O tema democracia está em alta no país! Acho que desde a redemocratização, nunca se falou tanto em ameaças à democracia brasileira, como se está falando agora! Porém, como mencionei em meu artigo anterior, nossa elite política tem um conceito próprio do que seja democracia, e do papel do povo dentro dela. Já ficou claro que, para esta elite política, o papel do povo num regime democrático se resume a ir às urnas de tempos em tempos para referendar o sistema político no poder. Eleições, no Brasil, ainda não significam renovação e participação popular efetiva. Contudo, desde as eleições presidenciais de 2018, a população brasileira vem dando mostras constantes que não só não concorda com a definição de democracia aceita pela elite política, como quer exercer o papel a que tem direito dentro do nosso regime democrático.

Mas se a população exercer de fato o seu papel dentro do regime democrático no qual vivemos, ela baterá de frente com os interesses da elite que ainda se encastela nas nossas instituições. É o que vemos acontecer neste momento! Quando a sociedade civil resolve se organizar em uma manifestação de apoio ao presidente da república, que foi eleito por voto direto pela maioria dos eleitores, vemos membros dos poderes Legislativo e Judiciário, da imprensa, e de vários setores da sociedade vociferando que esta manifestação afronta a democracia e as instituições! Não entendo como estas pessoas podem falar em democracia para atacar uma manifestação popular, que é uma das bases de qualquer regime democrático! E devemos ter bem claro que as manifestações que estão sendo organizadas não são de forma alguma um ataque às nossas instituições democráticas, ao contrário, queremos preservá-las e para isso queremos que sejam removidos todos os parasitas que as corrompem e as impedem de realizar o trabalho para o qual foram criadas!

A participação popular é vital para a sobrevivência de qualquer democracia! E existem três importantes maneiras do povo participar da vida política do país, sendo que duas delas o povo brasileiro vem aprendendo a utilizar de forma célere, que são o voto e a manifestação de sua vontade, seja nas ruas ou em outros meios, fiscalizando, cobrando e mantendo um diálogo constante com os representantes eleitos. Ainda não aprendemos a votar como deveríamos, mas estamos aprendendo rapidamente a respeito da importância de se escolher cada candidato com consciência, compreendendo o valor que o nosso voto tem para resolver os sérios problemas que assolam o país. Este ano teremos eleições municipais, e tenho certeza que os eleitores que irão às urnas neste ano, estão politicamente muito mais maduros que em 2018! O resultado será benéfico para o Brasil e péssimo para a velha elite que ainda insiste em se manter no poder!

E aqui entra a terceira maneira, e talvez a mais importante, da população participar da vida política do país, e que o povo precisa aprender a utilizar rapidamente! Trata-se de participar da vida política, candidatando-se e exercendo um cargo político. Muita gente torce o nariz quando falo sobre isto, mas é algo fundamental! Eu já escrevi várias vezes e vou tornar a escrever quantas vezes forem necessárias: nova política só se faz com novas pessoas! Nunca teremos uma política exercida de forma diferente se as mesmas pessoas continuarem a ocupar os espaços políticos. E este é o ponto que eu gostaria que as pessoas compreendessem: nós da Direita, conservadores, precisamos ocupar espaços dentro da política brasileira! Existe um princípio da Física que nos ensina que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço! Creio que podemos usar este princípio na política! Por isso, todo o espaço político que não for ocupado pela Direita, será obviamente ocupado pela esquerda! E cabe a nós impedir que isto aconteça!

Se os políticos atuais não estão correspondendo às nossas expectativas, cabe a nós substituí-los por outros, que façam o trabalho que deve ser feito! E se estão faltando pessoas aptas a ocupar tais cargos, então chegou a hora de pararmos de reclamar na internet, arregaçar as mangas e nos colocar à prova! A maior parte da sociedade brasileira é composta por pessoas  honestas, pessoas de bem, pessoas que possuem princípios! Está na hora destas pessoas começarem a ocupar a política para que possamos eliminar o câncer que ameaça manter o Brasil eternamente como um país onde predomina a desigualdade e a injustiça para a maioria, e benesses e privilégios para a minoria!

Temos que cobrar os nossos representantes eleitos, mas temos que considerar que chegou o momento de nós mesmos assumirmos este papel! Só com novas pessoas conseguiremos moralizar as práticas políticas, só com novas pessoas conseguiremos que o Estado administre com justiça os recursos públicos, só com novas pessoas conseguiremos a maioria necessária para que medidas que ataquem os privilégios sejam votadas e aprovadas! Só com novas pessoas teremos um Estado trabalhando como deve, cumprindo com qualidade as suas atribuições! E a melhor forma disto acontecer é participando ativamente da política, trabalhando em prol da comunidade! As eleições municipais são um ótimo ponto de partida para iniciarmos uma caminhada na vida pública!

As manifestações convocadas para o próximo dia 15 de março são democráticas! Não há a menor dúvida quanto a isto! Aqueles que estão se manifestando contrários a ela, alegando que são uma afronta à democracia, são na verdade inimigos do povo e da democracia, pois só acreditam num regime onde o protagonismo pertence apenas a eles! O Brasil pertence aos brasileiros! Já passou da hora da elite acordar para o fato que não aceitaremos mais a imposição de pautas contrárias às nossas vontades. A velha política está moribunda e logo cairá de podre. Temos que estar preparados para ocupar os espaços que serão deixados pelos velhos políticos!

Sander Souza, direto do Japão para Vida Destra, 28/02/2020

Sigam-me no Twitter! Vamos debater! @srsjoejp

Sander Souza
Acompanhe me
Últimos posts por Sander Souza (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Teca Jan
Teca Jan
3 meses atrás

Concordo, os conservadores ou a direita tem que ocupar os espaços urgentemente!
Mas esse sistema eleitoral tem que mudar pra elegermos só em quem votamos!

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Teca Jan
3 meses atrás

Obrigado por comentar!
Concordo com você! Uma reforma política que realmente nos dê representatividade é fundamental!

Celso de Souza
Celso de Souza
3 meses atrás

Ótimo texto e ótimo conteúdo Sander, concordo que precisamos de pessoas novas e honestas, dispostas a fazerem diferente e abrirem mão dos privilégios que oneram tanto o país.

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Celso de Souza
3 meses atrás

Obrigado por ler e comentar!
Mais que apenas abrir mão dos privilégios, precisamos de pessoas que proponham mudanças na legislação e acabem com os privilégios absurdos!

Alexandre Dos Reis Alves
Alexandre Dos Reis Alves
3 meses atrás

Esta tudo muito misturado.
Sombra e luz,bem e mal.
O Aliança vem e precisamos focar nisso.
Estamos vivendo dores de parto.

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Alexandre Dos Reis Alves
3 meses atrás

Obrigado por ler e comentar!
Estamos num processo de depuração da nossa política! Muita coisa ainda precisa ser mudada para que tenhamos um sistema político decente! Mas concordo que estamos prestes a testemunhar uma grande mudança em nosso cenário político!

Elisangela Ribeiro Araujo
Elisangela Ribeiro Araujo
3 meses atrás

Excelente, Sander!
Falando em candidaturas municipais, tenho dois amigos que decidiram anunciar pré candidatura. Um em Palhoça e outro em Imbituba SC. Bastou anunciar no Facebook que começaram as ameaças.
E não puderam escolher o melhor partido, o Aliança.
Política é para os fortes!
Precisa ser maluco e corajoso como o presidente Bolsonaro.
Meu avô sempre dizia que político bom, se corrompe ou eles tentam matar.