O discurso fino e educado é muito bem-vindo e agradável em situações em que o dono do discurso e os ouvintes pertencem àquela parte da sociedade que aprendeu, depois de muitos séculos de conhecimento humano, a se comportar com integridade, honra, honestidade, solidariedade, empatia; enfim, a se comportar seguindo preceitos de boa conduta e moral.
Porém, há várias situações, na história da humanidade, em que se provou, sem sombra de dúvida, que o mal tenta, de todas as maneiras, se sobrepor ao bem, e nesses casos devemos combatê-lo com coragem, força, determinação. Nada de postergar decisões urgentes, nada de dar segundas chances, nada de negociar com desonestos. Eles não cumprem acordos. Eles não têm palavra. Eles não têm honra. Eles não se importam com os outros.
Por que estou escrevendo tudo isso? Porque, talvez, esse tipo de comportamento medroso ou, como alguns gostam de chamar, “cauteloso”, esteja se repetindo na História. E, pior, na nossa história. Na história do povo brasileiro.
Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal estão jogando com as vidas dos brasileiros. Eles se julgam donos de seus cargos, pautam o querem, fazem ameaças, fazem pirraças, como duas criancinhas rechonchudas e mimadas.
Enquanto isso, não aparece ninguém para enfrentá-los e exigir que, ou deixem os cargos, ou ajam com responsabilidade. As cadeiras de presidente das duas Casas não pertencem a eles. Não é possível um país inteiro, incluindo várias autoridades, abaixarem a cabeça para esses dois inescrupulosos.
Se os ocupantes dos cargos públicos que deveriam estar agindo contra esse arbítrio absurdo desses dois não têm coragem para isso, o povo deve tomar as rédeas em suas mãos. Não acredito que as pessoas de bem deste país ainda querem que esses dois presidentes, Rodrigo Maia e Alcolumbre, continuem a destruir o Brasil e a vida de cada brasileiro.
Como eu disse no início, a conversa franca entre dois lados que têm consciência de seus deveres, que são formados por pessoas honradas, é muito favorável a um entendimento em que todos ficam bem; mas, quando um dos lados é o próprio mal personificado, as atitudes precisam ser repensadas.
Não se negocia com demônios. Os fatos nos mostram que tentativas de acordos de paz com líderes nefastos apenas resultaram em morte e sofrimento de milhões de pessoas. Portanto, que o povo brasileiro acorde desse transe e se una, de uma vez por todas, e exija que as atividades em prol da população comecem a acontecer.
Vamos para as passeatas, povo, vamos usar máscaras, agir com a precaução exigida no momento, mas não vamos esperar que parlamentares, governadores e prefeitos destruam o nosso país. Depois, será tarde demais. As manifestações não podem parar. Devem ser contínuas.
Vejam o exemplo de outros países que estão atravessando esse momento com sabedoria, sem rombo nos cofres públicos, sem falcatruas nas compras emergenciais, sem destruição completa de suas economias, sem abuso de poder. Temos que exigir que o Brasil siga essa linha e tem que ser agora. Quanto mais se espera, o estrago fica maior.
Os governadores e prefeitos, após a decisão do STF, em que lhes imputa a responsabilidade de abrir ou não o comércio, a indústria e os serviços locais, deverão repensar suas atitudes nos últimos dias. Espero que venham a agir com mais consciência da situação e não como o Maia e o Alcolumbre, que não medem as consequências de seus atos egoístas e prejudicais a todos nós.
Uma coisa é certa, meus amigos, não raro, o feitiço se vira contra os feiticeiros. Se isso acontecer em relação aos irresponsáveis presidentes da Câmara e do Senado, será uma coisa muita linda de se ver. Portanto, vamos às ruas, antes que seja tarde demais. Nós temos uns aos outros. E isso não é pouca coisa.
Gogol, para Vida Destra, 17/04/2.020.
Atualmente sem redes sociais, fique a vontade para responder e interagir com o autor nos comentários do artigo.
- Era uma vez… - 2 de junho de 2020
- SE FOSSE VOCÊ, O QUE FARIA? - 30 de maio de 2020
- EU ESTAVA LÁ! - 24 de maio de 2020
A marcha das famílias foi o estopim para as Forças Amadas entrarem no processo para fechamento do Congresso e STF, restabelecendo a lei e a ordem. Assim, um raio vai desembocar não cabeça de Maia, Alcolumbre e governadores.
