Em 2011, um novo esporte foi criado na Noruega: a Futebolha. Este esporte oferece uma partida de futebol disputada por duas equipes de jogadores equipadas com uma placa termoformada na parte superior do corpo.

Enquanto no futebol tradicional as regras limitam a intensidade do contato físico entre os jogadores, no Futebolha os jogadores podem usar força excessiva e abusar do impacto para derrotar o adversário. O que no futebol é considerado falta e pênalti, na Futebolha é uma tática imprescindível e se tornou motivo de muitas risadas, pois quedas causadas por choques entre jogadores são muito divertidas e sem risco de lesões. Por isso, há quem considere a Futebolha o esporte mais divertido da atualidade.

O Futebolha pode ser jogado em quadras de futsal e em campos de grama e também de areia. A bolha deve medir 1,5 metros e cobrir a cabeça, o tronco e os braços do jogador. E as equipes devem usar camisas de cores diferentes, e ainda, shorts e tênis adequados para a prática de atividades físicas.

Uma partida começa com a bola no meio de campo e as duas equipes dispostas em cima da linha de sua grande área. Ao sinal do árbitro os jogadores podem correr em direção ao meio de campo e disputar a posse de bola através dos choques entre as bolhas. A partir daí, o jogo é pautado pelas regras do futebol tradicional. A única diferença, como já mencionado, é que é permitido derrubar oponentes. No entanto, certos comportamentos são estritamente proibidos, como parar um oponente após queda, enquanto tenta se levantar ou derrubar um oponente por trás sem perceber.

Jogar este tipo de futebol costuma causar muito desgaste, pois requer muito esforço físico para resistir aos choques entre as bolhas e também porque quase não há interrupção do jogo. Recomenda-se jogar um período de 10 minutos com intervalo para repor.

Há quatro anos, um canal de televisão norueguês transmitiu pela primeira vez o jogo da Footballha para tornar esta notícia pública. No jogo de abertura, a equipe do Fredrikstad FK venceu o Sarpsborg 08 com o resultado de 2-1.

 

 

Lucas Barboza, para Vida Destra, 24/11/2021                                                                Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Acompanhe me
Últimos posts por Lucas Barboza (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments