Tenho certeza que o leitor já ouviu falar das agências de checagem de fatos, as autodenominadas guardiãs da verdade e zeladoras da qualidade daquilo que é publicado pela imprensa. Claro que precisamos esclarecer que, na verdade, tais agências não passam de censoras travestidas de defensoras da verdade, pois a sua atuação só abrange as publicações de veículos independentes, como o Vida Destra, ou que possuem viés de direita ou conservador. E algumas delas pertencem a grandes grupos de mídia, que mentem descaradamente todos os dias, sem que tenham os seus conteúdos apontados como falsos.

A parcialidade destes órgãos de checagem salta aos olhos de qualquer leitor atento. E a Revista Vida Destra não está imune à ação dessas agências. Hoje, resolvi usar o espaço da minha coluna para expor, mais uma vez, o autoritarismo ao qual nós, da imprensa independente, estamos submetidos, sem muitas alternativas de recurso.

Por três vezes tivemos o nosso conteúdo, publicado em nosso grupo no Facebook, classificado como falso, pela Agência Lupa. Na primeira vez, a classificação foi correta, pois publicamos a tradução de um artigo que mencionava a Universidade de Stanford, o que se mostrou incorreto. Gostaria de ressaltar aqui que o artigo em questão não era de nossa autoria, nós apenas o traduzimos, mas isso não nos isentou de responsabilidade neste caso. Como não temos compromisso com o erro, fizemos a correção, a partir do original,  e a atualização da matéria.

Na segunda vez, porém, a Agência Lupa usou uma matéria de abril de 2020 para classificar como conteúdo falso um artigo que publicamos agora em 2021, que repercutia a divulgação dos emails do Dr. Fauci, cujos conteúdos geraram forte desconfiança em relação à origem do coronavírus, e a sua possível origem em um laboratório da cidade de Wuhan, na China. Tal embasamento para a classificação da nossa publicação mostrou a seriedade com a qual o nosso conteúdo é tratado, ainda mais se tratando de um assunto de domínio público e que atualmente é amplamente debatido nos mais relevantes círculos da nossa sociedade. Ignorar isso, mostra uma tentativa grosseira de manipulação das informações às quais as pessoas tem acesso.

Quando parece que não é possível piorar, veio a terceira classificação de conteúdo falso. O que chama a atenção, é que em nenhuma delas o Facebook indicou qual a postagem que contém as informações classificadas como falsas. E dessa vez, a Agência Lupa usou como embasamento uma reportagem que trata de um assunto que sequer abordamos em nossos artigos ou em reportagens oriundas das Agências de Notícias que nós repercutimos. Vale lembrar que a cada classificação negativa que recebemos, somos punidos, temos o nosso alcance e engajamento limitados e nosso conteúdo deixa de aparecer nas buscas. Para um veículo de mídia, não há nada pior que a falta de visibilidade junto ao público, e as Agências de Checagem sabem muito bem disso!

Trago este relato como um desabafo, mostrando um pouco das nossas lutas diárias, mais para o conhecimento dos nossos leitores, e não como justificativa para adotarmos uma postura de coitadismo. Quero, com este relato, mostrar a todos que não podemos vacilar, pois o establishment está usando todos os meios de que dispõe para nos enfraquecer, e para impedir que a população tenha acesso à verdade, e aos fatos tais como ocorrem.

Manter o povo na ignorância, este é o propósito daqueles que buscam retomar o poder a qualquer custo. E uma população instruída e bem informada é um grande obstáculo a eles, pois as maiores armas de que dispõem para a luta são as narrativas, e um povo culto dificilmente engole as histórias inventadas e contadas por essa gente.

Por isso amigos, seguiremos na luta! E alertamos a todos para que escolham com cuidado a fonte de onde obterão as informações que embasarão as suas opiniões. Afinal, muitos que dizem informar, na verdade só querem te enganar!

 

 

Sander Souza (ConexãoJapão), para Vida Destra, 18/06/2021.
Vamos discutir o Tema! Sigam-me no Twitter @srsjoejp e no Parler @Srsjoejp                  Acessem também o meu blog: Blog do Sander

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Acompanhe me
Últimos posts por Sander Souza (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Antonio
1 mês atrás

No primoroso art. de @srsjoejp s/as tão faladas ags. checadoras de fatos,novas censoras de redes sociais,posso dizer q Aos fatos tbm se comporta como tal e no TW, Verdade dos fatos, no sentido contrário. Aliás, a omissão tbm é uma censura.