Tecnologia funcionará em fase experimental numa fazenda em Mato Grosso

 

Já temos em solo brasileiro a primeira antena rural destinada ao 5G, a quinta geração de internet. A tecnologia funcionará ainda em caráter experimental, na fazenda modelo do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt), em Rondonópolis (MT). Espera-se que, uma vez que esse tipo de conexão estiver disponível em larga escala, o produtor brasileiro consiga reduzir custos e ganhar produtividade, com o auxílio de drones, chips e GPS.

Essa tecnologia permitirá a conexão de objetos do cotidiano (como eletrodomésticos, smartphones, roupas e automóveis) à internet, e até mesmo a realização de procedimentos médicos delicados à distância, além de sistemas de direção automática de carros e as mais diversas tecnologias de automação e inteligência artificial, inclusive para a agricultura, a indústria e as cidades.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a digitalização do agronegócio reforçará o papel do Brasil como “protagonista no cenário mundial de produção de alimentos a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção”, levando, inclusive, cidadania, conhecimento e oportunidades aos produtores rurais de áreas remotas.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante a inauguração da antena, disse que o leilão das frequências de operação da nova geração de internet móvel trará “melhoria social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro”. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que assim como a quarta geração de internet (4G) revolucionou a vida das pessoas, o 5G vai revolucionar as indústrias. “Para o agronegócio, será um avanço gigantesco. O 5G vai fazer o nosso agro crescer 20% em média”, finalizou.

 

*Edição: Giovanni Sousa

 

*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento.

*Fonte: Agência Brasil

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

 

 

 

 

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Alvaro
Alvaro
1 mês atrás

A tecnologia chegando para todos.