Por Lucas Barboza                                                                              @BarbozaLucaas

 

A NF-Board (New Football Federations-Board) foi uma federação de futebol que teve sua atividade de 2003 a 2013, com sede em Liége na Bélgica. Após a extinção da NF-Board em 2013 foi criada a CONIFA (Confederation of Independent Football Associations) para substitui-la, com os mesmos moldes, porem com sede em Luleå na Suécia.

Você deve se perguntar: quais seleções são filiadas a CONIFA? Seleções que não possuem qualquer vinculo com FIFA. Ela é composta por equipes que representam nações, dependências, estados não reconhecidos, minorias, povos sem estado, regiões e micronações.

Alguns exemplos de seleções são: Ciganos, Francônia, Lapônia, Tibete, Coreanos no Japão, Biafra, Havaí, Ilha de Pascoa, entre outras seleções que se encaixem nos requisitos abaixo:

  • O futebol é membro de uma das seis confederações continentais da FIFA, que são: AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL, OFC e UEFA.
  • A entidade representada pelo futebol é um membro do Comitê Olímpico Internacional.
  • A entidade representada pelo futebol é um membro de uma das federações afiliadas a Associação das Federações Internacionais de Desportos Reconhecidas do COI (ARISF).
  • A entidade representada pelo futebol possui um código de país ISO 3166-1.
  • A entidade representada pelo futebol é um território independente de facto. Um território é considerado independente de facto se satisfizer todos os seguintes critérios: (a) um território bem definido; (b) uma população permanente; (c) um governo autônomo, e (d) reconhecimento diplomático por pelo menos um dos estados-membros das Nações Unidas.
  • A entidade representada pelo futebol está incluída na lista das Nações Unidas de territórios não autônomos.
  • A entidade representada pelo futebol está incluída no diretório de países e territórios do Traveler’s Century Club.
  • A entidade representada pelo futebol é um membro da UNPO e/ou da FUEN.
  • A entidade representada pelo futebol é uma minoria incluída no Diretório Mundial de Minorias e Povos Indígenas, mantida e publicada pelo Minority Rights Group International.
  • A entidade representada pelo futebol é uma minoria linguística, cuja linguagem está incluída na Lista de códigos ISO 639-2.

Atendendo a um desses requisitos a entidade se torna membro da CONIFA e apta a disputar as competições organizadas por ela.

Dentre as maiores se encaixa a Copa do Mundo CONIFA, que ocorre a cada 2 anos, e teve a sua primeira edição em 2014, com a seleção do Condado de Nice como campeã, e a última edição disputada foi em 2018, com a Transcarpátia como campeã, em 2020 não ocorreu o evento devido à pandemia do COVID-19.

Já na questão continental, tem a Copa Europeia CONIFA, que também ocorre a cada 2 anos, iniciou em 2015 com a seleção de Padânia campeã, e 2019 com a seleção da Odessia campeã. Em 2021 esta previsto para ocorrer entre 7 – 17 de Julho a Copa Europeia, mas devido a COVID-19 ainda há duvidas.

Nos outros continentes também estão previstas copas continentais em 2021, mas a incerteza continua pairando no ar devido a COVID-19. No site da CONIFA você encontrará mais informações http://www.conifa.org/en/ .

Vida Destra Esportes é noticia e cultura!

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments