O tema democracia está em alta no país! Acho que desde a redemocratização, nunca se falou tanto em ameaças à democracia brasileira, como se está falando agora! Porém, como mencionei em meu artigo anterior, nossa elite política tem um conceito próprio do que seja democracia, e do papel do povo dentro dela. Já ficou claro que, para esta elite política, o papel do povo num regime democrático se resume a ir às urnas de tempos em tempos para referendar o sistema político no poder. Eleições, no Brasil, ainda não significam renovação e participação popular efetiva. Contudo, desde as eleições presidenciais de 2018, a população brasileira vem dando mostras constantes que não só não concorda com a definição de democracia aceita pela elite política, como quer exercer o papel a que tem direito dentro do nosso regime democrático.
Mas se a população exercer de fato o seu papel dentro do regime democrático no qual vivemos, ela baterá de frente com os interesses da elite que ainda se encastela nas nossas instituições. É o que vemos acontecer neste momento! Quando a sociedade civil resolve se organizar em uma manifestação de apoio ao presidente da república, que foi eleito por voto direto pela maioria dos eleitores, vemos membros dos poderes Legislativo e Judiciário, da imprensa, e de vários setores da sociedade vociferando que esta manifestação afronta a democracia e as instituições! Não entendo como estas pessoas podem falar em democracia para atacar uma manifestação popular, que é uma das bases de qualquer regime democrático! E devemos ter bem claro que as manifestações que estão sendo organizadas não são de forma alguma um ataque às nossas instituições democráticas, ao contrário, queremos preservá-las e para isso queremos que sejam removidos todos os parasitas que as corrompem e as impedem de realizar o trabalho para o qual foram criadas!
A participação popular é vital para a sobrevivência de qualquer democracia! E existem três importantes maneiras do povo participar da vida política do país, sendo que duas delas o povo brasileiro vem aprendendo a utilizar de forma célere, que são o voto e a manifestação de sua vontade, seja nas ruas ou em outros meios, fiscalizando, cobrando e mantendo um diálogo constante com os representantes eleitos. Ainda não aprendemos a votar como deveríamos, mas estamos aprendendo rapidamente a respeito da importância de se escolher cada candidato com consciência, compreendendo o valor que o nosso voto tem para resolver os sérios problemas que assolam o país. Este ano teremos eleições municipais, e tenho certeza que os eleitores que irão às urnas neste ano, estão politicamente muito mais maduros que em 2018! O resultado será benéfico para o Brasil e péssimo para a velha elite que ainda insiste em se manter no poder!
E aqui entra a terceira maneira, e talvez a mais importante, da população participar da vida política do país, e que o povo precisa aprender a utilizar rapidamente! Trata-se de participar da vida política, candidatando-se e exercendo um cargo político. Muita gente torce o nariz quando falo sobre isto, mas é algo fundamental! Eu já escrevi várias vezes e vou tornar a escrever quantas vezes forem necessárias: nova política só se faz com novas pessoas! Nunca teremos uma política exercida de forma diferente se as mesmas pessoas continuarem a ocupar os espaços políticos. E este é o ponto que eu gostaria que as pessoas compreendessem: nós da Direita, conservadores, precisamos ocupar espaços dentro da política brasileira! Existe um princípio da Física que nos ensina que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço! Creio que podemos usar este princípio na política! Por isso, todo o espaço político que não for ocupado pela Direita, será obviamente ocupado pela esquerda! E cabe a nós impedir que isto aconteça!
Se os políticos atuais não estão correspondendo às nossas expectativas, cabe a nós substituí-los por outros, que façam o trabalho que deve ser feito! E se estão faltando pessoas aptas a ocupar tais cargos, então chegou a hora de pararmos de reclamar na internet, arregaçar as mangas e nos colocar à prova! A maior parte da sociedade brasileira é composta por pessoas honestas, pessoas de bem, pessoas que possuem princípios! Está na hora destas pessoas começarem a ocupar a política para que possamos eliminar o câncer que ameaça manter o Brasil eternamente como um país onde predomina a desigualdade e a injustiça para a maioria, e benesses e privilégios para a minoria!
Temos que cobrar os nossos representantes eleitos, mas temos que considerar que chegou o momento de nós mesmos assumirmos este papel! Só com novas pessoas conseguiremos moralizar as práticas políticas, só com novas pessoas conseguiremos que o Estado administre com justiça os recursos públicos, só com novas pessoas conseguiremos a maioria necessária para que medidas que ataquem os privilégios sejam votadas e aprovadas! Só com novas pessoas teremos um Estado trabalhando como deve, cumprindo com qualidade as suas atribuições! E a melhor forma disto acontecer é participando ativamente da política, trabalhando em prol da comunidade! As eleições municipais são um ótimo ponto de partida para iniciarmos uma caminhada na vida pública!
As manifestações convocadas para o próximo dia 15 de março são democráticas! Não há a menor dúvida quanto a isto! Aqueles que estão se manifestando contrários a ela, alegando que são uma afronta à democracia, são na verdade inimigos do povo e da democracia, pois só acreditam num regime onde o protagonismo pertence apenas a eles! O Brasil pertence aos brasileiros! Já passou da hora da elite acordar para o fato que não aceitaremos mais a imposição de pautas contrárias às nossas vontades. A velha política está moribunda e logo cairá de podre. Temos que estar preparados para ocupar os espaços que serão deixados pelos velhos políticos!
Sander Souza, direto do Japão para Vida Destra, 28/02/2020
Sigam-me no Twitter! Vamos debater! @srsjoejp
Concordo, os conservadores ou a direita tem que ocupar os espaços urgentemente!
Mas esse sistema eleitoral tem que mudar pra elegermos só em quem votamos!
Obrigado por comentar!
Concordo com você! Uma reforma política que realmente nos dê representatividade é fundamental!
Ótimo texto e ótimo conteúdo Sander, concordo que precisamos de pessoas novas e honestas, dispostas a fazerem diferente e abrirem mão dos privilégios que oneram tanto o país.
Obrigado por ler e comentar!
Mais que apenas abrir mão dos privilégios, precisamos de pessoas que proponham mudanças na legislação e acabem com os privilégios absurdos!
Esta tudo muito misturado.
Sombra e luz,bem e mal.
O Aliança vem e precisamos focar nisso.
Estamos vivendo dores de parto.
Obrigado por ler e comentar!
Estamos num processo de depuração da nossa política! Muita coisa ainda precisa ser mudada para que tenhamos um sistema político decente! Mas concordo que estamos prestes a testemunhar uma grande mudança em nosso cenário político!
Excelente, Sander!
Falando em candidaturas municipais, tenho dois amigos que decidiram anunciar pré candidatura. Um em Palhoça e outro em Imbituba SC. Bastou anunciar no Facebook que começaram as ameaças.
E não puderam escolher o melhor partido, o Aliança.
Política é para os fortes!
Precisa ser maluco e corajoso como o presidente Bolsonaro.
Meu avô sempre dizia que político bom, se corrompe ou eles tentam matar.