Nesta série de artigos, sempre publicados às quintas-feiras, analisaremos a obra: Como ser um conservador, do filósofo e escritor inglês Roger Vernon Scruton, que faleceu em 12 de Janeiro de 2020. Acesse o sumário neste link, não se esqueça de colocar o mesmo nos seus favoritos. Lembrando que os títulos e subtítulos podem não ser iguais aos existentes no livro. Sem mais delongas, aproveitem!

 

 

Entendendo a associação civil e empresarial

 

Michael Oakeshott foi um pensador político  de grande reputação, que ao longo da vida tentou compreender e explicar a “associação civil”. Segundo ele, era o tipo de associação na qual aspirações políticas encontram um equilíbrio e unidade.

Como um pensador inquieto, também procurou fundamentar a “associação empresarial”, que basicamente é quando as pessoas se unem  por um propósito, sendo uma parceria baseada na necessidade de cooperação para atingir um resultado. Alguns exemplos de associação empresarial:

  •  Quando há um exército em que as ordens de cima, são transmitidas para os subordinados por fileiras, sempre com o objetivo único para derrotar e esmagar o inimigo
  •  Uma empresa que tem foco em lucro no longo prazo, mas os objetivos oscilam diariamente de acordo com as necessidades e focos do curto prazo

Com metas de igualdade e justiça social, e sob a pressão das elites políticas, gestores, partidos e ideólogos, a associação empresarial substitui cada vez mais a associação civil, segundo Oakeshot. Para deixar claro ao leitor, além dos socialistas, os liberais também contribuíram para essa substituição, com a tentativa de adotar uma ideia universal e abstrata de justiça e dos direitos humanos.

Segundo Stefan Zweig, o declínio da ordem civil na Europa foi devido ao mito do progresso. Todas as ideologias, como comunismo, fascismo, nazismo, socialismo, todos com a mesma tentativa de reescrever os princípios da ordem social, ou seja tentando mudar o passado de forma linear para o futuro. Sempre tendo um partido pioneiro e de vanguarda, com a adoração ao líder. A liberdade individual era substituída pelo recrutamento militar obrigatório e a máquina estatal sempre absorvia as funções da sociedade.

A consequência mais importante e perigosa dessa substituição da associação civil pela empresarial, foi a perda constante e gradual da autoridade e da tomada de decisão pela base da sociedade e consequentemente sua transferência para o topo.

 

 

Compre: Como ser conservador, clicando abaixo e ajude a Revista Vida Destra.

 

Nunes, para Vida Destra, 21/01/2021
Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra 

Nunes
Acompanhe me
Últimos posts por Nunes (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Sander R. Souza
Editor
2 anos atrás

Excelente! Muito boa a série de artigos, não dá pra perder!