Nesta série de artigos, sempre publicados às quintas-feiras, analisaremos a obra: Como ser um conservador, do filósofo e escritor inglês Roger Vernon Scruton, que faleceu em 12 de Janeiro de 2020. Acesse o sumário neste link, não se esqueça de colocar o mesmo nos seus favoritos. Lembrando que os títulos e subtítulos podem não ser iguais aos existentes no livro. Sem mais delongas, aproveitem!
A sociedade
Edmund Burke via a sociedade como uma associação entre os mortos, vivos e a geração vindoura, com um princípio vinculativo parecido com o amor (sentimento que conhecemos bem mas não conseguimos explicar), não como contrato assinado e carimbado. A sociedade é uma herança compartilhada em nome da qual aprendemos a delimitar as nossas demandas, onde aprendemos a se colocar no nosso lugar e ao mesmo tempo fazer parte de uma corrente contínua de doações e recebimentos, a reconhecer que as coisas extraordinárias que herdamos, além de serem nossas, são para serem mantidas e não destruídas. Como sociedade, temos uma genealogia de deveres e automaticamente somos vinculados àqueles que nos deram o que temos; concluindo: nossa preocupação com o futuro é uma extensão dessa linhagem.
O “estrangulamento” da sociedade pelo socialismo
Os socialistas nos diversos países são meramente oportunistas. O mercado é totalmente reduzido e controlado à planos políticos. Os socialistas criam problemas, vendem soluções para os problemas criados e todos os créditos e legados são apropriados pelos mesmos. Escolas, instituições religiosas, hospitais, empresas e todas as instituições fundadas por pessoas foram expropriados ou destruídos. O resultado desse oportunismo leva a dilapidação total das poupanças, hiperinflação, colapso da educação e à perda da qualidade de vida, assistência social e médica.
Uma sociedade que menospreza sua história, seus mortos, propósitos e sentimentos está fadada ao fracasso.
A sociedade depende das relações de afeto e lealdade que só podem ser construídas de forma hierárquica (ou seja, de baixo para cima), com uma interação face a face. Funciona assim na família, igreja, clubes e associações locais, na escola, nas universidades. Governos centralizados produzem indivíduos irresponsáveis, e esse confisco irresponsável da sociedade civil pelo Estado cria verdadeiros “zumbis”
Compre: Como ser conservador, clicando abaixo e ajude a Revista Vida Destra.
Nunes, para Vida Destra, 17/12/2020
Vamos discutir o Tema. Sigam os perfis do Vida Destra no Twitter @vidadestra e o reserva @VidaDestra_Sup
Excelente série de artigos!
Muito bom para conhecermos esta importante obra de Roger Scruton!