Ainda sobre o 7 de setembro, ou mais precisamente, sobre o dia 9 de setembro, quando o Presidente Bolsonaro, numa atitude surpreendente para alguns, mas não para os que realmente o admiram por sua postura, mandou uma mensagem para a nação que muitos chamaram humildade, sendo, na verdade, de força e de caráter.
Neste dia, muitos que se dizem conservadores — indivíduos emocionados ou que saíram da esquerda, mas que a esquerda não saiu do indivíduo, como diz o amigo Angelo — agiram como os esquerdistas e sociais-democratas, e seus puxadinhos na imprensa e instituições, caíram em cima do Presidente com a acusação de ser covarde, ou que traiu a confiança da nação e até mesmo, que traiu aqueles que foram às manifestações do dia 7 de setembro!
Primeiro, quem acompanha o Presidente sabe que apesar de seus rompantes — com razão, pois paciência tem limite — ele nunca falou em ruptura constitucional;
Segundo, como escrevi no artigo no dia 10 de setembro, ele sabe que uma ruptura poderia acabar em uma guerra civil, onde colocaria amigos contra amigos e família contra família;
Terceiro, desse certo ou errado, ele levaria a culpa e o título do tirano que hoje já o acusam de ser;
E quarto, quem garante, que após meter o pé nas portas, deixarão que ele fique no poder? Ou já esqueceram os inúmeros traidores desde 2018?
Porém, o que esses supostos “conservadores” não sabem, é que não se luta contra o sistema de fora para dentro — com rupturas institucionais ou revoluções.
Quando Bolsonaro ganhou a eleição para presidente, existiam inúmeros apoiadores que pensavam que ganhariam, ou seriam os substitutos naturais das boquinhas até então da esquerda, quando viram que isso não seria uma opção, se bandearam para o outro lado.
Assim acontece com revoluções — rupturas — os apoiadores de tal façanha, ao final do intento, só irão substituir os que ocupavam os cargos anteriormente, se tornando o novo sistema, talvez até pior que o anterior.
Um bom exemplo disso é, a revolução Russa, e mais recentemente, Cuba!
Conservadores, mudam o que está errado pela base, respeitando as leis, pesando sempre o que é certo ou errado, sem pressa, sem deixar traumas, de modo que as mudanças sejam acertadas e duradouras.
Você tem alguma dúvida, que Nosso Senhor poderia criar o mundo em um único dia?
Porém, ele levou sete, e ao final de cada dia, olhava a sua criação e refletia se era bom!
“No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: ‘Faça-se a luz!’. E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.” (Gn 1,1-4 – Grifei)
Não se deixe levar por rompantes ou imediatismo, essa não é a atitude de um verdadeiro conservador!
Adilson Veiga, para Vida Destra, 21/09/2021.
Vamos discutir o Tema! Sigam-me no Twitter @ajveiga2 e no GETTR @ajveiga2
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!