Nesta série de artigos, sempre publicados às quintas-feiras, analisaremos a obra: Como ser um conservador, do filósofo e escritor inglês Roger Vernon Scruton, que faleceu em 12 de Janeiro de 2020. Acesse o sumário neste link, não se esqueça de colocar o mesmo nos seus favoritos. Lembrando que os títulos e subtítulos podem não ser iguais aos existentes no livro. Sem mais delongas, aproveitem!
A verdade no Capitalismo
Reforçando o princípio básico
Anteriormente falamos sobre o princípio básico do capitalismo e entendemos esse processo de uma forma bem simples.
Sim, o processo econômico funciona de forma simples e confiável quando está em uma economia livre, pois não há controle da oferta ou do preço de um produto, tornando o conhecimento econômico confiável. Esse conhecimento está contido nas leis da oferta e procura, onde a atividade econômica dos agentes livres produzem, comercializam e trocam bens.
Quando há tentativas de intervir no processo descrito acima, há uma perda do conhecimento econômico. A economia planificada destrói a informação da qual depende o funcionamento de uma economia, arruinando a própria base de conhecimento.
O conhecimento econômico, do tipo contido nos preços e existente no sistema, é criado pela livre atividade dos agentes e não pode ser explicado por um conjunto de teoremas ou ser reposto como premissas de algum mecanismo de resolução de problemas. Ou seja, explicando em outras palavras, a atividade econômica sempre apresenta uma lógica peculiar de ação coletiva à medida que a resposta de uma pessoa altera a base de informações de outra.
Compre: Como ser conservador, clicando abaixo e ajude a Revista Vida Destra.
Nunes, para Vida Destra, 12/08/2021
Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!