A seleção africana em pior colocação no ranking da FIFA é a da Eritreia. Um pequeno país com muita instabilidade política e também pouca tradição no futebol. Filiada à FIFA, à CAF (Confédération Africaine de Football) e à CECAFA (Central and East Clubs African Football Association), não se classificou ainda para Copas do Mundo ou para a Copa Africana de Nações.

A primeira partida da história da Eritreia foi em 1992, quando foi convidada para disputar um amistoso contra o Sudão, que terminou empatado em 1 a 1.

Já como país independente, a Eritreia participou de seu primeiro torneio: a Copa CECAFA  de 1994, mesmo com a ENFF (Federação Nacional de Futebol da Eritreia) ainda não sendo instalada oficialmente.

Em 1996, a ENFF foi reconhecida como o órgão responsável pelo futebol eritreu, e se filiou à FIFA em 1998, ano em que os eritreus participaram de mais uma edição da Copa CECAFA, a primeira sob regência da ENFF e da FIFA.

Desde então, os Garotos do Mar Vermelho participaram de todas as Eliminatórias para a Copa do Mundo (exceto em 2010, quando desistiu antes do início) e da Copa Africana de Nações (desistiu também para as Eliminatórias de 2010, além de não ter se inscrito para as edições de 2012 e 2013), além de outras participações na Copa CECAFA.

Em 2015, 10 jogadores se recusaram a voltar para casa depois de uma partida das Eliminatórias da Copa contra Botswana. Dois anos depois, 15 jogadores e o médico do time ganharam asilo em Uganda depois de abandonarem a delegação do país durante uma partida da Senior Challenge Cup.

A Eritreia possui mais informações sobre jogadores e membros das delegações que pediram asilo em outros países do que informações sobre os jogos.

 

 

Lucas Barboza, para Vida Destra, 20/07/2022.                                                                Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Acompanhe me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments