A defesa da vida de um ser humano por outro ser humano deveria ser algo natural. Não deveria ser algo forçado, muito menos transformada em bandeira política. A vida humana está acima de questões partidárias ou ideológicas.

A vida de um ser humano está acima inclusive das religiões. O valor da vida humana é algo intrínseco, que não precisa ser definido por uma instituição ou por alguém.

Todo ser humano tem direito à vida, e esta vida precisa ser defendida de todas as formas por todas as pessoas e instituições. O direito à vida é a base de qualquer outro direito. Não há liberdade sem vida. O Homem não é nada se não puder gozar de vida.

Não podemos permitir qualquer tipo de relativização da vida humana, seja por qual pretexto for. Não podemos permitir que a vida humana seja reduzida à condição de um mero direito reprodutivo da mulher.

Toda mulher tem o direito a cuidar da sua saúde reprodutiva, mas deve-se entender que a saúde reprodutiva se divide em duas áreas de atuação: a que trabalha com métodos contraceptivos para evitar uma gravidez e aquela que trabalha com todos os avanços da medicina para que, após a concepção, a gestação ocorra de forma saudável e tranquila para mãe e bebê.

O assassinato de seres humanos no ventre materno não é considerado um direito reprodutivo da mulher porque não diz respeito apenas à vida dela. Há outra vida em jogo, uma vida indefesa, incapaz de se manifestar por conta própria, mas nem por isso menos ser humano que qualquer um de nós.

Cabe a cada ser humano o dever de defender a vida de outro ser humano, principalmente se este ser humano não tiver os meios necessários para sua autodefesa.

Isto não é uma mera questão religiosa, política ou ideológica. É uma questão de humanidade. Quando não conseguimos entender e respeitar o valor da vida humana, toda a humanidade perde. A vida é o que nos define enquanto seres, pessoas e sociedade.

 

 

Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra 

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!

Últimos posts por Vida Destra (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
WELTON REIS DOS SANTOS
1 mês atrás

Matar um ser indefeso é crime! Esse é o comentário.