De uns tempos pra cá, muitos dos nossos políticos passaram a adotar o discurso que afirma que a democracia brasileira está em perigo. Estes políticos, com seus dedos gordos, apontam para pessoas e até instituições acusando-as de atentarem contra a democracia brasileira. Na mente destas pessoas porém, o conceito de democracia está totalmente distorcido.

Eles demonstram através das suas atitudes e palavras que para eles a democracia se resume à participação popular nas eleições. Cidadão apenas vota, esta é a democracia destes senhores. Para eles, o cidadão brasileiro apenas deve ir às urnas, de preferência para referendar o projeto político deles! Qualquer outra manifestação popular é descabida, e pode comprometer a democracia! Representatividade? Esses senhores desconhecem o significado deste conceito basilar da verdadeira democracia!

Sabem onde esse conceito de democracia vem sendo aplicado há décadas? Na República Popular Democrática da Coreia, mais conhecida como Coreia do Norte! Lá existem eleições, e a população vai às urnas para referendar o projeto do governante no poder. Se eleições são a única forma de participação popular aceita por estes senhores confortavelmente instalados em Brasília, então nosso regime é tão democrático quanto o da Coreia do Norte!

Alguns dirão que estou exagerando, afinal no Brasil as eleições são livres! Livres? O cidadão é obrigado a votar, é obrigado a financiar os partidos políticos (mesmo aqueles que defendem pautas contrárias às suas pautas pessoais) e é obrigado a financiar as campanhas eleitorais de todos os candidatos. Se quiser se candidatar a um cargo público, é obrigado a se filiar a um partido político! E depois de votar, o cidadão e eleitor é solenemente ignorado por aqueles que o deveriam representar. E quando o eleitor ousa reclamar ou, pior ainda, ousa cobrar os políticos eleitos, estes se indignam, e tentam usar de seu poder para calar aqueles que estão apontando os seus erros! E correm aos meios de comunicação para dizer que a democracia corre risco! Que raio de democracia é esta?

A democracia brasileira corre algum risco? Sim, corre riscos! Quando o Congresso Nacional afronta as atribuições do Poder Executivo, quando o Senado Federal não cumpre com suas atribuições constitucionais e não fiscaliza a contento o trabalho dos membros do Supremo Tribunal Federal, quando os legisladores legislam em causa própria, quando o Poder Judiciário resolve legislar, quando o povo é ignorado e esquecido, quando a política é exercida quase que majoritariamente por pessoas com problemas com a Lei, quando tudo isto ocorre ao mesmo tempo, podemos afirmar que a democracia corre risco! Mas não são as ruas ou a sociedade civil que ameaçam a democracia, ao contrário! A população está usando todos os meios legais existentes para se fazer ouvir, a população vem exigindo que as instituições façam o seu trabalho, até aqui sem sucesso!

Até quando vão testar a paciência do povo brasileiro? A sociedade tem sido paciente, mesmo diante dos descalabros testemunhados diariamente. Mas tudo tem um limite! Será que os gordos políticos que se refestelam em Brasília estão mesmo dispostos a descobrir qual é o limite da paciência do povo brasileiro? Se é esta a intenção, creio que logo terão a sua resposta!

Sander Souza, direto do Japão para Vida Destra, 21/02/2020

Sigam-me no Twitter! Vamos debater! @srsjoejp

Sander Souza
Acompanhe me
Últimos posts por Sander Souza (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Vânia
Vânia
3 meses atrás

Não está exagerando Laerte, a anos venho falando sobre essa falsa Democracias q vivemos! Parabéns!

Olimpia Brito Cabrini
Olimpia Brito Cabrini
3 meses atrás

Sander , Parabéns! Excelente texto ! A Democracia , na essência, é praticamente uma miragem !