Presidente do subcomitê de Direitos Humanos da Câmara dos EUA disse que o Brasil “deve reverter curso” e acusou Moraes de provocar “crise”
Presidente do Subcomitê Global de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o deputado republicano Chris Smith enviou pedido ao governo brasileiro pelo desbloqueio do X, antigo Twitter, no país. No pedido, o congressista disse que o Brasil “deve reverter imediatamente o curso” e acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de provocar uma “crise”.
O X, que pertence ao empresário Elon Musk, foi bloqueado por Moraes e teve seus downloads proibidos nas lojas de aplicativos virtuais no dia 30 de agosto, depois do descumprimento de ordens de suspensão de perfis acusados de disseminar informações falsas e do não pagamento de multas.
“O governo do Brasil aumentou as apostas e atingiu um novo nível – ele passou da perseguição à oposição política, removendo-a das mídias sociais, para proibir uma das maiores redes sociais de notícias do mundo e tornar ilegal o acesso dos brasileiros a ela”, diz Smith, no pedido.
“O Brasil deve reverter imediatamente o curso. As ameaças à liberdade de expressão são ameaças às eleições livres e à própria democracia”, afirmou o parlamentar americano, que integra o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA.
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento
*Fonte: METRÓPOLES
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!
- Taxa das ‘blusinhas’ reduz compra internacional em 40% - 29 de novembro de 2024
- Medidas do governo Lula custarão até R$ 3 tri em 10 anos, alerta IFI - 22 de novembro de 2024
- Como as bets viraram uma ‘epidemia’ com 52 milhões de apostadores no Brasil - 22 de novembro de 2024