Técnico de Portugal Fernando Santos deixa o cargo após eliminação na Copa do Mundo
Por Catarina Demony
LISBOA (Reuters) – Fernando Santos deixou o cargo de técnico da seleção de Portugal depois que sua equipe perdeu para o Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nesta quinta-feira (15).
Os portugueses sofreram uma derrota chocante por 1 x 0 para o Marrocos no Catar no sábado, depois que Santos começou a partida deixando o maior artilheiro da história do país, Cristiano Ronaldo, no banco de reservas.
Numa emocionante mensagem de vídeo, Santos disse que ser treinador de Portugal foi um “sonho tornado realidade” e um “objetivo de vida” que cumpriu.
“Quando você lidera grupos, precisa tomar algumas decisões difíceis”, acrescentou. “É normal que nem todos tenham gostado das escolhas que fiz mas as decisões que tomei foram sempre a pensar no que seria melhor para a nossa equipe.”
Em comunicado, a FPF disse que ambas as partes concordaram em rescindir o contrato por ser o “momento certo para iniciar um novo ciclo”.
Santos, que tem sido amplamente criticado por suas táticas, se tornou o técnico de Portugal em 2014 e liderou o país em 109 partidas. Eles venceram o Campeonato Europeu em 2016 e a Liga das Nações inaugural da UEFA em 2018-19.
“Além dos títulos conquistados, Fernando Santos tornou-se o treinador com mais jogos e mais vitórias”, afirmou a FPF. “Foi uma honra ter um treinador e uma pessoa como o Fernando Santos à frente da seleção nacional.”
A FPF disse que seu conselho iniciará agora o processo de seleção de um novo treinador.
Vários meios de comunicação portugueses informaram que nomes como o técnico da AS Roma, José Mourinho, o técnico nacional sub-21, Rui Jorge, e o técnico do Lille, Paulo Fonseca, estavam sendo considerados como possíveis substitutos.
Mourinho chegou na quinta-feira à região sul de Portugal, onde a AS Roma jogará três amistosos, mas permaneceu em silêncio quando questionado por repórteres sobre a sucessão de Santos.
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer omento
*Fonte: Reuters
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!