Isso, amigo, como nossos antepassados nos honraram com sua atitude corajosa na marcha das famílias e nos salvaram de um grande mal que poderia estar vigorando até hoje, devemos ter coragem e enfrentar esses que só pensam em nos prejudicar de todas as formas. Vamos ser os heróis de hoje, vamos salvar o futuro de nossos filhos e netos.
Realmente não dá para ser tão subserviente assim de acatar qualquer ordem que não tem nenhuma relação com a verdade e a situação do momento. O povo tem que ACORDAR !!!
É, Elda, agora é conosco. Temos que assumir nosso papel. Os politiqueiros não descansam quando é pra defender os seus próprios interesses. Nós temos que levantar e defender os nossos. Um grande abraço!
Realmente se não combinarmos de voltar as ruas exigir nossos direitos a coisa do tende a piorar. Eles estão soltos igual porcos no terreiro.
Sim, amigo! É só dar um espaço de nada, e eles já mandam ver pra nos prejudicar. Temos que voltar com tudo!
Registro meus agradecimentos à Graziela Moreira Pinto Silva pelo simpático elogio no Twitter. Quase que explodi! Um grande abraço!
Amanhã aqui na minha cidade estaremos nos manifestando em frente ao quartel. Espero muito que se torne nacional e tome grande proporção. Não que aqui, vá fazer uma diferença nacional, mas que cada qual cidadão de bem faça sua parte pelo Brasil a fora.
Sim. Faz diferença, sim. Os prefeitos e governadores também têm que sentir na pele a insatisfação popular.
A direita precisar invadir o Congresso e ucrazinar meia dúzia de pelegos…só assim que a coisa vai
Seria um dia glorioso, amigo!
Hoje a população do Rio de Janeiro foi envergonhada, a parte da população que obedece à ordem de ficar em casa! Um cortejo fúnebre de um traficante percorreu mais de 40 Km acompanhado por uma multidão, sem que ninguém fosse importunado!
Total absurdo, amigo! Governantes de conchavo com organizações criminosas. Até quando o povo aceitará isso?
Parabéns por mais um excelente artigo, meu amigo!
Concordo com você, o povo precisa tomar as rédeas em suas mãos e exercer diretamente o seu poder!
Ao ler seu artigo, me lembrei de Hitler e Chamberlain!!
Não foi à toa, amigo, estou lendo Icon of evil, de David Dalin e John Rothmann, em que há uma passagem em que os autores relembram essa vergonha britânica e outras mais, todas motivadas por esse apaziguamento que nunca deu certo com este tipo de gente, criminosos. Um grande abraço!
Que artigo inspirador, Gogol!
Compartilhando com os grupos no whatsapp
Em Santa Catarina temos muita dificuldade para reunir o povo. A maioria depende de transporte público. E estamos sem, no momento.
Saudades do Gogol no twitter, não encontrei mais sua conta ?
Oi, minha grande amiga! Saudade de você também. Estou sempre aqui na Vida Destra. Twitter não é pra fracos do coração como eu. Agora, se as pessoas nas cidades não conseguirem juntar muita gente por causa de condução, acredito que manifestações locais também são importantes, mesmo que de bairros. O ideal é fazer bastante barulho nas cabeças dos prefeitos e vereadores. É ano de eleição pra eles. E, por falar nisso, a maioria dos partidos não valem nada, mas eu jamais votarei em partidos de esquerda, como PT e Psol; e nos partidos DEM (de demônios) e PSDB, cujo o… Read more »
Saudades de verdade, amigo!
Estou conseguindo participar de algumas manifestações.
Conseguimos juntar outros grupos em um só e está dando resultado.
Abraços
VOCÊ TEM RAZÃO, MEU AMIGO :
” É PRECISO TER CORAGEM ”
EXCELENTE ARTIGO, PARABÉNS !!
em tempo: volta pro twitter, sentimos sua falta.
Olá, minha amiga! Agora precisamos ficar mais nas ruas que nas redes sociais. Não podemos parar enquanto as presidências das Casas do Congresso sejam substituídas. Não podemos parar, o presidente Bolsonaro e sua equipe precisa de paz pra trabalhar pelos Brasil. E nós temos que ajudar. As manifestações devem ser contínuas.