O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 0,9% no segundo trimestre em relação ao mesmo período em 2021, sofrendo assim a segunda queda trimestral consecutiva, como consequência da crise global decorrente da guerra na Ucrânia e de uma inflação galopante.
Os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Escritório de Análises Econômicas (BEA) apontam o que é tradicionalmente considerado uma recessão técnica. O diagnóstico, no entanto, não é compartilhado pelo governo americano, que não acredita que o país esteja em um cenário recessivo, devido à robustez de sua economia.
Fed eleva juros em 0,75 ponto pela 2ª vez em 2 meses
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou na quarta-feira (27) um aumento de 0,75 ponto na taxa de juros oficial – o segundo nos últimos dois meses – como uma tentativa de conter a inflação galopante no país.
Com esse aumento, que já era esperado por analistas do mercado e é o quarto desde que o Fed começou o atual ciclo de alta dos juros, em março, a taxa oficial da maior economia do mundo está agora em uma faixa de 2,25% a 2,5%.
Presidente do Fed diz não crer que EUA estejam em recessão
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse ontem não acreditar que a economia dos Estados Unidos esteja em recessão, mas esclareceu que não viu os números do Produto Interno Bruto (PIB) que seriam divulgados hoje.
“Não creio que seja provável que a economia dos EUA esteja em recessão neste momento”, disse o presidente do banco central americano durante sua entrevista coletiva para explicar o aumento de 0,75 ponto na taxa de juros oficial anunciado ontem.
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento
*Fonte: Agência EFE
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!