Urgente: Pane em sistema do INSS cancela milhares de perícias e afeta análise de benefícios
Problema poderá impactar em torno de 50 mil agendamentos. Análises de pedidos de aposentadorias e outros benefícios também sofrem com a instabilidade da plataforma
Uma pane no sistema do INSS, administrado pela Dataprev, gerou o cancelamento de milhares de perícias médicas entre ontem e hoje. O Valor apurou que o problema poderá impactar em torno de 50 mil agendamentos. Análises de pedidos de aposentadorias e outros benefícios também sofrem com a instabilidade da plataforma.
Há casos de consultas médicas marcadas há mais de 90 dias por pessoas que, agora, poderão ir novamente para o fim da fila. Técnicos informaram que as falhas, além de inviabilizarem as consultas, também travam os agendamentos. Internamente, a expectativa é de que o sistema seja normalizado apenas na segunda-feira.
As instabilidades na plataforma têm sido frequentes. O problema soma-se ao déficit de servidores administrativos e de médicos peritos, outro problema que se agravou nos últimos anos.
Segundo o Ministério da Previdência Social, quase um milhão de pessoas aguardam hoje na fila pela perícia médica do INSS. As consultas são necessárias, por exemplo, para concessão de auxílios por incapacidade, pensão por morte e para o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A pane também afeta a análise de requerimentos de aposentadoria e de concessão de benefícios. Neste caso, há quase 2 milhões de processos aguardando análise.
Procurada, a Dataprev informou, em nota: “As indisponibilidades registradas em algumas agências do INSS, nos últimos dois dias (23 e 24), estão relacionadas à rede de acesso dessas agências aos data centers da Dataprev. Tal serviço é prestado pela Telebras”.
A Telebras ainda não detalhou o motivo da falha e a previsão de retorno dos serviços.
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento
*Fonte: Valor Economico
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!