A bondade, em meu ponto de vista, assim como a maldade, é inerente ao ser humano.

O que vai prevalecer, será o que for alimentado durante a sua formação. Aqui lembro e cito sempre “A Lenda dos Dois Lobos”, narrado pelos índios Cherokee (tribos de Carolina do Norte e Tennessee).

Como citei no artigo A Maldade o ser humano, em geral, não acorda pensando em praticar o bem. Mas ele o faz, quando encontra com a precisão. E nesse momento, ele se engaja. Para não me estender, basta ver nossas atitudes de solidariedade diante de uma catástrofe.

Mas o que quero debater aqui, é justamente sobre esse alimentar.

Para que haja bondade, é necessário que se testemunhe bons costumes. E para se adquiri-los, é necessária a ética e boa moral, ingredientes formadores de um bom caráter. Coisas de que devemos ser alimentados durante nossa formação.

Mas o que seria ética e moral?

Ética: é o comportamento individual e refletido de uma pessoa com base em um código de ética ou de conduta que deve ter aplicabilidade geral. É chamado de ética o campo da Filosofia que se dedica a entender e a refletir as ações humanas (ações morais) e a classificá-las enquanto certas ou erradas.

Moral: é uma espécie de conjunto de hábitos e costumes de uma sociedade. A moral, em geral, faz-se de acordo com a cultura de um local em um determinado espaço de tempo. Normalmente, alguns elementos da sociedade influenciam-na, como a religião, o modo de vida da sociedade, o acesso que esta tem à informação e o uso que as pessoas de determinado recorte social fazem da informação. A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão.

– “Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal”. (Immanuel Kant – Filosofo Prussiano);

– “Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência.” (Platão – Filósofo grego)

Mas como a bondade é inerente ao ser humano, nem sempre a bondade está vinculada ao bom costume.

Vamos supor que haja uma grande inundação. Provavelmente, um dos mais engajados na ajuda, é aquele que joga lixo nas ruas, e entulhos a beira de rios e córregos. Ou seja, os principais ingredientes de uma grande inundação.

Vejamos um exemplo:

Saiu há pouco pela editora Companhia das Letras a autobiografia de Tabata Amaral (PDT-SP), intitulada Nosso lugar: O caminho que me levou à luta por mais mulheres na política.

Conforme o relato, Tabata nasceu numa área bem pobre de São Paulo, filha de uma empregada doméstica solteira. Ela era uma filha de retirantes em um lugar da periferia de São Paulo aonde o “saneamento básico e a eletricidade não tinham chegado direito”.

Mas é só dar uma olhada no site da Câmara dos Deputados, ou na sua autobiografia, para ver, que a especialidade dela, é a defesa da mulher. Outra olhada mais  atenta, vai mostrar, que ela, e seu partido, votaram contra o “Marco Legal do Saneamento Básico”.

Ou seja, uma pessoa que nasceu e viveu em situação precária, sem saneamento básico, votar contra a melhoria da situação em que vivem milhões, e que ela conhece muito bem, é o mesmo que faz a pessoa que sofre alagamento todo ano, mas continua a jogar seu lixo na rua, e entulhos a beira dos rios.

Não devemos esquecer, que socialistas como a Tabata e seu partido, normalmente defendem as chamadas bandeiras das minorias, numa clara tentativa de segregação de classes. Ou seja: não defendem ninguém quando há oportunidade. Só querem o terror. Para eles, quanto pior, melhor.

Portanto, se quisermos melhorar nosso mundo, ou sendo mais humildes, nosso país, devemos estimular toda essa geração que está nascendo e/ou crescendo agora. Lhes testemunhando bons costumes. Ensinando valores como respeito, hombridade, honra, honestidade, empatia e humildade. Coisas que formam um bom caráter, e se aprende dentro de casa, no seio da família e na fé em Deus.

 

Adilson Veiga, para Vida Destra, 20/08/2020
Vamos discutir o Tema. Sigam-me no Twitter @ajveiga2 e no Parler @AJVeiga

Adilson Veiga
Acompanhe me
Últimos posts por Adilson Veiga (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Nunes
Nunes(@nunes)
Admin
1 ano atrás

Bom dia meu amigo. Lido, relido e compartilhado em todas as plataformas. Nossa nova geração precisa ser protegida.

Davidson José de Sousa Oliveira
Davidson José de Sousa Oliveira(@davidson-oliveira)
1 ano atrás

Mais uma vez um texto com altíssimo nível de maturidade. Parabéns, Sr. Adilson Veiga

Sander Souza
Sander Souza(@sanderjp)
1 ano atrás

Ótima reflexão!
Não apenas as crianças e os jovens, mas todos nós precisamos estar constantemente em contato com os valores citados! A alimentação do bem que há em nós deve ser constante!

carlos antonio alves
carlos antonio alves
1 ano atrás

Isso serve muito bem para quem acha que melhorar o mundo significa melhorar o planeta. Comece com “seu mundo” voce, sua casa ou seu trabalho e você estará ajudando o universo.

Moises
Moises
1 ano atrás

Muito bom