasião de uma palestra, em que vergonhosamente afirma que o PSDB e o PT eram rivais, portanto, não fazia sentido ter pessoas do PSDB envolvidas nas falcatruas do PT. É mole?
Quais segredos mais a Lavajato esconde? O que mais foi abafado? A Lei de Abuso de Autoridade foi tão prejudicial ao Brasil, mesmo? Será? Eu quero saber os segredos da Lavajato, temos o direito de total transparência. Ou esta só necessária para alguns? Fizemos papel de bobos durante todo esse tempo. Essa é a resposta mais acertada.
Acho que chegou a hora de fazer a Lavajato da Lavajato. Quem fez tudo corretamente não tem o que temer. Quem selecionou quem seria processado e preso deve explicar o porquê disso. Se houve motivação política para a Lavajato ir adiante apenas em alguns pontos, temos o direito de saber. Mesmo porque, já que nem tudo são flores, as afirmações do ex-juiz Moro que serão colhidas hoje pela Polícia Federal poderão ser bastante SELETIVAS também. E nesse caso, não aceitaremos calados.
Lembrando aos patriotas que haverá manifestação hoje e amanhã. O Brasil conta com vocês. Vamos agir antes que seja tarde demais.
Gogol, para Vida Destra, 02/05/2.020.
Atualmente sem redes sociais, fique a vontade para responder e interagir com o autor nos comentários do artigo.
Esse artigo só veio reforçar: precisamos do povo nas ruas!
Sim, amigo. Que as pessoas usem máscaras, tomem as precauções necessárias, mas não se acorvadem por causa do terror imposto por quem não pensa no Brasil. Esta pode ser a nossa última chance. A última chance de quem não quer que o mal vença. Ele já fez estragos demais no nosso país. Chega!
Gogol, sua atitude é de um verdadeiro conservador.
Atônito, diante da verdade constrangedora, mas lúcido para fazer uma autocrítica que muitos de nós fizemos: por quê em nossa ira contra um inimigo real, não usamos critérios – ainda que não quanto à operação em si – mas pelo menos aos outros tantos partidos envolvidos? E sobre Moro ao assumir o Ministério? Por que não pesquisamos?
Lições aprendidas e amadurecidas. Obrigado por nos fazer crescer mais um pouco.
Olho vivo. Vamos às ruas!
Amigo, vivendo e aprendendo a jogar. Espero que os trabalhos da Lavajato sejam redirecionados a outros operadores que não estejam já como donos dessa operação. Jogar com baralho viciado é promover o ganho de desonestos.
Parabéns pelo seu artigo meu amigo! De fato, quando usamos apenas as lentes da emoções, somos induzidos a cometer equívocos. Foi o que ocorreu conosco no caso de Moro. No justo anseio de fazer o pt pagar pelos seus crimes, fomos levados à idealizar a Lava Jato como sendo composto por seres iluminados, totalmente imunes à soberba, ao orgulho, aos apelos do poder. Esse foi um erro. Felizmente, a Verdade está mostrando tudo às claras e os santos do pau oco sendo desmacarados.
Sim, meu amigo! A verdade não fica escondida por muito tempo. Principalmente quando a ganância é exagerada, o ganancioso mete os pés pelas mãos.
Nunca pensei desta forma, mas analisando friamente…a confiança cega foi um erro, tomara que possamos consertar e nunca desistir de lutar pela nossa Nação.
Vamos continuar firmes, minha amiga! Um grande abraço!
O Moro ao que parece deu o pontapé inicial para a Lava Jato da Lava Jato. O Brasil precisa e merece.
Sim, procure os depoimentos de Hermes Magnus, @hfmagnus5 . São estarrecedores. Dentro dos órgãos públicos, criaram-se verdadeiros grupos mafiosos. Um grande abraço!
No excelente artigo de Gogol sobre os Segredos da Lavajato, em específico o outdoor, devemos ampliar as pesquisas para as penalidades aplicadas à Petrobras, que seriam revertidas a um Fundo em favor da Lavajato. Onde este dinheiro foi parar?
Amigo, é coisa demais. Quem procurar vai encontrar uma teia de crimes que nem foram investigados, mas que deveriam ter sido. Havia, sim, uma seletividade nas investigações. O Poder Judiciário tem obrigação de averiguar tudo e trocar os dados viciados.
oie
Olá, amiga!
Nada a acrescentar! Artigo e comentários q retratam a nossa mea culpa e nos faz refletir pra não cairmos na “cilada” q nos mesmos criamos. Endeusamos personagens a ponto d embaçar nossa visão mais realista e abrangente da situação.
Espero q tenhamos aprendido a dura lição!
Esclarecedor! realmente acho que ficamos embriagados pelas aparencias!