Vida Destra

Informação é Poder!

Um Flamenguista até Morrer!

Um Flamenguista até Morrer! 82: As semifinais do Campeonato Carioca 2023

Por Felipe Silva

Twitter: @felipe4710

 

Semifinais do Campeonato Carioca 2023

 

Vamos lá resenhar sobre os jogos que ocorreram entre Flamengo e Vasco nas semifinais do Cariocão. Dois jogos de muita emoção, com momentos favoráveis às duas equipes, onde o Flamengo foi mais assertivo e mortal e saiu dos dois confrontos com vitórias, não com a autoridade que nós, flamenguistas até morrer, estávamos  acostumados a ver nos últimos anos.

E com a nítida sensação que o Flamengo só está onde está hoje na final do Carioca por causa da qualidade técnica de seus jogadores, e não por causa de algum esquema tático ou variações de jogadas, como foi salientado pela diretoria. Boa parte da mídia, e o próprio técnico de PlayStation, alegavam que a atual comissão técnica tinha mais gabarito e variações táticas.

Porém, o que vimos em três meses de Vitor Pereira e Cia., foi um time ainda sem preparo físico, desorganizado, e com um esquema tático de três zagueiros e mudanças radicais demais para a torcida, por exemplo quando ele coloca o Cebolinha como ala, indo e voltando a toda hora até a bandeirinha de escanteio do campo de defesa do Mengão;  Arrascaeta dando carrinho na entrada da área do Flamengo; ou Gabigol indo até o meio-campo, e às vezes até a defesa, para buscar a bola e iniciar uma jogada.

 

Flamengo x Vasco – Jogo de Ida

 

Vamos ao jogo de ida:

Data: 13 de março de 2023 – 21:10 horas –  Maracanã

O atacante Gabriel Pec abriu o placar aos 11 minutos de jogo com uma falha individual de Rodrigo Caio na zaga. Logo em seguida, aos 25 minutos, Arrascaeta acertou um chutaço de fora da área e empatou para o Mengão!

Aos 32 minutos o Vasco da gama teve um gol anulado quando estava melhor na partida, como os deuses do futebol não perdoam a velha máxima esteve em campo, quem não faz toma, e o Mengão com Pedro, após falha da zaga vascaína na saída de bola, aproveitou e não perdoou, o atacante virou o jogo para o Mengão: 2X1 aos 42 minutos, ainda na primeira etapa.

Na volta para o 2°tempo o Flamengo voltou até melhor, mas quem aproveitou as oportunidades foi o Vasco, que empatou o jogo em 2 X 2 aos 14 minutos com Alex Teixeira, que de cabeça no meio da zaga com três zagueiros conseguiu furar o bloqueio e empurrou para o fundo das redes.

E aos 28 minutos o Flamengo fez o gol da vitória com Fabrício Bruno, que esteve muito bem na partida e foi premiado com o gol que deu o triunfo ao Fla sobre a equipe vascaína.

O jogo então teve algumas confusões e entradas mais duras como de costume em qualquer clássico entre estas duas equipes. Mas o que vimos foi um Flamengo ainda buscando uma formação tática adequada.

 

Vasco x Flamengo – Jogo de Volta

 

O jogo de volta:

Data: 19 de março de 2023 – 18:00 horas – Maracanã

O Mengão, que havia tirado a vantagem do time Cruzmaltino, agora jogava por um empate, o que facilitou o jogo para o time rubro-negro, já que o Vasco precisava da vitória a qualquer custo e foi pro desespero, e assim abriu os espaços que o Mengão precisava para impor sua qualidade técnica em campo. O Mengão fez o dever de casa e venceu por 3 X 1, eliminado o Vasco e se garantindo na final do Carioca contra o Fluminense, que tem sido o algoz do Flamengo nos últimos jogos.

O jogo foi mais uma vez difícil de assistir, pois parecia que o time do Mengão não se encontrava em campo como equipe e não vimos um conjunto unido que ataca em bloco e defende em bloco. Há espaços entre as linhas e os alas não são alas, o que desestrutura a equipe, e vemos atacantes sendo volantes e zagueiros sendo meias-armadores e até atacantes. E os volantes que nem João bobo em roda de bobinho, correndo pra lá e pra cá sem efetividade. Eu só vi o Flamengo assim na época de Paulo Sousa.

O jogo foi movimentado mais uma vez, e com igualdade nas estatísticas. O Flamengo abriu o placar no jogo de volta aos 16 minutos com Pedro, num arremate de fora da área, que colocou o Mengão em uma grande vantagem, já que o Vasco agora precisava fazer dois gols para voltar a sonhar que chegaria na final.

E até chegou a sonhar quando empatou o jogo aos 31 minutos da primeira etapa, com o zagueiro Capasso. E assim chegou o fim do primeiro tempo, o Mengão cozinhou o jogo e levou em banho-Maria a partida.

Na volta do intervalo o Mengão parecia satisfeito com o resultado e pouco fez para mudá-lo. Até que, já nos últimos dez minutos da etapa final, despertou novamente, e numa arrancada o garoto Matheus França sofreu o pênalti, Pedro converteu e fez 2×1 para o Mengão aos 39 minutos da segunda etapa corrida.

Já nos acréscimos da partida Pedro bateu uma falta rápida no meio-campo e acionou Ayrton Lucas, que deixou o dele e sacramentou a vitória do mais querido do Brasil! A partida terminou 3×1 para o Flamengo, que acabou tirando o doce da boca da criança vascaína!

O que vimos nos dois jogos da semifinal foi um Flamengo em construção, só espero que não seja as construções que param no meio e se tornam elefantes brancos, porque pode custar caro se demorarmos para fazer mudanças drásticas, não só na equipe como também na comissão técnica e na diretoria.

E a torcida de modo geral esperava mais da equipe após três meses de trabalho do técnico português. Ficamos dependentes da qualidade técnica dos jogadores, que prevaleceu em campo mesmo  com muitos deles ainda fora de forma e não estando em seu melhor estado de qualidade técnica.

Esperemos que o time e seu treinador de PlayStation ache a melhor formação tática e que beneficie a qualidade técnica dos jogadores.

 

*Felipe Silva é um brasileiro apaixonado por futebol e que ama o Flamengo!

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *