Por Lucas Barboza                                                                              @BarbozaLucaas

 

Antônio Tenório da Silva nasceu em São Bernardo do Campo, em 24 de outubro de 1970, e é um judoca brasileiro, considerado o maior judoca paralímpico da história.  É um dos poucos do mundo a disputar tanto competições paralímpicas quanto regulares.

A deficiência veio aos treze anos quando, em uma brincadeira, levou uma estilingada de semente de mamona no olho esquerdo, perdendo a visão deste olho. Seis anos depois, uma infecção tirou a visão do outro olho, deixando-o completamente cego.

É tetracampeão paralímpico no judô para deficientes visuais. Desde Atlanta, em 1996, Tenório ganha o ouro nas edições dos Jogos Paralímpicos. Com a vitória em Pequim 2008, consagrou-se como o único atleta a obter quatro medalhas de ouro consecutivas no judô paralímpico.

Tenório luta na categoria B1, para cegos totais. Estreou em Atlanta 1996, conquistando o primeiro ouro do judô brasileiro. A conquista se repetiu em Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Tenório mudou três vezes de categoria: em 1996 disputou na categoria 86kg, em 2000 90kg e desde 2004 está entre os meio-pesados, até 100kg.

Também é campeão mundial, título conquistado em 2006, e acumula inúmeros campeonatos brasileiros. Suas vitórias mais recentes, além da medalha em Pequim 2008 foram: ouro no Parapan do Rio de Janeiro em 2007 e, em 2008, Tenório se consagrou campeão paulista master meio-pesado no judô regular, em competição realizada em Valinhos, interior de São Paulo.

 

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments