Nesta série de artigos, sempre publicados às quintas-feiras, analisaremos a obra: Como ser um conservador, do filósofo e escritor inglês Roger Vernon Scruton, que faleceu em 12 de Janeiro de 2020. Acesse o sumário neste link, não se esqueça de colocar o mesmo nos seus favoritos. Lembrando que os títulos e subtítulos podem não ser iguais aos existentes no livro. Sem mais delongas, aproveitem!

 

 

Cuidado com os igualitaristas! O mesmo modus operandi por décadas!

 

É realmente preocupante quando algumas associações da sociedade se tornam instrumentos de engenharia social. Um exemplo prático: quando as escolas através de políticas governamentais, tornam-se alinhadas a diversas ideologias e métodos “progressistas” com o intuito tortuoso de manipulação de futuras “cabeças pensantes”.

O objetivo principal de uma instituição de ensino sempre é transmissão de conhecimento e formação de cidadãos pensantes, tendo objetivos internos próprios e uma metodologia profissional, segundo as necessidades e desejos dos membros.

Durante décadas, observamos um ataque ao sistema escolar de forma mundial e sincronizada. Currículos, provas, admissão, disciplinas e métodos são constantemente revisados com o intuito de eliminar distinções e “vantagens injustas”, para que as crianças ingressarem na sociedade com uma oportunidade igual para uma vida que valesse a pena.

Os igualitaristas acreditam que pudesse haver uma compensação benéfica entre os objetivos social e educacional. Currículos foram adaptados de forma em igualar as oportunidades e várias formas de influenciar crianças e adolescentes são utilizadas. Sendo assim, os objetivos internos das instituições educacionais são constantemente atacados e há efeitos nisso: os bons resultados de ensino aparecem sem esforço, o conhecimento se tornou em subproduto, que é visto como meio de atribuir vantagens sociais.

Na verdade, quando o conhecimento é buscado por aquilo que realmente é, ele deixa de ser propriedade comum; seus benefícios sempre serão distribuídos de maneira desigual. Por isso há um declínio educacional constante no mundo ocidental, uma vez que a pauta igualitária foi imposta nas escolas.

Para finalizar, esse é o resultado da apropriação da verdadeira finalidade do ensino, que é o ensino, concebido como um fim em si mesmo, sendo substituído por outro, que é a igualdade, que nenhuma escola pode proporcionar de maneira totalmente coerente ou confiável.

 

 

Compre: Como ser conservador, clicando abaixo e ajude a Revista Vida Destra.

 

Nunes, para Vida Destra, 28/01/2021
Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra

Acompanhe me
Últimos posts por Nunes (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
FABIO PAGGIARO
1 ano atrás

O ataque ao sistema educacional no mundo é o grande responsável pelo sucesso da esquerda que estamos assistindo estarrecidos, agora. Isso tem que ser revertido e rápido. Já temos algumas gerações perdidas. Excelente abordagem, Nunes. Parabéns.