Imagem de capa: Edifícios sem energia no bairro de Toshima, em Tóquio
TÓQUIO, 16 de Março – Um forte terremoto de magnitude 7,3 sacudiu a costa nordeste do Japão nesta quarta-feira e deixou centenas de milhares de moradores de Tóquio sem energia.
O tremor, na mesma região devastada pelo tremor de magnitude 9 há 11 anos que desencadeou o desastre nuclear de Fukushima, ocorreu a uma profundidade de 60 quilômetros, a 57 quilômetros da costa, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Ele registrou mais de 6 na escala japonesa de intensidade de tremores em algumas áreas – forte demais para as pessoas ficarem de pé – e sacudiu prédios na capital.
A JMA emitiu um alerta de tsunami para a região de até 1 metro (3,28 pés), com a emissora pública NHK relatando ondas de 20 centímetros em alguns lugares.
O primeiro-ministro Fumio Kishida disse a repórteres que seu governo estava avaliando a extensão de qualquer dano depois de chegar ao seu escritório após o tremor, que abalou grande parte do Japão.
A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) disse que cerca de 2 milhões de residências estavam sem energia, incluindo 700.000 na capital, e que estava verificando as condições dos reatores em Fukushima e outras usinas, informou a emissora pública NHK.
Nenhum dano foi relatado nesses locais ou em refinarias de petróleo na costa, disseram autoridades do governo.
O vazamento de radiação da usina nuclear de Fukushima Daichi foi a pior crise nuclear desde a explosão na instalação de Chernobyl, na Ucrânia, um quarto de século antes.
As autoridades alertaram os moradores das províncias de Fukushima, Miyagi e Yamagata para esperarem por informações após os tremores.
Situado na fronteira de várias placas tectônicas, o Japão experimenta cerca de um quinto dos terremotos do mundo de magnitude 6 ou superior.
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento
*Fonte: Reuters
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!